sexta-feira, 1 de março de 2019

Força tarefa executa nova limpeza do Córrego da Colônia.


A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre as Secretarias: Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e também das autarquias: Serviço de Agua e Esgoto (Semae) e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira, 1º/03, mais uma limpeza no Córrego da Colônia.


No local foi executado a limpeza na no Córrego da Colônia, no trecho da Travessa Liberdade no trecho onde duas aduelas estavam completamente obstruídas com lixo, galhos, colchões, entulho, pedaços de madeira. Foram necessárias 3 viagens, transportando
cerca de oito toneladas cada, com o entulho retirado para desobstruir a passagem da tubulação.

Para esta ação, a Prefeitura contou com uma equipe de funcionários e utilizaram vários equipamentos como uma escavadeira hidráulica do Semae, um caminhão com prancha da Sema para transportar a escavadeira hidráulica, um caminhão truck da Sedema. 
A ação contou com apoio da empresa Ecoterra que cedeu um caminhão pipa para lavagem do barro da rua após a operação.


Lixo, entulho, muito materiais descartados de forma incorreta, acabam transportados para os leitos dos córregos e acabam se enroscando em galhos nas margens causando pontos de transbordamento.

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, nas muitas ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, muitos desses materiais estão sendo retirados de dentro dos córregos.
Continuando, Odair comentou “essas tais situações acabam trazendo problemas sérios para o município, principalmente alagamentos causados pela obstrução. O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, e além de causar alagamentos, produzem mau odor e poluição visual.

Recentemente a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema plantou cerca de 55 novas árvores no entorno do Córrego da Colônia, no trecho compreendido entre as Ruas Arthur Madeira e do Enxofre logo após uma ação de limpeza do córrego para tentar impedir novos descartes.  


O Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ao comentar sobre mais
esta ação de limpeza insistiu “não há necessidade alguma desses materiais serem descartados em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de uma rede de serviços disponíveis para a população sem nenhum custo: coleta regular de lixo doméstico, coleta seletiva, cata cacareco e outros. E ainda temos oito Ecopontos aptos para receber restos de construção civil e vários outros tipos de resíduos.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário