sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Nea/Sedema inicia projeto piloto de educação ambiental voltado ao combate às queimadas urbanas.


A equipe do Núcleo de Educação Ambiental- Nea da Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente- Sedema, recebeu na quinta-feira, 27/09, no Parque do Mirante, um grupo de alunos do “Instituto Formar”, para participar de um trabalho cooperativo de educação ambiental voltado para o combate às queimadas urbanas.
Para a atividade, as coordenadoras utilizaram a metodologia “Agenda 21 do Pedaço”, também conhecida como “Oficina do Futuro”, idealizada pelo Instituto Ecoar para a Cidadania, cuja proposta é realizar o planejamento de ações referenciadas em 4 etapas como: o Muro das Lamentações, a Árvore dos Sonhos, a Viagem na história do Pedaço e a Oficina do Futuro.
A partir da apresentação da metodologia, a bióloga Elizabeth da Silveira Nunes Salles e os
estagiários do NEA,  conduziram as atividades propondo para que os alunos contribuíssem com suas percepções em relação às queimadas em cada etapa proposta pela metodologia.
No “Muro das Lamentações” os alunos foram estimulados à registrar em cartões em forma de tijolos, suas percepções negativas em relação às queimadas, sendo que a maioria registrou a fumaça e seus efeitos na saúde humana, o fogo e suas consequências para a vida de animais silvestres e a fuligem como principais problemas causados pelas queimadas.
Após um breve diálogo sobre os problemas, o grupo foi novamente estimulado a emitir suas percepções positivas em relação às áreas verdes, parques, praças e florestas presentes na área urbana, em cartões em forma de folhas,
Segundo a bióloga do NEA, Elizabeth da Silveira Nunes Salles, “como resultados, surgiram registros sobre a importância das áreas verdes para a manutenção da qualidade do ar, a beleza das paisagens, a importância das árvores no sombreamento e qualidade de vida e a necessidade de viver mais próximo de ambientes naturais”. Mais uma vez os participantes foram estimados a trocarem suas impressões sobre a importância da conservação de áreas verdes, parques urbanos e plantio de árvores nas calçadas.
Na próxima etapa da metodologia do “Agenda 21 do Pedaço – conhecida como “Viagem na história do Pedaço” a equipe do Nea apresentou aos participantes os dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em relação às queimadas no Brasil, destacando-se os três biomas que mais são afetados pelas queimadas (Amazônia, Cerrado e Caatinga) como também, dados sobre os focos de queimadas na cidade de Piracicaba.
Dentro desse contexto, todos observaram em um mapa dos focos de queimada e após análise, os alunos e a equipe do Nea verificarame concluíram que a maioria deles estão localizados na área urbana do município. E, a partir dessa análise, uma roda de conversa (“Tempestade de Ideias”) foi estimulada para que os alunos contribuíssem com ideias para o combate às queimadas e formas de atuação para uma campanha educativa.
Entre as principais ideias e sugestões apresentadas, destacaram-se: a necessidade de maior atuação da fiscalização nas notificações e aplicações de multas para quem ateia fogo e/ou tem terreno que favorece queimadas; - a utilização de cartazes, banners, faixas e “busdoor” com uma arte bastante apelativa para os problemas que surgem para a saúde das pessoas e vidas de animais, em consequência das queimadas; - trabalhar com a divulgação dessas campanhas em postos de saúde, unidades de pronto atendimento à saúde, rádios AM e FM, internet e redes sociais; - envolvimento de publico voluntariado para auxiliar na campanha;
A bióloga do Nea, explicou como os encaminhamentos  deverão ser feitos à partir das contribuições de todos os participantes, apresentando e destacando a utilização da ferramenta para planejamento estratégico (5W2H) para desenvolver a proposta. O professor Luciano, responsável pelo grupo, propôs a utilização da matriz “Esforço x Impacto” para a priorização das ações.
Como conclusão, a bióloga que, “além de contribuir para o processo educativo de combate às queimadas, esta  atividade também contribuiu para que os alunos conhecessem metodologias e ferramentas de gestão de processos que podem ser aplicadas em qualquer área, principalmente pelo fato dos alunos participarem de uma instituição que promove processos educativos para a inserção no mercado de trabalho”.

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