terça-feira, 9 de abril de 2019

Prédio da Cooperativa Reciclador Solidário é ampliado


O prefeito Barjas Negri entregou, na tarde de sexta-feira, 05/04, a sede da Cooperativa Reciclador Solidário, que passou por obras de ampliação, com a construção de novos banheiros, refeitório e cozinha, entre outros espaços. A área construída passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados e, com as mudanças, a cooperativa está apta a receber até 70 trabalhadores. Hoje, esse número é de 56 cooperados, que separam aproximadamente 250 toneladas de materiais por mês. A sede fica na avenida das Ondas, 6.700, bairro Ondinhas.  


 Área construída da Cooperativa Reciclador Solidário passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados: apta para até 70 cooperados
As obras consistiram na construção de sanitários masculino e feminino, equipados com chuveiros, além de refeitório com cozinha, escritório com banheiro, salas de aula e de reuniões e almoxarifado. Foram construídas, ainda, fossas sépticas, para o caso de futuras ampliações, e dois reservatórios de água, com 25 mil litros cada, além de nova estrutura elétrica.

 O prefeito Barjas Negri e a presidente da cooperativa, Ednalva de Souza
Ednalva Inês Correa de Souza, que está no terceiro mandato como presidente da Cooperativa, conta que os cooperados aprovaram a ampliação. “A qualidade de vida melhorou muito. É daqui que quase 60 pessoas, a maioria mulheres, arrimos de família, tiram seu sustento”, disse Ednalva. “São muito anos de luta e agora veio a conquista. Gostaria de agradecer ao prefeito Barjas Negri por enxergar os recicladores como profissionais que merecem trabalhar com dignidade. É uma grande conquista minha e dos meus companheiros de trabalho”, disse Ednalva.
Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses: ampliação aprovada

A área total da Cooperativa é de 10,2 mil metros quadrados. Além do local para a separação do material, conta com pátio para circulação de caminhões. Está equipada com balança com capacidade para até 60 toneladas e com esteira de 20 metros. A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) também plantou árvores em todo o espaço que limita a área da Cooperativa, formando uma proteção paisagística, que também serve de isolamento, impedindo que materiais leves possam chegar à área externa.
Em sua fala, o prefeito Barjas Negri lembrou dos tempos do aterro e lixão do Pau Queimado, onde trabalhalhavam 300 pessoas, em condições inadequadas. “Acabamos com o aterro do pau Queimado, que era insalubre e ultrapassado. Foi preciso ajudar parte daquelas pessoas e aí foi criada a cooperativa. Em um primeiro momento, o pessoal ficou em um barracão na avenida 31 de Março. 

Em 2008, a gente acertou uma forma de trabalhar, arrumou parte dos equipamentos. Mas ainda estávamos devendo: faltava uma estrutura melhor. Podem existir problemas, mas avançamos de forma significativa e esperamos que os cooperados sejam sempre qualificados e orientados para que possamos cada vez mais melhorar a coleta seletiva na cidade”, disse Barjas.
Para o prefeito Barjas Negri, ampliação e melhoria nas condições de trabalho vai aumentar produtividade 

O secretário de Defesa do Meio Ambiente. José Otávio Menten, lembrou que o prefeito assumiu o compromisso de dar atenção especial à Cooperativa, tendo em vista uma das prioridades do seu governo, que é a sustentabilidade. “Uma das nossas prioridades é a coleta seletiva e destinação correta desses materiais, que, além de terem um impacto ambiental muito importante, ainda geram emprego e renda para dezenas de pessoas. Essas pessoas trabalham hoje em um local digno, com toda infraestrutura que pode dar condições de um trabalho ainda mais eficiente. Essa conquista é resultante de uma união de várias secretarias e de toda a equipe da Sedema”, observou Menten.

SUSTENTO E PAIXÃO - Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses. “Tiro daqui o sustento dos meus três filhos, de 2, 4 e 10 anos. A reforma ficou muito boa. Facilitou nossa vida”, disse. Francisca Maria da Conceição, 64 anos, a Zazá, era uma das mais empolgadas na entrega da nova sede. Pernambucana, escolheu Piracicaba para viver há quase quatro décadas e a Cooperativa Reciclador Solidário para trabalhar há 13 anos. Trabalhou em restaurante, mas, segundo ela, nada se iguala ao trabalho de recicladora. “Deus me deu força e coragem para fazer o que eu faço. E amo o que eu faço. Meu serviço é a limpeza da cidade”, orgulha-se Zazá.

Autor: Texto: Eleni Destro Fotos: Felipe Ferreira e Justino Lucente


Nenhum comentário:

Postar um comentário