quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretarias terão stands temáticos na I Exposição Ambiental de Piracicaba

Evento acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Engenho Central


A I Exposição Ambiental de Piracicaba contará com a participação de secretarias e autarquias municipais. Sedema, Educação, Semae, Emdhap, Saúde, Semob, Setur, Semtre e Sema farão exposição dos trabalhos ambientais desenvolvidos, tais como reciclagem e campanhas explicativas. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, ressaltou que a expectativa é que o movimento seja intenso. Além dos stands, ocorrerão palestras sobre temas variados. “Os interessados em participar das palestras devem ficar atentos aos horários, uma vez que cada sala possui 120 lugares”, explicou Vidal.

O objetivo do evento é divulgar ações de empresas, ONGs e do setor público em busca de uma sociedade sustentável. Sob a organização das secretarias de Defesa do Meio Ambiente e de Governo, a Exposição acontece entre os dias 27 e 30 de outubro. Os barracões 9 e 14A do Engenho Central receberão o evento que também visa  estimular a discussão e troca de experiência entre diferentes segmentos da sociedade ligados às questões ambientais e a sustentabilidade do planeta.

A I Exposição Ambiental de Piracicaba contará com a participação de empresas e entidades públicas e privadas que irão expor seus produtos, serviços e experiências relacionadas à sustentabilidade. Serão 38 stands de parceiros que ficarão abertos à visitação das 13 às 19h no dia 27; das 9 às 19h nos dias 28 e 29; das 9 às 17h no dia 30. Paralelamente à exposição, o evento oferecerá espaços para a realização de oficinas temáticas voltadas às boas práticas ambientais e também para apresentações culturais.

A programação do evento inclui também um ciclo de palestras que serão proferidas por personalidades ligadas a diversas áreas ambientais como resíduos, legislação ambiental, logística reversa, tecnologias alternativas entre outros.

No dia 27, às 14h, o professor doutor Carlos Clemente Cerri (Esalq e Cena/USP) falará sobre o “Primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa do município de Piracicaba – período de referência: 2006-2009”. Às 15h a dr.ª em Química, Lucilene Betega de Paiva (IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas) terá como tema “Desenvolvimento de processos de reciclagem de plásticos”. Logo em seguida, a partir das 16h, o assessor técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Flávio de Miranda Ribeiro, ministrará palestra sobre a “Implementação da política estadual de resíduos sólidos no Estado de São Paulo”.

O consultor do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), Ivo Milani, abrirá o ciclo de palestras do dia 28, às 10h, abordando o “Panorama da coleta seletiva e reciclagem no Brasil”. Às 16h a dr.ª Adriana Garcia Ferreira (Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) terá como tema “Panorama dos resíduos sólidos no Brasil”.

Às 10h30 do dia 29, o coordenador do Sistema de Informações do Comitê PCJ, Eduardo Cuoco Leo, falará sobre “A água e esgoto na bacia do PCJ”. Manoel Lúcio Padreca, advogado especialista em direito ambiental, ministrará palestra às 15h sobre “A logística reversa do papel no Brasil. Qual o nosso papel?”.

O público-alvo da exposição são todas as pessoas preocupadas com as questões ambientais e com a melhora da qualidade de vida do nosso planeta. Participarão também estudantes de faculdades piracicabanas, do ensino médio e fundamental a fim de criar a conscientização ambiental em todas a faixas etárias.

“Convidamos empresas com boas práticas ambientais ou que tenham produtos que contribuam com o meio ambiente para mostrar à população essas experiências realizadas e bem sucedidas na cidade”, afirmou Vidal.


O evento, organizado pela Prefeitura, terá ainda o apoio das secretarias de Educação, Saúde, Semae, Sema, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Obras, Ação Cultural, Emdhap, Turismo e Agricultura. A Exposição Ambiental conta com o patrocínio da Acipi, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Caterpillar, Engemaia, Lubrificantes Lubrasil, ArcelorMittal, Delta,  EET, Elring Klinger, Motocana, Aroma Bio, Case III Agriculture, Tetra Park, Simespi e Estre. Apoiam também a Fecuma, Ziil Propaganda e Zoom Piracicaba.


por Alex Calmon - Mtb 47.531

Nenhum comentário:

Postar um comentário