terça-feira, 9 de abril de 2019

Programação completa Dia do rio Piracicaba e 25º Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo:


 Dia do rio Piracicaba e  25º Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo: juntos pela consciência ambiental na bacia do Rio Piracicaba”

Programação completa -  ações educativas e recolhimento de lixo do Rio Piracicaba por meio de embarcações.


Em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba no dia 13 de abril de 2019, das 8h às 12h – no largo dos Pescadores – será realizado um evento que contará com a participação de dois projetos: o 25º Arrastão Ecológico e a Campanha Rio Vivo. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), Secretaria de Ação Cultural e Turismo (SEMACTUR), da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro e do ambientalista José Carlos Masson, com o apoio de várias instituições e projetos educativos parceiros.

A programação desse ano inclui uma abertura solene e em seguida a saída dos barcos da rampa para recolhimento do lixo das margens do rio, coordenado pela APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes. Paralelamente à saída dos barcos serão iniciadas as atividades da Campanha Rio Vivo, com exposições, atividades interativas e de educação ambiental sobre os diversos projetos e ações realizadas por profissionais autônomos e instituições parceiras que visam a conservação e consciência ambiental na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba.

Esse ano, o Arrastão Ecológico completará 25 anos de atividades e para tanto será realizada na abertura solene uma homenagem ao seu idealizador, o navegador José Luiz Guidotti que muito contribuiu para a conservação e para o movimento ambientalista em defesa do Rio Piracicaba.  A limpeza do Rio tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a quantidade e a diversidade de materiais que são descartados de forma irregular em diversas áreas da cidade, quer seja nas margens de rios, em terrenos baldios ou nas margens de estradas. Esse lixo acaba, em algum momento, chegando aos córregos prejudicando não o sistema ecológico do rio e sua bacia hidrográfica, como também trazendo problemas para os seres humanos, como as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A Campanha Rio Vivo por sua vez contribui para o evento com a demonstração de ações e projetos que estão sendo realizados na cidade para que a população perceba que, pequenas mudanças em seu comportamento diário em relação ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos podem fazer a diferença na conservação do Rio Piracicaba e seus afluentes. Para as atividades da Campanha Rio Vivo estão confirmadas as presenças das seguintes instituições e projetos parceiros:

·         Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes (APERP), com orientações sobre a pesca esportiva no Rio Piracicaba e ações da instituição, bem como a distribuição de informativos elaborados com o apoio da Polícia Militar Ambiental de SP, sobre as leis cabíveis para a pescaria esportiva.

·         Empresa MinhaOca – Compostagem Caseira, com a orientação sobre resíduos orgânicos e soluções práticas como a composteira doméstica e o biodigestor que contribuem para a reciclagem de resíduos orgânicos para a obtenção de fertilizantes e gás de cozinha.
·         Consórcio PCJ - Exposição da maquete de proteção aos mananciais e orientação do público quanto à importância da preservação dos rios e das áreas de proteção permanente (APPs).
·         ESALQ – Hidrofitotério: exposição e atividades práticas envolvendo manipulação de plantas aquáticas, orientações sobre os potenciais de cada planta e suas relações com o Rio e as bacias hidrográficas e como o desequilíbrio ambiental interfere no desenvolvimento e conservação das plantas.
·         ESALQ – Programa USP-Recicla: interação com o público sobre a importância do consumo consciente e práticas como a coleta seletiva de resíduos domésticos e especiais.
·         ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA: interação com o público por meio de uma estrutura de laboratório para conhecer os problemas e soluções que envolvem a vida microbiana do Rio Piracicaba. Também haverá exposição sobre temas relacionados aos resíduos sólidos e qualidade das águas do Rio Piracicaba e orientação sobre direitos e deveres do cidadão.

·         ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE IBICATU / FUNDAÇÃO FLORESTAL / SECRETARIA DE INTEGRAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO ESTADO: exposição e orientações sobre o potencial educativo e conservacionista da Estação Ecológica de Ibicatu, bem como sobre a recente criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) na bacia do Rio Piracicaba, como a APA Tanquã-Piracicaba e a APA Barreiro Rico. Nesse espaço também serão disponibilizadas mudas de árvores nativas, com o apoio do Viveiro Municipal de Mudas de Piracicaba.
·         ESCOLA ESTADUAL MANASSÉS EPHRAIN PEREIRA: exposição de fotos e apresentação sobre ações de educação ambiental desenvolvida pela comunidade escolar no bairro Jd. Itapuã e afluentes do Ribeirão do Enxofre.
·         PLANEJE TURISMO E OSCIP PIRA 21: realização da Gincana “Rio Vivo” onde os participantes serão estimulados a percorrer os projetos expostos e por meio do preenchimento de um roteiro de visita, concorrer a brindes durante o evento.
·         ROTARACT CLUB DE PIRACICABA: exposição de um varal de projetos do grupo e orientações sobre protagonismo juvenil e meio ambiente.
·         VALDIR FELIPE – OBSERVAÇÃO DE AVES: saída de participantes interessados para um circuito de observação de aves ribeirinhas do Rio Piracicaba, orientado pelo biólogo e educador ambiental Valdir Felipe.
·         ÁGUAS DO MIRANTE: exposição e orientações sobre problemas causados pelo mau uso do sistema de saneamento.
·         SEMAE – Programa Aguamiga: presença do laboratório móvel ambulante para que o público possa conhecer experiências sobre o controle da qualidade das águas.
·         SEDEMA – Recolhimento de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, material eletroeletrônico e orientações sobre o Sistema de Coleta Seletiva presente em 100% da área urbana, bem como sobre os Ecopontos e demais serviços de gerenciamento de resíduos do município. Também serão realizadas exposição sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos na área de visitação pública do Horto de Tupi.

A Prefeitura Municipal realiza o evento por meio das secretarias de Meio Ambiente, Ação Cultural e Turismo, Obras, Trânsito e Transportes, Centro de Comunicação Social entre outras.
O evento conta com o patrocínio das empresas: ELRING KLINGER, CASA DA FLORESTA, CATERPILLAR, ARCELOR MITTAL, SIMESPI e MRV. E apoio das empresas DELTA SUPERMERCADOS, APERP, PIRACICABA AMBIENTAL e dos Comitês e Agência das Bacias PCJ.






Nenhum comentário:

Postar um comentário