sexta-feira, 21 de julho de 2017

Novidades no adote de áreas verdes

Parceria entre poder público o setor privado podem ajudam a cuidar das mais áreas de lazer da cidade  

Uma parceria para auxiliar a manutenção de áreas verdes em uma cidade como Piracicaba, com mais de 450 espaços destinados ao lazer, traz benefícios para todos. 

A adoção de áreas verdes, criado pela Prefeitura, está ganhando forças e ampliando. A novidade é a adoção completa de uma praça, incluindo o paisagismo, além da manutenção.

Espaços menores, como rotatórias e canteiros centrais cuidados por empresas, já são conhecidos pela população. E o interesse de uma empresária veio de encontro à proposta de reformulação do projeto Adote Uma Área,
criado pela Sedema.

A empresária Nise Baracat, engenheira agrônoma é sócia de uma clínica médica, localizada na Rua Gomes Carneiro, próximo à praça em frente ao Colégio Dom Bosco Assumpção. Desde que se mudou, para aquele local, há mais de um ano, passou a observar a praça e a sonhar com a transformação do espaço. 

Em comum acordo com os sócios, procurou a Prefeitura interessada em adotar aquela área. Em março deste ano, Nise e os sócios da clínica formalizaram a adoção, através da assinatura de um contrato na Prefeitura em março. A partir de abril, a agrônoma passou a efetuar um estudo do ambiente, a frequência, incidências de sol, levantamento das espécies arbóreas, canteiros e equipamentos urbanos existentes.  Nise, contou com o apoio e a colaboração efetiva da responsável pelo Viveiro Municipal, Clementina Rossin e pela Arquiteta Claudia Nogueira do setor de Obras Ambientais da Sedema.


E depois da etapa inicial, foi possível criar um projeto de paisagismo. A primeira etapa, a partir de maio, além da limpeza, foi necessário a extinção das formigas. O plantio das folhagens teve início em junho e já está sendo finalizado pela equipe de jardinagem contratada.

Nise explicou os critérios para a escolha das espécies de folhagens e forração escolhidas para os canteiros “Eu queria dar uma cor a este lugar. Então optamos por este contraste de cores”. 
Escolhemos dionela, com seus
tons claros e escuros, singonio que também é claro. Queríamos mais cor e queríamos flor, então exploramos bastante a Isis e azaleia além do colorido da amaranta tristar nas cores vermelho, verde e branco, que colocamos logo na entrada da praça pela Rua Boa Morte. E no canteiro em declive, onde a agua de chuva desce com muita força plantamos grama mesmo para segurar a terra. E para finalizar, atrás de todos os bancos procuramos colocar alguns detalhes pedrinhas, flores, para criar um ambiente acolhedor.

Entusiasmada, Nise acompanha diariamente o processo de revitalização da praça. E o projeto não terminou ali. O parquinho, instalado na área central da praça, também recebeu intervenções pela equipe da agrônoma Nise. As muretas foram pintadas de uma cor clara, mas ela explicou que ela deve receber uma intervenção com pinturas em pedagógica, um trabalho artístico realizado por crianças.

Parceria pelo bem comum.

Ao ser indagada sobre seu interesse em transformar uma área pública, Nise justifica dizendo que “precisamos pensar no coletivo. Precisamos mudar a nossa visão. Devemos olhar para as coisas públicas com outro olhar hoje. Não devemos só criticar o governo que não faz, a Prefeitura que não faz porque não tem dinheiro. Se todo mundo quiser, com esta somatória dá um resultado bom e todo mundo se beneficia”.

Continuando a empresária finaliza: “ temos que ter um maior desprendimento. Não podemos pensar só nos custos. Muitas vezes o benefício é tão grande, que o custo acaba ficando pequeninho.

Nise, acredita que quanto mais pessoas conhecerem o resultado deste trabalho, mais pessoas se entusiasmarão a fazer o mesmo. Para ela “as coisas devem partir sempre de dentro para fora. Do desejo de contribuir para alguma coisa, desejo de ver este ambiente, bonito, bem cuidado, bem frequentado e principalmente: seja um espaço, que seja uma área para todo mundo usufruir.

E, por último, completou Nise, “ninguém faz nada sozinho, todo mundo precisa de um time, uma equipe para pensar junto. 
E o resultado está lá, faltando apenas com pequenos detalhes para ficar pronta. A agrônoma finalizou: “Eu, Graças a Deus, só tive a ideia. E a partir daí todo mundo que se envolveu com a transformação da praça está muito feliz com o resultado”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário