terça-feira, 5 de junho de 2018

06 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente


Plantio de árvores em área recuperada pela Sedema marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema comemorou o Dia Mundial de Meio Ambiente nesta terça-feira, 05/06, com o plantio de 75 novas árvores em uma Área de Proteção Permanente –APP recuperada pela secretaria. Entre as 12 espécies escolhidas para este plantio estão mudas de cambará, figueira, terminalia, pau d’alho, sangra d’agua, guarantã, entre outras.



O plantio aconteceu ao redor do conhecido Córrego da Colina, localizado no Bairro Jaraguá, onde havia muitas ocorrências de descarte irregular de entulho. Com este espaço recuperado e agora com o plantio das árvores, a secretaria espera estar contribuindo para transformar mais uma área, proporcionando melhoria na qualidade de vida e da saúde dos moradores do entorno, tanto como para uma mudança no visual para quem passa no local visual.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/ Sedema contou com a
colaboração do Subtenente Barbosa e integrantes do Tiro de Guerra de Piracicaba que fizeram questão de participar do plantio em comemoração a data mundial pelo meio ambiente.

O evento contou com a presença do secretário executivo da Defesa Civil, Odair Mello responsável pela coordenação das ações integradas entre várias secretarias para limpeza e retirada de entulho dos córregos. Odair comentou com os presentes da importância para o meio ambiente que é se manter limpos os cursos d’água - “uma nascente reflorestada, um curso d’água limpo poderá evitar alagamentos
e evitar prejuízos aos cofres públicos”. Odair lembrou que durante última ação efetuada no local pela Prefeitura, foram retiradas mais de 80 toneladas de entulho na canalização de esgoto do Semae. O secretário anunciou que este trabalho deverá ser reiniciado nos próximos 15 dias.

 As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente é extensão, programadas para acontecer em diversos locais da cidade e se entendem durante todo o mês de junho. (programação anexa).


Um dos destaques da programação é o aniversário do Projeto “Plante Vida Nascemos Juntos para viver” que acontece no sábado, 16/06 a partir das 9 horas. O Plante Vida iniciou em junho de 2006 e hoje tem mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com maternidades dos três hospitais: Unimed, Santa Casa e Hospital dos Fornecedores – HFC. Este evento acontece na área verde da Avenida Cruzeiro do Sul, no Bairro Nova Piracicaba.

Dia Internacional do Meio Ambiente 

Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27/05/1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana nacional do meio Ambiente que tem por objetivo de apoiar a comunidade nacional na luta pela preservação dom patrimônio natural do país.


Em Piracicaba, a Semana do Meio Ambiente acontece com o objetivo de conscientizar estimular a população tanto sobre os problemas ambientais do Brasil e do mundo quanto para a importância da preservação da Natureza através de uma programação extensa que envolve atividades sócio ambientais, culturais e esportivas.  

Mais informações pelo telefone do Núcleo de Educação Ambiental NEA/ SEDEMA: (19) 3417-9494

Boletins serão divulgados através do site da Sedema, que disponibiliza imagens e vídeos de toda a programação 













2 comentários: