terça-feira, 11 de julho de 2017

Léo Baiano se despede do Zoológico de Piracicaba

Depois de vários dias lutando pela vida, o leão do Zoológico não resistiu e acabou morrendo. Léo, o leão baiano, faleceu no dia 03 de julho com 15 anos de idade.


A equipe do Zoológico, decidiu aguardar o resultado do laudo da necropsia para informar a população de Piracicaba e região está sempre visitando o local.

O resultado da necropsia confirmou as suspeitas de uma neoplasia maligna na pleura, denominada mesotelioma. Trata-se de um tipo raro de câncer em animais e mostram-se mais incidentes naqueles com idade mais avançada.





Segundo a nota enviada, a veterinária do Zoológico, Camilla Xavier M. Mancini, explicou que nos últimos meses a equipe notou que o animal estava perdendo peso apesar de se alimentar normalmente. Optou-se então por realizar uma bateria de exames contando com a participação de médicos veterinários especialistas em anestesiologia, endoscopia, cardiologia, odontologia, radiologia, ultrassonografia e oncologia veterinária.

Após a realização dos exames, constatou-se que o Léo estava com um acúmulo de líquido na cavidade pleural (efusão pleural) e insuficiência cardíaca, a partir daí iniciou-se o tratamento medicamentoso e cuidados paliativos. A disfunção cardíaca e a efusão pleural são consequências desse tipo de tumor,  mesotelioma.


Léo, o leão baiano

Léo Baiano, como ficou carinhosamente chamado, veio substituir o “astro” do Zoológico Municipal que também chamava Léo, falecido em 2014.


Léo chegou em maio de 2015, trazido por meio de transferência do Zoológico de Salvador. O animal chegou com exames em dia, de sangue e função renal, passou por um período de adaptação antes de ser colocado à mostra para os visitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário