sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Dia da Arvore


A secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema comemorou o Dia da Arvore junto com os parceiros do Viveiro Municipal: o Consórcio PCJ, a Oji Papéis Especiais.
Durante o evento “Viveiro de Portas Abertas” entre as atividades que marcaram a data aconteceu o plantio simbólico de mudas de Ipê Branco (árvore símbolo do Consórcio PCJ) e distribuição de mudas nativas à população.
O Secretário do Meio Ambiente – José Otávio Menten, comentou sobre a data: “ uma das maiores preocupações da sociedade hoje é a qualidade de vida. E a qualidade de vida se reflete através de várias ações, mas a árvore é considerada um símbolo do meio ambiente pelos seus inúmeros benefícios: por tornar o ambiente mais favorável e ainda proporcionar também uma maior diversidade de animais entre muitos outros."
Piracicaba tem se pautado por trabalhar muito nesta área. Nos últimos anos mais de 1.300 000 árvores foram plantadas na cidade através do programa Piracicaba Mais Verde. Entre as ações do programa está o Plante Vida, onde para cada criança nascida se planta uma árvore. Há também o Programa Verde Oliva, onde cada atirador que conclui sua atividade no Exército Brasileiro também planta uma arvore”.
Continuando, menten comentou "Nossa cidade é privilegiada por contar com árvores notáveis: a Sapucaia da esquina do Campo do XV (que este ano completa cem anos), outra Sapucaia plantada na Praça do Largo dos Pescadores; os Jequitibás existentes no Parque do Mirante, na Estação Ecológica de Ibicatu, que devemos participar mais da sua gestão. O secretário citou também o Ipê amarelo da Avenida Cruzeiro do Sul, o baobá da Praça do Cemitério da Saudade e a Figueira dentro do estacionamento do Carrefour.  
Eva Mazocchi, natural de Americana, moradora próximo ao Viveiro há dois anos, diz que costuma buscar mudas no Viveiro com frequência. Ela comentou que já chegou a levar 20 mudas de uma vez.-  “ plantei muitas mudas na calçada, levei algumas frutíferas, como a pitanga preta que eu não conhecia e plantei no meu quintal. Coisas comuns, nada de extraordinário. Nossa chácara já está bem completa.” 
 “É um privilégio poder morar no meio de tantas árvores, é saudável, uma qualidade de vida excepcional. Segundo a moradora, as pessoas deveriam plantar mais árvores na cidade."tem gente que diz que não vai plantar árvores porque dá trabalho, mas não vejo como trabalho: as folhas que caem quando damos uma destinação correta a elas, vira uma adubação. Há algumas árvores que produzem frutinhas que atraem passarinhos. Então os benefícios são bem maiores", finalizou Eva.  
Wagner Takada, natural de Limeira, mora na Vila Monteiro, levou o pequeno Matias para conhecer o Viveiro no Dia da Árvore. Takada aproveitou e escolheu algumas mudas para plantar no seu quintal. Sobre o Dia da Arvore, disse que " é muito profundo se formos pensar sobre a importância de uma árvore para gente. Arvore é vida. E não estou pensando só no meu filho, acho importante pensarmos nos outros também, no vizinho, no irmão, em todo mundo. No planeta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário