segunda-feira, 18 de junho de 2018

Plante Vida: 11 anos de parceria com as maternidades e mais de 50 mil árvores plantadas


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA comemorou neste sábado, (16/06), o 11º aniversário do programa PLANTE VIDA.
O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do secretário do Meio Ambiente, Jose Otavio Menten, de representantes dos Hospitais parceiros:  Fornecedores de Cana, José Coral e Unimed, Fernando Volpato Mendes. O evento contou ainda com a presença e a colaboração do Subtenente Barbosa e integrantes do Tiro de Guerra de Piracicaba, do Grupo de Escoteiros Pira 165 além dos pais e parentes dos recém-nascidos. 
  
O Plante Vida, criado pela Sedema em parceria com as maternidades locais, prevê
que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. Desde a sua criação em 2007 até agora quando completou 11anos, mais de 50 mil novas árvores já foram plantadas.

Para este evento comemorativo, o local escolhido pelos técnicos da Sedema foi uma área verde na avenida Cruzeiro do Sul, na altura do número 200. Foram plantadas mudas de ipê branco, angico, tapia, araribá, guarita, eritrina, farinha seca, tamboril, ingá entre outras, etc.

O Plante Vida faz parte do programa Piracicaba Mais Verde, criado pela Sedema em 2007 para fortalecer a arborização de Piracicaba, com o objetivo de plantar uma árvore para cada criança nascida no município de Piracicaba. Desde o ano de seu lançamento até agora mais de 50 mil novas árvores já foram plantadas.   

No município de Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano. Ainda nos hospitais, os pais, preenchem os cadastros de adesão espontânea do programa.
Estes dados são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental – NEA da
SEDEMA, inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família da criança e convida para participar do plantio.  

Existem três formas de os pais participarem do Programa PLANTE VIDA:

- Plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- Plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;
- Plantio em área verde: o plantio é comunitário. A SEDEMA define uma área verde
e agenda o plantio com os pais. 


Os pais que participam do Programa PLANTE VIDA recebem um Cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar a muda.











Nenhum comentário:

Postar um comentário