terça-feira, 16 de outubro de 2018

Integração das equipes da Estação Experimental e Sedema acontece esta semana no Horto.


 Desde que a Prefeitura recebeu em junho a permissão oficial de uso pelo Governo do Estado, da Estação Experimental de Tupi, conhecida pelos piracicabanos como Horto de Tupi, os dois órgãos têm intensificado as ações compartilhadas naquele local, organizadas conjuntamente pelo Estado, Prefeitura e Esalq/USP.   
O Horto de Tupi, um patrimônio natural, hoje, mais do que nunca, está à disposição da população de Piracicaba e região, através de uma extensa programação de lazer e atividades sócio ambientais que acontecem ali, com muita frequência.
E, a partir desta aproximação, em comum acordo, a equipe da Estação Experimental e Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental - NEA, sentiram a necessidade de realizar um encontro de integração entre os funcionários dessas duas instituições para a troca de experiências.
Esse encontro acontece nesta quarta e quinta-feiras, 17 e 18 de outubro, no período da manhã, onde, logo após a recepção, os funcionários participarão de uma dinâmica de apresentação para se conhecerem. Em seguida, poderão conhecer um pouco sobre os processos desta parceria.
Depois disso, os convidados participarão de uma trilha com algumas paradas estratégicas, onde os funcionários da Estação Experimental deverão apresentar alguns pontos e curiosidades da história do Horto, a vida na Fazenda Morro Grande (colônia) e também sobre a experiências das suas vidas.
No término das atividades, os organizadores promoverão um debate e uma confraternização entre as equipes.  
O Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, comentou que “desde que a Prefeitura obteve a permissão legal para o uso do Horto, estão sendo realizados investimentos para estimular a participação da população piracicabana neste local que é um dos mais bonitos da cidade”.
Segundo a bióloga do Nea, Elisabeth Nunes Salles, “a proposta de integração entre colaboradores da Sedema e colaboradores da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) surgiu da demanda de tornar os projetos, e, o próprio espaço de visitação pública do Horto, agora sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, mais conhecidos entre os colaboradores, estimular a visitação e, principalmente, integrar os colaboradores para que futuros trabalhos no local sejam desenvolvidos de forma integrada e otimizada."
HISTÓRICO - A Estação Experimental de Tupi foi criada em 1949 e está localizada na Rodovia Luiz de Queiroz, km 149, no distrito de Tupi. Tem área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica. Em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário