sexta-feira, 12 de abril de 2019

Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo lembram Dia do Rio Piracicaba

Em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba, a Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro e do ambientalista José Carlos Masson - promove no próximo sábado (13), o 25º Arrastão Ecológico e a Campanha Rio Vivo. O evento, que conta com apoio de várias instituições e projetos educativos parceiros, ocorre das 08h às 12h, no Largo dos Pescadores.
A programação tem início com abertura e saída dos barcos pela rampa para recolhimento do lixo nas marges do rio. Essa iniciativa será coordenada pela Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (Aperp).
Paralelamente, serão iniciadas as atividades da Campanha Rio Vivo, com exposições, atividades interativas e de educação ambiental sobre os diversos projetos e ações realizadas por profissionais autônomos e instituições parceiras que visam a conservação e consciência ambiental na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba.
A limpeza do rio tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a quantidade e a diversidade de materiais que são descartados de forma irregular em diversas áreas da cidade, quer seja nas margens de rios, em terrenos baldios ou nas margens de estradas. Esse lixo acaba, em algum momento, chegando aos córregos prejudicando não o sistema ecológico do rio e sua bacia hidrográfica, como também trazendo problemas para os seres humanos, como as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A Campanha Rio Vivo, por sua vez, contribui para o evento com a demonstração de ações e projetos que estão sendo realizados na cidade para que a população perceba que, pequenas mudanças em seu comportamento diário em relação ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos podem fazer a diferença na conservação do Rio Piracicaba e seus afluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário