segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeitura promove a I Exposição Ambiental de Piracicaba

Evento acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Engenho Central 



Com o objetivo de divulgar ações de empresas, ONGs e do setor público em busca de uma sociedade sustentável, as secretarias de Defesa do Meio Ambiente e de Governo promoverão entre os dias 27 e 30 de outubro a I Exposição Ambiental de Piracicaba. Os barracões 9 e 14A do Engenho Central receberão o evento que também visa  estimular a discussão e troca de experiência entre diferentes segmentos da sociedade ligados às questões ambientais e a sustentabilidade do planeta.

A I Exposição Ambiental de Piracicaba contará com a participação de empresas e entidades públicas e privadas que irão expor seus produtos, serviços e experiências relacionadas à sustentabilidade. Serão 38 stands de empresas ONGs e Prefeitura que ficarão abertos à visitação das 13 às 19h no dia 27; das 9 às 19h nos dias 28 e 29; das 9 às 17h no dia 30. Paralelamente à exposição, o evento contará com espaços onde estarão acontecendo oficinas temáticas voltadas às boas práticas ambientais e também para apresentações culturais.

A programação do evento inclui também um ciclo de palestras que serão proferidas por personalidades ligadas a diversas áreas ambientais como resíduos, legislação ambiental, logística reversa, tecnologias alternativas entre outros.

No dia 27, às 14h, o professor doutor Carlos Clemente Cerri (Esalq e Cena/USP) falará sobre o “Primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa do município de Piracicaba – período de referência: 2006-2009”. Às 15h a Dr.ª em Química, Lucilene Betega de Paiva (IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas) terá como tema “Desenvolvimento de processos de reciclagem de plásticos”. Logo em seguida, a partir das 16h, o assessor técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Flávio de Miranda Ribeiro, ministrará palestra sobre a “Implementação da política estadual de resíduos sólidos no Estado de São Paulo”.

O consultor do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), Ivo Milani, abrirá o ciclo de palestras do dia 28, às 10h, abordando o “Panorama da coleta seletiva e reciclagem no Brasil”. Às 16h a dr.ª Adriana Garcia Ferreira (Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) terá como tema “Panorama dos resíduos sólidos no Brasil”.

Às 10h30 do dia 29, o coordenador do Sistema de Informações do Comitê PCJ, Eduardo Cuoco Leo, falará sobre “A água e esgoto na bacia do PCJ”. Manoel Lúcio Padreca, advogado especialista em direito ambiental, ministrará palestra às 15h sobre “A logística reversa do papel no Brasil. Qual o nosso papel?”.

O público-alvo da exposição são todas as pessoas preocupadas com as questões ambientais e com a melhora da qualidade de vida do nosso planeta. Participarão também estudantes de faculdades piracicabanas, do ensino médio e fundamental a fim de criar a conscientização ambiental em todas a faixas etárias.

O evento, organizado pela Prefeitura, terá ainda o apoio das secretarias de Educação, Saúde, Semae, Sema, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Obras, Ação Cultural, Emdhap, Turismo e Agricultura. A Exposição Ambiental conta com o patrocínio da Acipi, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Caterpillar, Engemaia, Lubrificantes Lubrasil, ArcelorMittal, Delta, Klabin, Elring Klinger, Motocana, Aroma Bio, Case III Agriculture, Tetra Pak, Simespi e Estre.

Outras empreas também apoiam o evento como a Fecuma, Ziil Propaganda e Zoom Piracicaba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário