terça-feira, 12 de junho de 2018

Final de semana no Horto de Tupi




O Horto de Tupi preparou uma série de atividades durante todo mês de junho, como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Estes eventos acontecem em parceria com a Sedema e outras associações e entidades.

No sábado, 16/06, a partir das 8h, acontece a "Trilha da Saúde", uma caminhada com ponto de partida da Praça da Igreja Matriz São José de Tupi em direção ao Centro de Visitantes da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi). Enquanto isso, na unidade, acontecem uma trilha e um piquenique enfatizando as relações entre a Estação Experimental de Tupi e a saúde e qualidade de vida. Essas ações serão realizadas pelo Instituto Florestal, Nea/Sedema, Escola Estadual Pedro de Mello, Associação de Moradores do Distrito de Tupi e ESALQ (estudantes da disciplina "Ecologia Aplicada" do Curso de Ciências Biológicas).

No domingo 17/06, às 8h30min, acontece o terceiro encontro do "Ciclo de oficinas de planejamento de manejo de trilhas para ciclismo" (construção participativa de uma trilha de ciclismo na unidade). As inscrições estão abertas a todos os interessados por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-hvLxelIWLMO8Gt5yED5z7A0zueXno Da7egXjhwhstwoi7g/viewform. A atividade é fruto da parceria entre o Instituto Florestal, a SEDEMA e o Laboratório de Áreas Naturais Protegidas da ESALQ.
Entre estas atividades programadas que deverão acontecer este mês no Horto de Tupi, a especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Palmieri, destacou as atividades: "Vem para o Horto" e "Bacia Caipira" a serem realizadas nos dias 16, 17 e 26 de junho, todas abertas ao público.

"Vem para o Horto", tem objetivo de aproximar a comunidade e a unidade através de atividades diversas.  A "Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias" tem como objetivo promover um resgate histórico e socioambiental envolvendo os municípios de Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste).

E ainda a Prefeitura, através da Secretaria de Governo, promovera a chamada "Piracicaba Trabalha Assim" visita a espaços públicos do município de Piracicaba.

Na terça-feira, 26/06, às 8h, os organizadores da programação do Horto destacam o evento "Trilhas do Horto e história de Tupi" do programa "Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias". Neste evento, os participantes terão a oportunidade de realizar uma caminhada pela unidade e conhecer um pouco sobre a sua história e importância, além de observar alguns dos exemplares da fauna local, com destaque para as aves. A atividade acontece em parceria do Instituto Florestal, Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste, SEMAE e DAE Santa Bárbara.

Ainda no mês de junho, estão previstas diversas atividades com diferentes públicos no âmbito dos programas "EducaTrilha na escola" (concurso de projetos de educação ambiental nas escolas de Piracicaba), "Pré-PJ-MAIS" (formação integral e eco profissional de jovens). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário