sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Secretário de meio Ambiente do Paraná visita a CTR


O assessor técnico da Sedema, engenheiro Carlos Ambrosano, acompanhou nesta quinta-feira, 28/09, uma comitiva da cidade de Colombo no Paraná a visita a Central de Tratamento de Resíduos - Ecoparque CTR –, da empresa Piracicaba Ambiental, localizada na divisa da cidade de Iracemápolis.
O secretário, José Otávio Menten deu
as boas-vindas a comitiva em seu gabinete e, quando demonstrou que a situação de Piracicaba é confortável com relação a gestão de resíduos sólidos em relação a muitos municípios brasileiros. A Lei Nacional de Resíduos Sólidos – LNRS proíbe a construção de aterros convencionais.
Na oportunidade os secretários puderam trocar informações de experiências e práticas adotadas nas duas cidades. Os visitantes se
aproveitaram a oportunidade para se informar sobre as parcerias, iniciativas locais para o descarte correto de vários tipos de resíduos que a cidade tem de forma sistemática, no caso de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias e trouxeram informações de programas exitosos adotados pela cidade paranaense.
Há 2 anos e meio como secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Colombo, uma cidade com mais de 280 mil habitantes, Evandro Luís Busato, 37 anos, depois de conhecer as instalações do Ecoparque elogiou “o pioneirismo da administração pública nesta área e a coragem da cidade para implantar esta Central de Resíduos e a parceria com a iniciativa privada que é que tem agilidade para fazer as coisas acontecerem”.
“Nós, gestores públicos” comentou Evandro, “não podemos continuar fazendo as mesmas coisas e do mesmo jeito sempre. E vocês em Piracicaba saíram da zona de conforto. Tiveram a coragem e a ousadia de enfrentar as dificuldades para implantar esta Central de Resíduos que vai atender a população de A a E. E como vocês já estão muito à frente, nada mais justo do que servir de modelo para outras prefeituras para podermos adaptar à nossa realidade”.
E o pioneirismo da cidade citado pelo Secretário, se dá principalmente pelas instalações da Central de Tratamentos de Resíduos - CTR, construída através de PPP (parceria público privada), entre Prefeitura e a empresa Piracicaba Ambiental, que por sua vez é formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental Ltda. e Kuttner GMBH & CO.KG. Esta última, uma empresa alemã detentora da tecnologia e está finalizando a implantação da usina de tratamento.  

A comitiva teve oportunidade de conhecer a usina de tratamento de resíduos, instalada em Piracicaba utilizando tecnologia de ponta, equipamentos e respaldo técnico de empresas da Itália, Alemanha e Finlândia. Esta tecnologia que vem resolver a destinação final de resíduos domiciliares de Piracicaba - que sozinha, produz 400 toneladas diárias.

Acompanhando o Secretário do Meio Ambiente, estiveram juntos no CTR, João Carlos Fernandes, do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – Conresol; Daniele Costacurta Gasparin e Tatiane Martins Soares ambas da Secretaria de Meio Ambiente e Sidnei Campos de Oliveira, vereador.  

Novo trecho da Avenida Higienópolis recebe ipês rosa.

O trecho recém-inaugurado da avenida recebeu o plantio de 40 mudas de ipês com mais de 2 metros de altura.

A equipe técnica do setor de arborização da Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema plantou 40 mudas de ipês rosa no trecho recém-inaugurado da avenida Higienópolis.

São 40 mudas com mais de 2 metros de altura plantadas no trecho entre a Rua Santa Catarina e a ponte sobre o Rio Piracicamirim.

Neste trecho da avenida Higienópolis, o berço ou a caixa onde estas mudas foram plantadas tem 1 metro x 2 metros de cumprimento seguindo com rigor a recomendação técnica.  

O setor de arborização da Sedema lembra que entre os inúmeros benefícios da arborização urbana estão:

•Embelezamento da cidade e fornece sombra;
•Aumento da umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios;
•Temperaturas mais amenas, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador;
•Auxiliar no combate a enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros;
•Redução da poluição sonora;
• Auxilio na retenção de parte da poluição atmosférica;
•Diminuição do efeito estufa na medida em que capta CO2 da atmosfera;
•Abrigo para a fauna silvestre;
•Valorização imobiliária.
•Criação de perspectiva nas vias, auxiliando os motoristas.

•Criação de referência nas vias públicas pela identificação de suas flores e folhas.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Secretario recebe Conselheiro do Comdef

O secretário do Meio Ambiente – José Otávio Menten recebeu em seu gabinete o representante do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência- COMDEF, Francisco Núncio Cerignoni e a esposa Maria Cristina Rasera Cerignoni que trouxeram algumas reinvindicações dos portadores de necessidades especiais para algumas áreas de lazer da cidade.

Por exemplo, no Parque da Rua do Porto o conselheiro solicitou melhoria do piso da área onde estão instalados os equipamentos de academia para portadores de necessidades especiais e colocação de piso de concreto na área das mesas de jogo que não podem ter bancos: melhoria na acessibilidade no portão principal, aumento do número de vagas (só existe uma) entre outras.

No Parque da Estação da Paulista, Chico Pirata solicitou melhoria no acesso do portão lateral (pela Rua Alferes José Caetano) e também o rebaixamento da guia para este local; melhoria nos sanitários adaptados já existentes e vagas na entrada principal.
Na Praça José Bonifácio entre outros pedidos, o representante do Comdef solicitou a melhoria das rampas para facilitar a acessibilidade.


Participaram da reunião, além do secretário, o engenheiro de   obras ambientais, Márcio Antônio Maruko e a arquiteta Claudia Nogueira ambos da Sedema. O secretário acolheu as reivindicações do Conselho que considerou justas e explicou que, dentro das possibilidades orçamentárias, fará todo esforço para atender as demandas apresentadas. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Muitos pais e familiares no Plante Vida da Primavera no Castelinho

O evento aconteceu neste sábado no Morro do Castelinho e contou com a presença de muitos pais e familiares dos recém-nascidos para o plantio de mudas de ipês, jequitibás, marmeleiros e guatambus, entre outras. 
  
A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA realizou no sábado, mais uma edição do Plante Vida. O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do secretário de Meio Ambiente José Otávio Menten e de convidados, mas principalmente, de muitos pais e familiares dos recém-nascidos no último trimestre na cidade.

Todos compareceram ao Morro do Castelinho para o plantio de mudas de jequitibá branco, angico vermelho, cana fistula, Ingá, Ipê Amarelo, roxo e branco, jerivá, embiruçu, guatambu e guarantã, todas espécies nativas adaptadas ao clima seco. O local escolhido pelos responsáveis pelo setor de arborização da Sedema, foi também o local do primeiro plantio do programa, que existe desde junho de 2007 em parceria com as maternidades da Santa Casa, Unimed e Fornecedores de Cana e que completou 10 anos em junho e tem agora mais de 50.000 árvores plantadas.  


As irmãs Julia, 23 anos e Marcela Diniz Almeida, trouxeram seus bebês, Alice de 2 meses e meio e Laura de 4 meses e meio nascidas nos Fornecedores de Cana para participar do plantio e juntas disseram que o programa: “ é importantíssimo nos dias de hoje para um futuro melhor para as nossas filhas.”

O casal de paraenses Roberta Lorena e o marido Marcello Neiva de Mello, trouxeram a pequena Marcela de três meses para o plantio. Eles chegaram a cerca de um ano e estavam surpresos com programa criado pela Sedema. Roberta elogiou a iniciativa e disse que gostaria de copiar para o seu estado, o Pará. Segundo ela, a capital, Belém é bem arborizada, mas as árvores são centenárias e precisam ser substituídas. Ela contou que veio a Piracicaba acompanhando o marido, que veio fazer doutorado na Esalq: “ viemos de carro, forma quase 2.800 km, uma aventura”. E logo depois engravidou de Marcel que é piracicabana. 



Outros pais como Aline Aparecida Nascimento da Silva e o pai trouxeram Helena Beatriz para o plantio. A mãe disse que vai gostar de acompanhar o crescimento da árvore que iriam plantar ali. Ela lembrou do plantio no seu bairro feito pela Prefeitura há quase 10 anos em frente da casa dela. “ Veio um caminhão cheio de mudas e plantou uma árvore em frente da minha casa e que hoje está enorme. Com certeza, vamos acompanhar o crescimento desta que estamos plantando aqui também”
O bebê Joaquim que no sábado completou 4 meses, nasceu no Hospital Unimed e estava acompanhado pelos pais, o metalúrgico Wesley Pimenta e a professora Caroline Manesco Araújo Pimenta.


Julia dormia tranquila no colo do pai Eduardo Campanha participou do evento junto com a mãe Alessa. Eles consideram importante a conscientização dos pais neste tipo de evento.

O programa “Plante Vida” criado pela Sedema prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.


Plantio de aniversário.

Para marcar o encerramento das festividades de aniversário da cidade, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e junto com o Plante Vida encerrou também o plantio das 250 novas árvores. O plantio foi realizado pelas autoridades, convidados presentes ao evento juntamente com os rotarianos de Piracicaba, Grupos de Escoterios São Mário, e Airadores do Tiro de Guerra.

Este plantio e todos os outros que acontecem no município de Piracicaba são definidos através do programa de arborização urbana da Sedema chamado “Piracicaba Mais Verde”, lançado em 2005 e que, agora em julho, completou aproximadamente 1.300.000 novas árvores plantadas no município.  

Deste total, quase 900.000 árvores foram plantadas na zona rural para reposição de mata ciliar, e, outras quase 400.000 foram plantadas na área urbana, em áreas verdes como parques, praças, centros de lazer e também calçadas e canteiros centrais das avenidas.

















Existem três formas de os pais participarem do Programa PLANTE VIDA:
- Plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- Plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;
- Plantio em área verde: o plantio é comunitário: a SEDEMA define uma área verde e agenda o plantio com os pais.


sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CONVITE EVENTO Preservando o Futuro -


Plante Vida de aniversário de 250 anos da cidade neste sábado (23/09)


Neste Plante Vida especial, no Morro do Castelinho, acontece o plantio extra de 250 árvores pelo aniversário da cidade.

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA convida para o Plante Vida especial comemoração do aniversário da cidade e o plantio das 250 novas árvores no sábado (23/09) às 9 horas da manhã. 

O local escolhido para esta festividade é o Morro do Castelinho com entrada pela Rua Dr. Otávio Martins de Toledo (próximo à Associação Passo a Passo) em razão do evento haver sido cancelado por causa das chuvas. A escolha do local é feita pelos responsáveis pelo programa de reposição da vegetação arbórea no Morro do Castelinho que já recebeu outros plantios anteriores.

Neste evento especial, que ainda faz parte da programação de aniversário da cidade, o Plante Vida contará com a presença do Prefeito Barjas Negri, secretários, outras autoridades, convidados, mas, principalmente, os pais e familiares dos recém-nascidos no último trimestre.

O programa “Plante Vida” criado pela Sedema em parceria com as maternidades dos hospitais locais, Unimed, Santa Casa e Fornecedores de Cana prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore.

Este ano o Plante Vida completou 10 anos em junho com mais de 50.000 árvores
plantadas. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.


Para marcar o encerramento das festividades de aniversário, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e que amanhã deverá encerrar o plantio de 250 árvores, além das destinadas ao Plante Vida.  

Entre as espécies que serão plantadas neste dia estão mudas de: jequitibá branco, angico vermelho, cana fistula, Ingá, Ipê Amarelo, roxo e branco, jerivá, embiruçu, guatambu e guarantã, todas espécies nativas adaptadas ao clima seco. Destas 250, muitas mudas com aproximadamente dois metros de altura e outras tantas um pouco menores.

Este plantio e todos os outros que acontecem no município são definidos através do programa de arborização urbana da Sedema chamado “Piracicaba Mais Verde”, lançado em 2005 e que, agora em julho, completou aproximadamente 1.300.000 novas árvores plantadas no município.  

Deste total, quase 900.000 árvores foram plantadas na zona rural para reposição de mata ciliar, e, outras quase 400.000 foram plantadas na área urbana, em áreas verdes como parques, praças, centros de lazer e também calçadas e canteiros centrais das avenidas.

Existem três formas de os pais participarem do Programa PLANTE VIDA:
- Plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- Plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;

- Plantio em área verde: o plantio é comunitário: a SEDEMA define uma área verde e agenda o plantio com os pais.

Torneiras antivandalismo reduzem o consumo de água em até 70%.

A Sedema vem utilizando estes materiais em algumas áreas verdes e está comprovando a eficiência na racionalização de água e na redução de furtos.



O desperdício de água é um tema recorrente em bebedouros instalados em locais públicos com grande circulação de pessoas. Atos de depredação, vandalismo e até mesmo furtos de equipamentos hidráulicos como torneiras, contribuem para a perda de água constantemente.

Nisso, a racionalização de água, no ambiente público, se mostra eficiente a partir da adoção de práticas conservacionistas como a utilização de materiais que diminuem o desperdício e dificultam atos de vandalismo.

Para combater à perda de água nos bebedouros públicos, a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema vem utilizando torneiras antivandalismo, que além de garantir a segurança com sistema antifurto, proporciona economia de água através do arejador que tem a função de misturar ar à água diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato sem respingos, representando em média economia de 50 a 70%, segundo os fabricantes.

Também possuem um sistema de acionamento hidromecânico, que evita o desperdício de água, fechamento automático em aproximadamente 6 segundos e, acabamento cromado biníquel de alta durabilidade e maior resistência à corrosão que conserva o produto por muito mais tempo.

O resultado se mostra bastante satisfatório no que diz respeito à redução de perdas, sendo indispensável o uso desse recurso na conscientização de consumo moderado de água.
Com fechamento automático, restritor de fluxo de água e arejador, a redução do consumo com a torneira antivandalismo chega a 70%.


De outubro de 2016 até o momento, foram instaladas, sete  torneiras antivandalismo em sete Centros de Lazer do Município:  


Jardim Elite (Rua Jacques de Andrade); Chácara Nazareth I,Morato ( Rua Nestor Tedesco); Santa Cecília (Rua Luciano Gallet); Praça João Zago,Nhô Quim (Av. Dr. Eulálio); Ondas (Av. Das Ondas); Jardim Planalto (Rua Humberto Aldrovandi Júnior) Jardim Maria/Parque  Residencial Piracicaba (Rua Ephigênia Mioto)

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

NEA/ Sedema comemora DIA DA ÁRVORE"

SEDEMA COMEMORA O DIA DA ÁRVORE




A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, em parceria com o Sesc Piracicaba promove algumas atividades para comemorar o Dia da Árvore, comemorado hoje, 21/09.

A programação teve início ontem, 20/09 com grupo de adultos de Ginástica Funcional do Sesc, realizaram Trilha no Parque do Mirante. A atividade encerrou com o plantio de duas mudas de árvores na calçada, sendo uma de Canelinha e outra de Cereja do Rio Grande.





Hoje, quinta-feira, 21/09 , as 14:30 horas, a atividade é com o Grupo de crianças do SESC que farão a “Trilha no Parque da Rua do Porto” monitorada pela equipe do NEA e que deve encerrar com o plantio de duas mudas no Parque, sendo uma de Guaiuva e outra de Embira de Sapo. 

Santo Antonio ganha uma ecoponto


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entregou nesta quarta-feira, 21/09 mais um ecoponto para a população. Com mais este, localizado na Rua João Laurelli, Residencial Santo Antônio, totalizam nove ecopontos em operação na cidade.
Com uma área de 1.200 m2, o ecoponto Santo Antônio segue o modelo padrão, com fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta (para depósito) e iluminação.

Durante a inauguração, o secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten
ressaltou a importância do descarte correto para evitar prejuízos para a natureza e até para os cofres públicos. “Com esta ação preventiva, estamos contribuindo para destinarmos adequadamente alguns materiais como:  entulho da construção civil, madeira, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, pneus.  

O ecoponto vem contribuir para a melhoria do Bairro.  “Uma obra relativamente simples, lembrou o Prefeito Barjas Negri, mas muito importante para um bairro que há dois anos não tinha um metro de asfalto. Tinha apenas a escola Franco Montoro e que hoje, conseguiu várias conquistas como a pavimentação, a creche, a escola Santo Antônio agora o ecoponto, com isso, aos poucos, o bairro melhorando e vai valorizando”.

O Prefeito falou também sobre o reaproveitamento dos materiais que são descartados nos Ecopontos.  “O entulho da construção civil recolhido aqui é muito utilizado para obras da Prefeitura como tapa-buraco e também na manutenção das estradas rurais”.

“ Então, continuou Barjas “mesmo sendo uma obra simples, os ecopontos são extremamente importantes do ponto de vista ambiental. Só pelo fato de estarmos trabalhando para evitar que estes materiais não sejam descartados em áreas de APPs, áreas verdes, terrenos baldios, áreas de manancial já estamos contribuindo para preservação ambiental.


A Professora de geografia da Escola Estadual Bairro Santo Antônio, Cristiana Correia dos Santos Oliveira, localizada próxima ao ecoponto, fez questão de levar os alunos do ensino médio para a inauguração. A professora trabalha com eles em classe sobre a importância da reciclagem da separação e a destinação dos resíduos. 



ECOPONTOS

Os ecopontos estão aptos para receber:  entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação (pequenas quantidades); sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus. Ali não se deve descartar lixo domiciliar.

 A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.

Endereços dos Ecopontos:  


1.    MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo - Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado: 07:00 hs às 17:00 hs.
2.    BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
3.    BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros  (DESATIVADO POR OCUPAÇÃO)
4.    CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.    JARDIM ORIENTE: Rua Profª MAria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho.
6.     ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
7.    MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
8.    MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
9.    BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera       

Obs.: os portões ficam abertos para descarte de resíduos após o horário de funcionamento e aos finais de semana.

             

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Bairro São Jorge ganha Ecoponto

Na quarta-feira, 21/09, às 8:30 horas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entrega mais um ecoponto para a população. Com mais este, localizado na Rua João Laurelli, Residencial Santo Antônio, Bairro São Jorge, totalizam nove ecopontos em operação na cidade.

Com uma área de 1.200 m2, o ecoponto Santo Antônio segue o modelo padrão, com fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta ( para depósito) e iluminação.

Os ecopontos estão aptos para receber:  entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação (pequenas quantidades); sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus. Ali não se deve descartar lixo domiciliar.

 A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.


Inauguração:
ECOPONTO SANTO ANTONIO
Dia: 21/09 (Quarta-feira)
Horário: às 8:30 horas
Endereço: Rua João Laurelli (Residencial Santo Antônio) - Bairro São Jorge






ECOPONTOS:
1.    MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo - Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado:
07:00 hs às 17:00 hs.
2.    BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
3.    BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros  (DESATIVADO POR OCUPAÇÃO)
4.    CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.    JARDIM ORIENTE: Rua Profª MAria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho.
6.     ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
7.    MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
8.    MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
9.     BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera       

Obs.: os portões ficam abertos para descarte de resíduos após o horário de funcionamento e aos finais de semana.

             

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Através do convênio, Piracicaba recebe o descarte de pilhas de Saltinho


Através de uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e Prefeitura de Saltinho, a Central de Resíduos, localizada no Bairro Ondinhas, recebeu a segunda remessa de pilhas e baterias, cerca de 40 kg.

Esta arrecadação foi possível graças ao convênio realizado entre as duas cidades, através do processo administrativo número 110.278 de 15/09/2015 pautado no Decreto Municipal número 15.935/2014.


De acordo com Ariella Machado de Oliveira Montebello, Diretora do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente de Saltinho, que assumiu este ano, a Prefeitura de Saltinho, de 8.000 habitantes, coleta também, além de pilhas e baterias, lâmpadas e óleo de cozinha usado através das escolas que destinam ao Disk Óleo.

Através deste trabalho consorciado onde uma cidade de maior porte como Piracicaba, poder atender a demanda de uma cidade pequena como Saltinho, faz com que, resíduos como as pilhas e baterias, que oferecem grande impacto na natureza, tenham uma destinação ambientalmente correta.

Piracicaba recebe visita de representantes do Consimares

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) estiveram em Piracicaba, na última sexta-feira (15), para buscar subsídios para o evento que acontece em outubro, em Nova Odessa, que reunirá mais de 30 prefeitos e gestores públicos das regiões de Campinas e Piracicaba para buscar soluções consorciadas.
O responsável pela área de consórcios, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas da Secretaria de Meio Ambiente, Luigi Longo, veio acompanhado de Ricardo Lopes Garcia, representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ricardo Lopes Garcia; do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Jorge Luiz Silva Rocco; e especialista em Projetos de Gestão Ambiental, o diretor de limpeza pública de Jundiaí, Márcio Alberto Moraes.
Acompanhados pelo técnico da Sedema Carlos Ambrosano, a comitiva esteve na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) onde foram recepcionados pelo presidente da empresa Piracicaba Ambiental, Gerson Grutolla, que apresentou as instalações.

O evento do Consimares vai debater o plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta, com apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde), deverá permitir que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional de Meio Ambiente.
A falta de saneamento básico está diretamente ligada a casos de diarreia e dengue, ocasionando altos índices de abstenção ao trabalho. “Obras de infraestrutura, como fornecimento de água, tratamento de esgoto e gestão de resíduos, exigem uma enorme dotação orçamentária e é claro que cidades pequenas não têm como tirar do papel questões tão importantes sem a ajuda de outras entidades”, analisa Maurício Brusadin, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que deverá realizar a abertura do evento.
Hoje, no Estado de São Paulo, 508 cidades, de um total de 645 municípios, possuem menos de 50 mil habitantes. “O consorciamento de cidades que tenham interesses comuns é uma realidade capaz de transformar o Estado de São Paulo. Juntas, as cidades podem encomendar estudos precisos e claros, capazes de apontar tudo o que é comum, assim como tudo o que é exclusivo a cada uma delas”, diz Luigi Longo.
“Cidades diferentes podem ter realidades e necessidades diferentes, mas é importante perceber que, ao reunir macro ou até microrregiões, conseguimos ganhar escala, atrair investidores e por consequência, atrair a iniciativa privada para fornecer as soluções necessárias a cada uma destas regiões”, pondera Benjamin Bill, prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares.
“Ao reunir médias e pequenas cidades, podemos distribuir com melhor razão os investimentos naquela região, fazendo com que todas cresçam de forma equânime e regular, o que evita o êxodo de pequenas cidades e seu abandono”, completa o secretário Maurício Brusadin.
O evento é gratuito e será destinado a gestores públicos, prefeitos, vice-prefeitos, empresários do setor de saneamento, ministério público, acadêmicos e sociedade civil organizada. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ci.eco.br/inscricao