sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Sistema auxilia a mapear a cidade






A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Sedem, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, em parceira com o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento "Ambiente Total", promoveu uma oficina para elaboração do Green Maps (Mapa Verde) de Piracicaba.  Cerca de 40 funcionários participaram deste treinamento com duração de 8 horas que aconteceu na sede do NEA.   
Carmen Rita Furlani Blanco, do Instituto Ambiente Total, comentou sobre a oficina: “no mapeamento socioambiental faz parte das intervenções de educação ambiental sobre consumo  consciente e coleta seletiva na área urbana do município de Piracicaba, a fim de integrar ações, sensibilizar e mobilizar a população de Piracicaba, contribuindo para a melhoria do serviço de coleta seletiva e a diminuição da quantidade de materiais passíveis  de reciclagem que hoje são encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos – CTR  Palmeiras.
De acordo com André Blanco também do Instituto Ambiente Total, durante a oficina foram levantados mais de 100 pontos relacionados à resíduos sólidos em Piracicaba. A oficina aconteceu focada principalmente em resíduos sólidos, de acordo com o interesse da Sedema, mas o sistema permite que se insira parques, escolas, áreas verdes, muitos outros temas. Acredito que teríamos condições de mapear mais de 800 pontos ambientais relacionado a Secretaria.    

De acordo com André Blanco, o sistema é norteado por três pilares: modo de
vida sustentável, natureza e cultura e sociedade. E dentro destes, existem subtemas relacionados e escolhidos, mas o Mapa pode ser focado em um único tema de acordo com o interesse do grupo.

Hoje, através do Mapa Verde Aberto, uma nova ferramenta de mapeamento do sistema Mapas Verdes, cria um espaço comunitário online que ajuda e estimula as pessoas a compartilharem seus insights, imagens e avaliações de impactos de lugares verdes em escalas tanto locais quanto globais.

O mapa aberto, é um sistema colaborativo. As pessoas podem participar sugerindo pontos. Pode descobrir ou conhecer um local, encaminhar aos moderadores para que seja inserido no Mapa e posteriormente esta pessoa pode abastecer este ponto com comentários e informações.

O Sistema de Green Maps (Mapas Verdes) surgiu através com um eco designer Wendy Brawer, que teve a ideia de mapear a cidade de Nova York, através de uma ferramenta que apontasse os locais de alimentação saudável, os parques e praças, locais voltados para uma vida saudável e sustentável.

Sistema Mapa Verde

DE acordo com o Instituto Ambiente Total, o Mapa Verde é uma forma efetiva de se criar uma nova e poderosa perspectiva da cidade, envolvendo e estimulando os indivíduos e as comunidades a repensar, de forma colaborativa e integrada o momento presente, fortalecendo a base para a construção de um futuro melhor para todos. Uma das características mais importantes do GMS – Green Map System é a utilização de uma série de ícones, desenvolvidos de forma participativa, para a classificação dos locais de interesse da comunidade. É uma ferramenta efetiva para o processo de planejamento. Ele fornece informações sobre o ambiente natural, social e cultural, auxiliando no entendimento dos princípios ambientais básicos da região, informando as pessoas sobre outras áreas do conhecimento com as quais elas não tenham muito contato.
O Mapa Verde pode desempenhar um papel importante na análise ambiental das interações biorregionais, físicas e sociais que geram ou agravam problemas ambientais e sociais como a produção e distribuição de alimentos, os recursos disponíveis, a geração e conservação de energia, a poluição, as dinâmicas urbanas e a conservação dos ambientes naturais e humanos.

https://www.opengreenmap.org/pt-br/greenmap/green-map-piracicaba


Nenhum comentário:

Postar um comentário