segunda-feira, 18 de março de 2019

Horto promoveu a Oficina “Conheça sua bike e caminhos do Horto”



No domingo, 10/03, o Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (IF/SIMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), promoveu uma das atividades previstas no Programação do Horto de Tupi, a Oficina “Conheça sua bike e caminhos do Horto” que contou com apoio do ciclista Marcelo, responsável pela empresa Bicicletista.


Marcelo abordou questões relevantes ao uso do espaço de preservação ambiental e também alguns princípios básicos de mecânica. Além disso, a oficina promoveu uma aula prática de como consertar um pneu furado, com dicas e truques de como fazer isso sem todas as ferramentas necessárias.

Segundo o ciclista, “andar de bicicleta de forma regular traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a perder peso, a reduzir o estresse e a melhorar a capacidade física. Além de ser uma boa forma de se exercitar, o ciclismo é também uma forma de transporte, permitindo que poupe dinheiro em deslocações de rotina”.

Essa atividade faz parte da programação anual de educação ambiental que estão sendo realizadas na Estação Experimental de Tupi, conhecido pelos piracicabanos como “Horto de Tupi”, criada através da equipe de coordenadores dos programas de educação ambiental.

A bióloga do NEA/Sedema, Elizabeth da Silveira Nunes Salles comentou sobre as novidades na programação do “Vem Pro Horto” para 2019 “há diversas outras atividades lúdico-educativas para crianças, atividades para adultos, oficinas para ciclistas e caminhada histórica, entre outras planejadas.

A especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comentou sobre a parceria: “desde junho de 2018, graças a formalização da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Instituto Florestal na gestão da área de visitação, a unidade passou a ser incluída em programas e projetos da Prefeitura, através do NEA/Sedema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário