quarta-feira, 19 de setembro de 2018

O Plante Vida da primavera acontece neste sábado (22/09) no Morro do Castelinho



A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, promove, no próximo sábado (22/09), a partir das 9:00, o Plante Vida da Primavera. O evento acontece na área verde do Morro do Castelinho, local onde já aconteceram outros plantios. 
Como nos plantios anteriores, as famílias que aderiram ao Programa e optaram pelo plantio em áreas verdes, foram convidadas para este dia. Em Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, totalizando média de 5.500 crianças por ano.
Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização “Piracicaba Mais Verde”, este programa acontece há 11 anos sempre em parceria com as maternidades dos hospitais de Piracicaba: Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia e Unimed com objetivo de conscientizar as famílias sobre os benefícios da arborização e de buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida na cidade.
Desde sua criação até agora, mais de 50 mil novas árvores já foram plantadas.  Para o Plante Vida deste sábado, serão plantadas serão as seguintes as espécies: Pau marfim, Peroba Rosa, Cana fístula, Guaritá, Jequitibá branco, Jequitibá Rosa, Caquizinho, Pau ferro, Sapuva branca, Mogno, Açoita-cavalo-graúdo, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo anão.

O Plante Vida

O Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros.
Com adesão de quase 100 %, os pais preenchem os cadastros nas maternidades e posteriormente são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas de os pais participarem do Plante Vida:
- plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
 - plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;
- plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.
Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.

Morro do Castelinho: entrada pela Rua Dr. Otávio Martins de Toledo (próximo à Associação Passo a Passo) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário