sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sedema realiza plantios em calçadas na Nova Piracicaba.

O setor de arborização da Sedema, vem realizando um levantamento na cidade para descobrir locais em calçadas que estejam aptos para receber o plantio de novas árvores. O adensamento de construções, equipamentos e instalações urbanas, normalmente dificultam a implantação de programas de arborização urbana.


É o caso do Bairro Nova Piracicaba. Constituído em 1970, pelos Loteamentos Nova Piracicaba, Terras do Engenho e Jardim São Pedro. Ali, a arborização é constituída predominantemente por arvores da espécie Tipuanas (Tipuana tipu), originários da Bolívia e da Argentina.
Adicionar legenda

Além da baixa diversidade de espécies, a vegetação antiga formada por estas árvores de grande porte, hoje estas árvores apresentam  um envelhimento acentuado, já que a maioria delas tem a mesma idade. Ali, as árvores vêm sendo substituídas ao longo dos anos em caráter preventivo. Outro fator recorrente no Bairro é o alto índice de desligamento da fiação devido a incompatibilização das árvores com os equipamentos urbanos.

Hoje, este trabalho é efetuado de forma criteriosa, por um grupo de técnicos, constituído por biólogos e engenheiros agrônomos e gestores ambientais da Sedema, este ano, após um levantamento para descobrir locais potencialmente viáveis para o plantio de novas árvores em calçadas, no Bairro Nova Piracicaba, elas detectaram 352 locais aptos para receber novas árvores nas calçadas

Nos bairros levantados, os técnicos percorrem rua por rua a pé. A gestora ambiental, Juliana Gragnani, do setor de arborização da Sedema, explica que, para os novos plantios em calçadas hoje na cidade, os critérios são muito rígidos.

Os critérios que são levados em consideração pelos técnicos neste levantamento são: tipo de imóvel, a testada, se tem recuo ou não, a entrada de garagem, lixeiras. E também o distanciamento da esquina e outras interferências urbanas, como postes de iluminação, placas de sinalização, fiação, redes de água e esgoto), caixa de inspeção, entre outros, para depois definirmos a escolha de uma muda que melhor se adapte àquele espaço e que gere o melhor benefício para a população e o mínimo de impacto.
 A gestora explicou também que “ a calçada é pública, mas é dever da Prefeitura plantar árvores para incrementar a arborização na cidade e queremos contar com os piracicabanos nesta ação em prol de um ambiente mais saudável e agradável na cidade.

Durante o levantamento no Bairro Nova Piracicaba, as técnicas da Sedema registraram alguns plantios de espécies diferentes efetuados pelos próprios moradores, entre elas: algumas frutíferas como Mangueira, Amoreira, Pitangueira e Sapotizeiro. E também de algumas espécies como a Canafístula, que é indicada para restauração florestal, Mamica-de-Porca que não é indicada para arborização urbana.

Entre as espécies, nativas ou exóticas consideradas adequadas para o plantio em calçada e que vem sendo usadas no plantio estão: Escova de Garrafa; Magnólia, Aldrago, Tento Carolina e algumas espécies de Ipês (amarelos, branco, roxo anão) entre outras.

A responsável pelo Viveiro Municipal, participou deste levantamento e comentou sobre as espécies de novas árvores na Nova Piracicaba “ Estamos efetuando a substituição gradativa destas árvores e dando um incremento no número de árvores no bairro.

Clementina explicou que todas as espécies utilizadas na arborização urbana em Piracicaba constam no Manual de arborização Urbana, elaborado junto com os professores da Esalq.

Em sua maioria são árvores de espécies com base pivotantes, não tem raízes superficiais que quebram a calçada. E a escolha das espécies, dependem muito da característica do imóvel.

Da largura da calçada, tipo de construção. Se tem recuo, podemos indicar espécies mais oval, se não tem recuo, outras espécies com copas retangular ou piramidal.

Podemos escolher algumas espécies que tem flor, como os ipês. Inclusive podemos observar os ipês roxos todos em floração na cidade. Mas algumas pessoas não querem porque nesta época do ano caem as folhas, mas para compensar a derrubada tem a florada que é muito bonita.

Clementina citou algumas espécies nativas e exóticas que constam no Manual de Arborização do Município e serão utilizadas nesta ação: Aldrago, Calicarpa roxa, Canelinha, Falso-Barbatimão, Ipê amarelo, Ipê roxo anão, Ipê rosa, Magnólia, Oiti, Resedá Gigante, entre outras.
  
27 bairros já foram visitados pelos técnicos com objetivo de repor e expandir o plantio de árvores na cidade como um todo.

Até o momento, 27 bairros já foram visitados pelas equipes: Centro, Paulista, Paulicéia, Jardim Elite, Piracicamirim, Cecap, Vila Independência, São Judas, São Dimas, Cidade Jardim, Clube de Campo, Nova Piracicaba, Vila Rezende, Nhô Quim, Mario Dedini, Vila Sonia, Balbo, Cidade Alta, Cidade Jardim, Castelinho, Agua Branca, Dois Córregos, Ipanema, Itapuã, Jardim Elite, Jaraguá, Vila Fátima, Vila Monteiro, Chácara Nazareth e Santa Rosa

Roberta Camargo, gerente do Restaurante Dourados, aprovou o plantio de duas magnólias na parede lateral do restaurante. Achei super importante esta ação da Prefeitura. Quando vejo alguém cortando uma árvore eu fico triste e agora plantando é muito bom. È tão gostoso a sombra, o frescor que elas trazem, senão vem aquele calorão! O que nós vamos fazer sem árvore.
Roberta elogiou o programa da Sedema: “ Adorei. Os técnicos da prefeitura vieram, pediram permissão para plantar e eu respondi na hora, com maior prazer. Escolhemos um lugar, eles marcaram e hoje vieram plantar. Estou muito feliz”  Finalizando Roberta ainda deu uma recado aos piracicabanos “  Todo morador de Piracicaba deveria ter uma árvore em frente de casa. Logico, se fosse possível que ligassem pra Prefeitura e pedissem para plantar”.

Vania Mello, moradora no Bairro há mais de 20 anos também elogiou o plantio em frente a sua casa” uma árvore melhora a qualidade de vida, trás sombra, oxigênio, beleza na rua, no bairro, na cidade.  . Quando entro no Bairrro sinto o frescor das árvores. Não dá mais pra viver no concreto sem as árvores. Elas representam saúde, qualidade de vida para mim, meus netos”

 O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a expansão da arborização urbana que oferece inúmeros benefícios à população:

·         Fornece sombra;
·         Embeleza da cidade;
·         Aumenta da umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios;
·         Proporciona temperaturas mais amenas, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador;
·         Auxilia combate a enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros;
·         Reduz a poluição sonora;
·         Auxilia na retenção de parte da poluição atmosférica;
·         Diminui o efeito estufa na medida em que capta CO2 da atmosfera;
·         Proporciona abrigo para a fauna silvestre;
·         Contribui para a valorização imobiliária;
·         Cria perspectiva nas vias, auxiliando os motoristas;
·         Cria nas vias públicas pela identificação de suas flores e folhas.


Acompanhe os próximos levantamentos do projeto que será divulgada pelo site: www.sedema.piracicaba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário