sexta-feira, 29 de março de 2019

Ibicatu está sendo mapeada para Observação de Aves




Segundo o Ornitólogo, a Estação Ecológica de local tem um enorme potencial 

Na manhã da última quinta 28/03, membros do Conselho da Estação Ecológica de IBICATU juntamente com o Biólogo e Ornitólogo Valdir Felipe, estiveram na Unidade verificando a viabilidade e mapeando os melhores locais para Observação de Aves.
Nesse primeiro estudo, a equipe julgou que os melhores pontos de observação encontram-se na borda da vegetação da Unidade, locais que por possuírem maior luminosidade, facilitam a atividade.

Segundo Valdir, “IBICATU tem um enorme potencial para Observação de Aves. Devido a sua preservação e riquíssima Flora, em 02 horas foi possível observar mais de 40 espécies diferentes.”


Nessa visita foram avistadas espécies como: gralha-do-campo, pica-pau-do-campo, miudinho, biguatinga e coleirinho.

IBICATU é conhecida pela exuberância e imponência de seus magníficos Jequitibás Rosa e Perobas, árvores centenárias que constituem um patrimônio natural sem igual. A área exerce importante função na manutenção dos Recursos Hídricos, Regulação Climática,  servindo de abrigo e propiciando alimento a Fauna local. 

Para o Analista Ambiental da SEDEMA Giovanni Batista Campos, ”é importante que todo trabalho a ser desenvolvido na Unidade, tenha como ponto principal a Educação Ambiental voltada à preservação do local, importantíssimo hotspot de fauna e flora regional.”

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC – os conselhos constituem um fórum de excelência permanente com a sociedade.  

Serviço:

A Estação Ecológica de IBICATU é uma unidade de Conservação de Proteção Integral com uma área de aproximadamente 76,4 e localizada na região centro-
oeste do município de Piracicaba, apresentando altitudes entre 540-580 m.

Tem como objetivo principal a proteção ao ambiente natural, à realização de pesquisas básicas e aplicadas e desenvolvimento de programas de educação conservacionistas.
A visitação ao local somente é permitida mediante autorização do Órgão Gestor da Unidade e agendamento prévio.

Informações: eeibicatu@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário