terça-feira, 19 de junho de 2018

Força tarefa para a limpeza do Córrego da Colônia.



A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre autarquias e secretarias: Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Obras (Semob), Transito e Transporte (Semuttran), Agua e Esgoto (Semae) e Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira, 18/04, a limpeza do córrego da Colônia. Inicialmente o trabalho está concentrado no trecho que compreende a Rua Professor Arthur Madeira até a Rua Benjamin Constant.

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, a exemplo das outras ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, desta vez também estão sendo retirados de dentro do córrego: lixo, entulho, galhos de árvore e pedaços de madeira que obstruem a passagem da água e prejudicam a paisagem.

Para esta ação, a Prefeitura conta com uma equipe de funcionários, máquinas, caminhões e também motosserra.

O responsável pela Defesa Civil comentou que “ além do lixo e entulho que estamos retirando do leito do córrego, fazendo a desobstrução.  Muitos materiais transportados para o leito acabaram se enroscando em galhos, ocasionando possíveis pontos de transbordamento”.

 A limpeza se estende às margens do Córrego da Colônia e também à área verde do local que, segundo Odair, está servindo de depósito de lixo e entulho.

O responsável pela Defesa Civil comentou sobre os riscos: “O entulho e o lixo são
transportados pela água e entopem galerias, o que pode causar alagamentos, mau cheiro e poluição visual. É importante destacar que não há necessidade alguma de descartar esses materiais em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios, já que o município dispõe de coleta seletiva de lixo e também de Ecopontos, que recebem entulho”














Um comentário: