terça-feira, 25 de outubro de 2011

O PROGRAMA USP RECICLA estará participando da I EXPOSIÇÃO AMBIENTAL DE PIRACICABA  que acontece de 27 a 30 de outubro, nos Pavilhões 9 e 14 A do Engenho Central.

O Programa “USP Recicla – da Pedagogia à Tecnologia” foi criado em 1993, fruto da articulação de docentes, funcionários e alunos preocupados com as questões socioambientais e com a ampliação das contribuições da Universidade de São Paulo (USP) nesse campo. Este é um programa permanente da USP, desenvolvido em seus sete campi localizados nos municípios de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Lorena e São Carlos. Seu público prioritário é a comunidade universitária, composta por mais de 100.000 pessoas entre estudantes, funcionários, professores e pesquisadores, sendo que a cada ano cerca de 15.000 se renovam.
O Programa é formado por uma equipe de educadores e técnicos, com o apoio de estudantes bolsistas, estagiários e voluntários de diversos cursos da universidade. Sua missão é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis por meio de ações voltadas à redução da geração de resíduos, conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e formação de pessoas comprometidas com este ideal. Esta missão se desdobra nos seguintes objetivos:
Estimular a comunidade universitária a incorporar valores e atitudes ambientalmente adequados.
Apoiar e fomentar iniciativas que articulem pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária na direção da sua missão.
Contribuir para que os estudantes formados nas mais diversas profissões desenvolvam preocupações e cuidados perante as questões socioambientais.
Colaborar no estabelecimento de políticas de conservação, recuperação, melhoria do meio ambiente e de qualidade de vida na USP, no seu entorno e na sociedade em geral.
Construir um processo de gestão compartilhada e integrada de resíduos, tornando-o um bom exemplo para outras instituições de ensino e para a sociedade em geral.

A Educação ambiental é um dos pilares fundamentais do USP Recicla. Pautando-se no diálogo e na busca de transformações socioambientais, os processos e as ações educativas do Programa visam contribuir para que, diante das questões ambientais e, em especial a do lixo, as pessoas e as coletividades aumentem suas possibilidades de acesso, uso e produção de conhecimentos, fortaleçam suas habilidades, compartilhem saberes, adquiram competências e reformulem valores, princípios, hábitos e atitudes.
Especificamente, diante da problemática dos resíduos sólidos, um importante referencial é o chamado “Princípio dos 3 Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que se traduz em um grande conjunto de iniciativas que primam pela redução do consumo e desperdício. São exemplos de ações do USP Recicla voltadas à redução na geração de resíduos e ao uso racional de materiais: a substituição de copos e outros utensílios descartáveis por materiais permanentes; a utilização de frente e verso do papel em copiadoras e impressoras; ações contra o desperdício de alimentos nos refeitórios universitários, dentre outras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário