quinta-feira, 25 de abril de 2019

Pira no Plogging, a corrida sustentável acontece neste domingo, 28


Praticar exercício físico e ajudar a cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo

A primeira edição do plogging em Piracicaba acontece no domingo, 28 com saída da Avenida Carlos Botelho. O plogging é uma mistura de atividade física com prática sustentável, o hábito de correr recolhendo lixo pelo caminho. Em inglês "jogging" e "picking up" - consiste em recolher os lixos encontrados enquanto realiza alguma atividade física, geralmente a caminhada/corrida leve. Os participantes realizam coleta de lixo e resíduos jogados nos locais do percurso, em vias públicas e parques/praças.

Piracicaba foi a primeira cidade brasileira a se inscrever, agora tem também a cidade de São Paulo e Porto Seguro. A atividade, que está sendo chamada Pira no Plogging, teve início na Suécia em 2016 e acabou se espalhando para outros países em 2018, quando também foi potencializada a preocupação com a poluição causada pelos plásticos.

A concentração do Pira no Plogging, será na Indusparquet na Avenida Carlos
Botelho, 626, Bairro São Dimas, de onde partirão dois grupos: um em direção à ESALQ-USP e outro em direção à Avenida Saldanha Marinho, passando pelas ruas adjacentes à Avenida Carlos Botelho. O término do plogging será às 10h, no mesmo local de partida.

Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
O evento é gratuito e sem fins lucrativos.

Orientações:

É importante chegar cedo. O evento começa às 7h30 e os kits serão distribuídos aos 100 primeiros participantes inscritos e que estiverem no local. Garanta seu kit chegando no horário! Participe! Leve sua garrafinha e junte-se a nós!)

Por ser também uma atitude social, os organizadores solicitam que os participantes levem um pacote de fralda pediátrica (qualquer tamanho) ou um creme hidratante. Todos os produtos arrecadados serão doados à Santa Casa de Piracicaba.

Siga as redes sociais da Fênix Soluções Ambientais (Instagram: fenixsa_ e facebook: Fênix Soluções Ambientais) e Pira no Plogging (instagram: piranoplogging e facebook: Pira No Plogging), todas as informações do evento serão atualizadas nas redes.


Plogging: conheça a corrida sustentável

O plogging é uma forma de praticar exercício físico que faz bem para o corpo ao mesmo tempo que ajuda a cuidar do meio ambiente. Trata-se do plogging, prática que une corrida e coleta de lixo. Para aderir ao programa, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que encontrar jogado ao longo do caminho.
Dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel. Dependendo de onde você mora, infelizmente, pode ser que você precise mais de sacolas do que de fôlego para o seu plogging. A ideia é aproveitar o tempo da corrida ao ar livre para fazer bem ao meio ambiente. Recolher o lixo é um gesto simples, ajuda na limpeza urbana ou rural e também na conscientização ambiental. Além disso, as paradas ocasionais para recolher o lixo podem ser usadas como oportunidade para fazer agachamentos e alongamento, além do peso extra que se carrega, o que melhora a intensidade do treino físico.
A moda da corrida sustentável começou na Suécia, quando o ambientalista sueco Erik Ahlström organizou um grupo no facebook para lançar a ideia. Ele usou uma mistura da palavra sueca plocka, que significa recolher, com o termo inglês jogging (correr), nomeando o movimento de plogging, o ato de correr recolhendo lixo.
O plogging tem ganhado popularidade pelo Instagram, principalmente por conta da facilidade de praticar o exercício, algo que pode ser feito sozinho ou em grupos. Em pouco tempo, pessoas do mundo todo começaram a postar fotos usando as hashtags #plogging e #plogga. Há grupos que saem para praticar plogging regularmente não só na Europa, mas também em países como Colômbia, Índia e África do Sul.
No Brasil, onde causou estranhamento o fato da torcida japonesa ter recolhido o lixo dos estádios durante a Copa do Mundo 2014, também já existem grupos difundindo o esporte. Por aqui já aconteceram ações coletivas de plogging em Maresias (SP), Niterói (RJ) e na Grande São Paulo.

Pela saúde do planeta e a sua, além de conhecer gente nova!




Nenhum comentário:

Postar um comentário