quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Prefeitura inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende


Estrutura, que terá 430 compartimentos, vai abrigar restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados e otimizar espaço

A Prefeitura deu início hoje, 09/10, à construção de um ossário no Cemitério Municipal Vila Rezende. A estrutura, que terá 430 compartimentos, servirá para abrigar os restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados. A medida tem como objetivos facilitar a manutenção do campo santo e ganhar espaço no cemitério, onde hoje estão sepultadas mais de 29 mil pessoas. A obra está orçada em R$ 55 mil.


De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, o ossário será construído em blocos de concreto e lajes maciças em concreto armado, com 430 unidades de compartimentos nas dimensões de 39cm de largura x 39cm de altura x 79cm de profundidade, distribuídos em cinco pavimentos. Cada compartimento tem capacidade para abrigar os restos mortais de três a cinco pessoas, dependendo da idade (criança ou adulto).
Hoje, os restos mortais retirados das sepulturas abandonadas são enviados ao Ossário Municipal, que fica no Cemitério da Saudade. Com o novo ossário, esse translado não será mais necessário.
falta de espaços nos cemitérios é um problema que vem sendo enfrentado pela Administração de diversas formas. A primeira delas foi a assinatura dos decretos 16805/16 e 17035/17, que estabelecem prazo para que os concessionários das sepulturas que estão abandonadas manifestem interesse na manutenção da concessão. Após a criação desses decretos, foram retomadas cerca de 600 sepulturas. Outra foi a execução de um cemitério vertical, que hoje conta com dois blocos com 120 gavetas cada e, agora, a construção do ossário, os dois no Cemitério da Vila Rezende.


Nenhum comentário:

Postar um comentário