quarta-feira, 17 de abril de 2019

Dia do Rio Piracicaba comemorado com festa


O Dia do Rio Piracicaba, foi comemorado no sábado, 13, junto com o 25º Arrastão Ecológico, apoio da Campanha do Rio Vivo com o tema “Juntos pela Consciência Ambiental na Bacia do Rio Piracicaba Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema, outras secretarias, com apoio da Oscip “Pira 21 Piracicaba Realizando o Futuro”, do ambientalista José Carlos Masson e várias instituições parceiras.


A programação incluiu a demonstração de projetos educativos, apresentação das ações das associações e recolhimento do lixo das margens do Rio Piracicaba, por meio de embarcações, coordenado pela APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes. Segundo o ambientalista José Carlos Masson, dez pequenos barcos participaram da limpeza e recolheram cerca de 300 kg de lixo.  

A bióloga, Elisabeth Nunes Salles, coordenadora do Núcleo de Educação
Ambiental – NEA/Sedema comentou que o objetivo principal dessa ação é ‘‘sensibilizar as pessoas sobre a quantidade e a diversidade de materiais que são descartados de forma irregular, não só no Rio Piracicaba como em diversas áreas da cidade”. A bióloga lembrou que “esse lixo, em algum momento, acaba chegando aos córregos e terminado no Rio Piracicaba prejudicando o seu sistema ecológico e sua bacia hidrográfica.”

O Secretário José Otavio Menten, do Meio Ambiente, falou da importância do Rio Piracicaba, destacou as ações realizadas pela Sedema e pelas entidades ambientalistas parceiras e deixou um convite para que outras entidades, outras pessoas se engajem “para que o nosso Rio continue cada vez melhor”.  
“Para mantermos o Rio limpo são necessárias muitas ações, não só aqui no Rio Piracicaba. O secretário citou algumas delas que vem sendo executadas de forma sistemática pela secretaria: limpeza dos córregos, recuperação de nascentes e o pagamento de serviços ambientais aos proprietários rurais que atenderam requisitos de
proteção ao meio ambiente apontados.  

Esse ano, o Arrastão Ecológico completou 25 anos de atividades e seu idealizador José Carlos Masson prestou uma homenagem ao navegador José Luiz Guidotti que contribuiu para a conservação e defesa do Rio Piracicaba.
A Campanha Rio Vivo demonstrou ações e projetos que estão sendo aplicados na cidade. Pequenas mudanças cotidianas em relação ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos que podem fazer a diferença na conservação do Rio Piracicaba e seus afluentes.

O Prefeito Barjas ressaltou a importância do Arrastão Ecológico e da participação efetiva do Movimento Rio Vivo, Pira 21, NEA/ Sedema e entidades ambientalistas que contribuem para a conscientização da população entidades os organizadores e envolvidos na realização desse evento e agradeceu a consciência e a solidariedade que a 25 anos tem contribuído para auxiliar a proteger o Rio Piracicaba. 
 “Ao comentar sobre ações políticas, o Prefeito lembrou de obrasde extrema importância que contribuíram para proteger o rio.” Há 20 anos, todo o esgoto da Região do Morumbi, saia pelo Ribeirão Piracicamirim, passava pela Esalq e era depositado no rio in natura. A construção da ETE -Estação de Tratamento de Esgoto, na época do governo Thame, permitiu tratar e depositar água limpa no Rio Piracicaba. Outro exemplo lembrado pelo Prefeito, “ junto com o Wlamir Schiavuzzo, tiramos o esgoto que vinha da área central e que era depositado ao lado do Clube de Campo, causando muito mau cheiro. Esse esgoto foi canalizado e tratado na Ponte do Caixão.”

Uma ação importante, citada pelo Prefeito, foi a doação feita pela Prefeitura para a empresa Aroma. Esta empresa, estabelecida na Uninorte, recolhe, através de várias entidades, todo o óleo de cozinha gerado na cidade de Piracicaba e região. A empresa recicla e transforma em glicerina, e, quando aumentar a quantidade, a empresa poderá produzir o Biodiesel para ser usado nos veículos de transporte coletivo da cidade.

O descarte de óleo de cozinha nos ralos provocam a contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. “Há dez anos, esse óleo que saia pelos ralos das residências, lanchonetes, restaurantes eram jogados no Rio, citou Barjas.  

A soma de todas essas boas ações tem ajudado na preservação do Rio. Cada um deve fazer a sua parte, poder público, sociedade civil, todos. São ações simples como essa vão aumentar a conscientização para evitar que nosso rio se deteriore”, finalizou Barjas.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário