quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sedema fiscaliza e orienta os postos sobre armazenamento e descarte correto de embalagens de lubrificantes


Fiscais da Divisão de Controle e Fiscalização – DCF, da Secretaria Municipal de Defesa do
Meio Ambiente-Sedema em Piracicaba, realizam um trabalho programado durante o ano para orientação e fiscalização em todos os postos de combustíveis e demais locais geradores das embalagens de óleos lubrificantes, com objetivo de garantir que estes locais efetuem o armazenamento e promovam a destinação correto das embalagens pós-consumo.
Na última segunda-feira, 24/09, os fiscais realizaram uma vistoria no Posto Palladio, localizado na Rua Professor Heitor Pinto Cesar, centro da cidade, para orientar os funcionários e responsáveis, sobre esta ação importante e necessária para evitar danos ambientais. 
Reinaldo Rabelo, responsável pelo DCF/Sedema explicou: “de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010), as embalagens de óleos lubrificantes não são resíduos da responsabilidade do poder executivo e sim dos geradores “Art. 33.
E, segundo Reinaldo, “este tipo de resíduo deve ser descartado de forma independente do serviço público de limpeza urbana. Os geradores, postos de gasolina e outros, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa (promover o retorno das embalagens destes produtos após o uso pelo consumidor). Portanto, cabe aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes darem uma destinação correta das embalagens destes produtos. ”
“O poder público municipal orienta os responsáveis pelos estabelecimentos sobre o armazenamento corretos das embalagens e destinação ao programa “Jogue Limpo” e fiscaliza, mediante comprovante de destino, sob penalidades caso a falta de descarte correto”, finalizou Rabelo.

O programa “Jogue Limpo”, uma ação de parceria de logística reversa das embalagens de óleos lubrificantes entre os fabricantes, importadores, comerciantes, atacadistas e consumidores. O programa foi criado, através de um acordo setorial, em 2012, firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e Sindicato dos Fabricantes de Óleo (Sindicom) e sindicatos de revenda (Resan, Regran, Recap e Sencopetro), com anuência da Cetesb.
Em Piracicaba, o Jogue Limpo, atua desde 2014, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba através Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema.  De outubro de 2016 a agosto de 2017, foram coletados 2.248,2 Kgs de embalagens de óleo lubrificante. Neste período, um ano depois, foram coletados 2.620,2 kgs de embalagens de óleo lubrificantes.
Embalagens
Os lubrificantes automotivos são vendidos, diariamente, nos postos de troca de óleos. Nesses locais, os frascos do produto, pós-consumo, contaminados com resíduo oleoso, permanecem até que sejam coletados e, na grande maioria dos casos, acabam destinados para lixões ou aterros.
As embalagens de óleos lubrificantes são compostas, basicamente, do material plástico (polietileno de alta densidade) e do óleo lubrificante remanescente e seus aditivos. A destinação final, pós-uso, desses materiais, representa uma das grandes preocupações da sociedade atual com relação às questões ambientais. Os rejeitos plásticos se degradam muito lentamente, acumulando no meio ambiente, contribuindo com o agravamento de vários problemas como impermeabilização dos solos, aumento do volume de lixões com proliferação de doenças, assoreamento dos rios e lagos, dentre outros.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário