terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONHEÇA AS AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO CENTRO CANAGRO JOSÉ CORAL

CENTRO CANAGRO JOSÉ CORAL estará participando da I EXPOSIÇÃO AMBIENTAL DE PIRACICABA que acontece de 27 a 30 de outubro, nos Pavilhões 9 e 14 A do Engenho Central.

O CENTRO CANAGRO JOSÉ CORAL que congrega a COPLACANA (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), AFOCAPI (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), SINDIRPI (Sindicato Rural de Piracicaba), COCREFOCAPI (Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) e HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) apresenta suas principais ações socioambientais.
1-     Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
A COPLACANA preocupada com a preservação ambiental, vem há 13 anos em parceria com o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), trabalhando o sistema de apoio ao recebimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas no campo pelo agricultor, sendo a segunda central instalada no Brasil, permitiu à devolução correta em atendimento à lei federal (9974/00), tendo assim locais de devolução como central piracicaba de recebimento de embalagens vazias e os postos de recebimento de Araras, Barra Bonita, Cerquilho e Santa Cruz das Palmeiras, retirando do campo ao redor de 300 toneladas por ano.
As embalagens vazias quando recicladas originam outros materiais úteis á sociedade como tubo de esgoto, conduítes, embalagens de óleo lubrificante, caixa de descarga para banheiro dentre outros, sendo o Brasil líder mundial neste processo de destinação, tendo também a COPLACANA um forte trabalho de educação ambiental junto a escolas com crianças de 9 a 10 anos através do programa de educação ambiental Campo Limpo, atingindo mais de 15.000 crianças nos últimos 6 anos, palestras e dias de campo aos agricultores quando os profissionais levam informações e também divulgação na mídia para a sociedade.
2-     Recomposição florestal de Área de Preservação Permanente (APP)
Outro trabalho de destaque na área socioambiental é com relação à constante orientação sobre a legislação ambiental vigente, através de reuniões, visitas técnicas e ciclo de palestras. Fruto deste trabalho de conscientização e apoio oferecido aos produtores rurais é o plantio de mais de 60 mil mudas nativas em APP nos imóveis rurais dos cooperados.
Objetivando fomentar e favorecer a recomposição das APPs firmou parcerias com a Prefeitura do Município de Piracicaba e com o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) para fornecimento de mudas nativas.


3-     Adoção de áreas verdes
A Coplacana adotou cinco áreas verdes urbanas através do projeto da Prefeitura do Município de Piracicaba denominado “Adote uma área”. Essas áreas verdes ocupam área de 5.000 m² , onde foram plantadas juntamente com a participação de estudantes da rede publica municipal mais de 150 árvores e tratos culturais são realizados mensalmente como roçadas, adubações, podas educativas, substituição de plantas mortas, etc.
4-     Plante Vida
A iniciativa foi criada em Piracicaba com a parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) e os hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed.
O objetivo do Programa é fortalecer a arborização por meio do plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida na cidade. A ação apóia outro programa, o “Piracicaba Mais Verde”, que promove a preservação da natureza e prevê a melhoria da qualidade de vida no município.
O Plante Vida é uma importante ferramenta para sensibilizar as famílias sobre a importância e os benefícios da arborização urbana. Aproximadamente 16.000 mil árvores já foram plantadas desde o início do Programa com 93% de adesão dos pais. A meta é atingir 100% de participação dos pais.
A adesão é feita no hospital que a criança nasce. Os pais preenchem um cadastro e optam por uma área verde, calçada ou área particular como local do plantio.
5-     Protocolo Agroambiental - Etanol Verde
A AFOCAPI foi uma das associações de fornecedores de cana pioneiras na adesão ao protocolo agro ambiental junto ao Governo do Estado de São Paulo e possui adesão voluntária de quase 100% de seus associados.
Dentre as metas do Protocolo Agroambiental destacamos: Proteção das APPs, Adoção de boas práticas para; conservação de recursos hídricos, conservação do solo e de descarte das embalagens vazias de agrotóxicos, bem como antecipação do prazo para termino da utilização da queima da palha da cana-de-açúcar para fins de colheita.
Os resultados de todas as ações anteriores descritas, foi o recebimento de 4 premiações nacionais em 2011 através de avaliações sócio ambientais, sendo a maior premiação da agricultura brasileira, ganhando nas categorias; boas práticas agrícolas, responsabilidade socioambiental, cooperativismo e Campo Limpo com 3º lugar para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Piracicaba, entre as 113 concorrentes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário