segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Participantes do “Bio na Rua “ conheceram “Edificação Modelo de Sustentabilidade” no Zoológico/Paraíso da Criança.


Os dez itens foram apresentados pela equipe do NEA que fizeram com que a edificação da NEA Paraiso/Zoológico fosse considerada um modelo de sustentabilidade.

Durante o evento “Bio na Rua”, que aconteceu no domingo (16/09), no Zoológico Municipal de Piracicaba/Paraíso da Criança, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental NEA/SEDEMA tiveram a oportunidade de apresentar aos participantes do evento os elementos que tornaram a edificação do Núcleo de Educação Ambiental instalada no Paraíso da Criança/Zôo como modelo de sustentabilidade.




Esta edificação abriga dez itens e os participantes do Bio na Rua puderam conhecer dentro de um circuito:

1.    Uso de Lâmpadas fluorescentes:
            O uso de lâmpadas fluorescentes já é uma prática comum na maioria das residências. Porém, alguns participantes desconheciam que essa iluminação pode ser potencializada utilizando-se placas refletoras nas luminárias. Além disso, eles foram orientados pela equipe do NEA sobre os problemas de descarte irregular desse tipo de lâmpada e apresentados ao serviço de coleta de lâmpadas existentes em todos os ecopontos e em alguns parques urbanos da cidade.

2.    Interruptor individualizado de iluminação:
Ainda sobre a questão de redução do consumo de energia, os visitantes receberam informações sobre a importância da instalação de interruptores individualizados instalados nos espaços do Núcleo, acionados somente quando há uso de algum espaço específico. No caso, a maioria das residências já possuem esse tipo de sistema, porém os participantes foram orientados para que ficassem sempre atentos ao uso sustentável da energia em suas residências.


3.    Iluminação natural e ventilação cruzada:
            A iluminação natural existente naquele espaço contribui para que o salão principal não tenha necessidade de estar com as lâmpadas acesas em dias de céu claro. As janelas grandes favorecem a entrada de luz natural e também de ventilação cruzada. Esse exemplo foi apresentado como modelo, podendo serem adotadas outras diferentes formas de iluminação natural em residências: como uso de claraboias ou domos em banheiros, telhas de vidro em alguns pontos mais escuros de garagens ou quintais e janelas amplas. Os participantes foram orientados a manter sempre portas e janelas abertas em dias quentes favorecendo a ventilação cruzada e minimizando o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.
4.    Sistema de Captação de Água de Chuva:

            Os participantes do Bio na Rua conheceram detalhes sobre o sistema de captação de água de chuva para que possa ser reaproveitada para a limpeza do local e a receberam orientações sobre como esse sistema pode ser facilmente implantado nas residências.

5.    Utilização de madeira reflorestada como estrutura de cobertura e portas                         A equipe do NEA mostrou aos participantes do evento, algumas estruturas como:  as colunas, o madeiramento do telhado e portas do espaço onde foram utilizadas madeiras de reflorestamento. Eles também foram informados sobre os benefícios obtidos pela utilização desse tipo de madeira e os prejuízos ambientais causados pelo comércio ilegal de madeiras.      
                                                                                
6.    Plantio de árvores nativas 
            O entorno da edificação é muito rico em árvores nativas e sob orientação da equipe da Sedema e os participantes do evento receberam algumas informações sobre a importância da arborização urbana e os serviços disponibilizados pela Sedema, por meio do Viveiro Municipal de Mudas. Neste ítem, os técnicos destacaram as espécies de ipês que muito atraem pela sua florada, as espécies frutíferas que atraem aves, como a pitanga e o oiti e ainda algumas espécies de importante relevância ambiental como o Pau-brasil e o Palmito Jussara.

7.    Área do entorno permeável
Os técnicos chamaram a atenção dos participantes do evento Bio na Rua para que observassem o solo do entorno da edificação, destacando a importância de mantê-lo com plantio de grama ou mesmo com folhas que caem das árvores, a fim de formar a camada de matéria orgânica tão importante para a qualidade do solo. Além disso, os monitores alertaram sobre a importância da absorção da água pelo solo para irrigação das árvores e abastecimento do lençol freático. Com isso, os visitantes foram incentivados a manterem ou transformarem seus quintais e calçadas em áreas permeáveis.

8.    Acessibilidade
No local onde o evento foi realizado, os monitores destacaram a existência de rampa de acesso ao espaço, favorecendo a livre circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldades na locomoção.

9.    Separação de Lixo orgânico e reciclável
            Além da edificação do Núcleo de Educação Ambiental – NEA na área externa do Paraíso/Zoológico, os participantes do evento puderam ver as lixeiras instaladas para a coleta seletiva (três caixotes identificados para coleta de materiais recicláveis, materiais compostáveis e rejeitos). Com isso, os monitores puderam explicar a classificação e a separação de resíduos sólidos domésticos para que possa ser aplicado nas residências. Todos os participantes receberam panfletos explicativos sobre a forma correta de separar materiais recicláveis e a programação semanal da coleta seletiva nos bairros.

10. Bicicletário
Os participantes foram informados sobre a presença de um bicicletário naquele local, com o objetivo de estimulá-los a utilizar a bicicleta como meio de transporte, além de receberem informações sobre outras formas de mobilidade sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário