terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conheça o trabalho do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total

O Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total   
estará participando da I EXPOSIÇÃO AMBIENTAL DE PIRACICABA  que acontece  27 a 30 de outubro,  nos Pavilhões 9 e 14 A do Engenho Central.


oficina de sensibilização do olhar
O Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total é uma organização técnica científica sem fins econômicos e com interesses socioambientais, atuante desde 1988, que tem como objetivo preservar e promover a vida, incentivando a cooperação entre os diversos setores da sociedade, na busca do desenvolvimento integral.
 Como parte de trabalho do Ambiente Total estão os programas: Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento, Gestão Local e Educação Ambiental.
Alguns dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Ambiente Total:
curso internacional

Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Técnico e Profissional, tendo como tema a Sustentabilidade (Arquitetura e Urbanismo, Energias Renováveis e Museologia e Museografia, Hospitalidade, etc.) em parceria com instituições Internacionais da Espanha (UPC – Universidade Politécnica da Catalunha, CET/UB, Universidade de Barcelona, Cosmo Caixa, Colégio de Engenheiros Técnicos de Pamplona e Pamplona Learning e agora com a Itália (UBAN – Associação Nacional de Bioarquitetura e UPT – Universidade Politécnica de Torino)
Programas de Desenvolvimento Comunitário e Local - realizado pelo IAT em 31 municípios do estado de São Paulo;
 PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social - neste projeto realizamos uma capacitação buscando dar condições para que a população fosse informada e convidada a participar dos processos de tomada de decisão do destino da cidade;
PTTS – Projeto Técnico Social - Projeto em execução na cidade de Mogi Mirim.

Dentre as ferramentas que utilizamos destacam-se o Mapeamento Socioambiental e a Agenda 21 nas Escolas.
O Mapeamento Socioambiental, feito através da metodologia do Green Map System, é uma ferramenta que encoraja os moradores do município a repensarem como a sua cidade está se desenvolvendo. Além disso, ele também é direto, universalmente entendido e eficiente para identificar os recursos e atividades disponíveis voltados para a sustentabilidade.
A Agenda 21 nas Escolas utiliza a ferramenta metodológica ECOESCOLAS, um programa da FEE - Foundation for Environmental Education,  do qual o  IAR – Instituto Ambiental Ratones é operador nacional e o IAT – Instituto Ambiente Total é o co-responsável no Brasil. Ela tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, visando mudanças de posturas de seus diversos segmentos em benefício do meio ambiente e a aplicação de conceitos e idéias de educação e gestão ambiental ao seu cotidiano.
O Instituto Ambiente Total tem sede em Piracicaba no Viveiro de Talentos, situado na Rua Alferes José Caetano, 1420. O espaço faz parte do Projeto intitulado Viveiros e tem por objetivo ser um local de coworking (trabalho cooperativo e solidário), para desenvolvimento de projetos sustentáveis formando e capacitando empreendedores sociais.
 O Projeto Viveiros se apresenta como um poderoso instrumento no desenvolvimento de uma sociedade sustentável, através da promoção das boas práticas e da proteção ambiental. Os Viveiros são práticas e ações que se caracterizam como um espaço de idéias sustentáveis com responsabilidade social, que abrangem transversalmente aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Por fim, o Instituto Ambiental Total busca através das ações e do trabalho ampliar a visão e aprimorar a atuação dos cidadãos em relação à vida nas suas diversas escalas, desde a humana até a do planeta, priorizando a participação e os valores coletivos.

Informações:
Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total
Rua Alferes José Caetano, 1420. Centro – Piracicaba/SP
 (19) 3375-7772          
twitter: @ambientetotal
        

Um comentário:

  1. Tudo acontece por um motivo, os outros há de vir depois, PROJETO: PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR

    ResponderExcluir