quinta-feira, 21 de março de 2019

Horto de Tupi, Viveiro Municipal de Piracicaba e sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste se unem para trabalhar a relação entre ambiente e saúde



A primeira atividade do “Bacia Caipira com o tema valorizando o ambiente e cuidando da saúde” acontece na Estação Experimental (Horto de Tupi) na terça-feira, 26/03, a partir das 8 horas. Nesse encontro, em comemoração ao Dia da Água, será realizada uma trilha
Programa "Bacia do Caipira" no ano passado
educativa com foco na relação entre a floresta, a água e a saúde.

No ano passado o tema do programa era “seguindo as águas e trazendo histórias”, Neste ano será “valorizando o ambiente e cuidando da saúde”. O objetivo é promover vivências e diálogos integrando a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida. 

O programa “Bacia Caipira” ganhou novos contornos esse ano. Fruto de uma parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo e os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste.

Esta ação que realiza trabalhos educativos com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, incluirá na programação visitas à Estação Experimental de Tupi (conhecida localmente como “Horto de Tupi”), ao Viveiro Municipal e a um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste.

Nestes locais, os participantes poderão fazer trilhas, conhecer o processo de produção de mudas e aprender mais sobre plantas medicinais. Segundo os coordenadores do programa, “assim, serão construídas relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a nossa qualidade de vida”

Outra novidade deste ano é a proposta de uma nova metodologia educativa, a “ROSA: refletir, observar, sonhar e agir”, por meio da qual os participantes serão incentivados ao longo do ano, a partir das vivências e reflexões (R) realizadas durante os encontros, observar a realidade socioambiental das suas instituições e residências (O), elaborar propostas de intervenção socioambiental (Sonhar – S) e implementar essas propostas (Agir – A).

Evento:  Bacia do Caipira 
                                                                                   
Local: Horto de Tupi                                                                                      
Endereço: Estrada Rissieri Furlan, s/n - Tupi, Piracicaba – SP                               
Dia: 26 de março                                                                                                               Horário: a partir das 8 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário