quinta-feira, 18 de abril de 2019

Postos Credenciados recebem descarte de eletrônicos


O Diretor do Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e região, Augusto Cesar Mafia, esteve na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema para apresentar ao Secretário, Jose Otavio Menten o programa Ecotroca + Descarte Eletrônicos que consiste na instalação de pontos de recolhimento desse material nos postos associados ao Recap.
Desde fevereiro, os cidadãos já podem aproveitar a ida aos postos de combustíveis credenciados para abastecer e descartar ali, computadores ultrapassados, teclados, mouses, monitores, celulares, pilhas, baterias, controle remotos, contribuindo assim para uma sociedade mais sustentável.
De acordo com o Diretor, esse serviço é permanente e Piracicaba já conta com 34 pontos de recolhimento. Segundo a Recap, um total de 600 postos de combustíveis de 90 cidades estão engajados nesta campanha pioneira no setor, para a coleta, separação e descarte correto destes componentes.

  
Programa Ecotroca + descarte eletrônico

A alta demanda criada com a revolução da informática tem gerado um número elevadíssimo de e-lixo, ou seja, materiais eletrônicos que causam grandes problemas ambientais e para a saúde, quando descartados de forma inadequada.  
Sabe-se, por exemplo, que a vida útil de um celular, em média, gira em torno de três anos e um notebook fica superado em quatro anos
A empresa Ambipar, responsável pela coleta desses materiais recolhidos pelos postos participantes, leva para a cidade de Nova Odessa, onde é feita a manufatura reversa, ou seja, o equipamentos são desmontados e as peças serão separadas por tipo de material. Posteriormente cada item é encaminhado para seu descarte adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário