segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Plantio no Cecap da início às comemorações do centenário da Sapucaia


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Esporte Clube XV de novembro e Associação Amigos da Sapucaia, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, plantada no cruzamento da avenida Independência com rua Moraes Barros, que completa um século no mês de novembro.
No sábado, 27/10, teve início as comemorações do evento, chamado de Centenário da Sapucaia, com o plantio da primeira, das cinco novas sapucaias que enfeitarão a cidade, no Centro Esportivo do Bairro Cecap, avenida Eurico Gaspar Dutra, às 10h.
Na sequência, outras quatro árvores serão plantadas na praça Coronel Antônio Bruno, Nova Piracicaba; outra no Parque Santa Teresinha, em Santa Teresinha; outra no bairro Campestre, no Parque Monte Líbano e a quarta na Chácara Nazareth.
Programação
No sábado, 10/11, às 10h, o IHGP realiza em sua sede, na rua Professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá, uma palestra do historiador Armando Alexandre dos Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sobre a participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial.

Na quinta, 15/11, sob a sombra da famosa sapucaia, às 11h, será comemorado o centenário de seu plantio, além dos 105 anos de fundação do Esporte Clube XV de Novembro, os 22 anos dos desfiles da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da Associação dos Amigos da Sapucaia.
Nesse evento, serão prestadas homenagens ao funcionário público e conselheiro do XV, José Antônio do Amaral Caprânico, neto do semeador da sapucaia, Antônio Caprânico, e aos fundadores da banda da Sapucaia, Paulo Sérgio Tomazielo e Ricardo Santana.
O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Octávio Menten, receberão diplomas do IHGP.

Sapucaia – Árvore da Paz e Patrimônio

Segundo a professora Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, a sapucaia centenária foi plantada pelo seu avô Antônio Caprânico em comemoração ao fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918.  Seu ela, o avô trouxe de sua fazenda várias mudas de sapucaia e veio plantando pelo caminho, até chegar a Piracicaba. De todas, só a da avenida Independência com a rua Moraes Barros, local onde havia um bosque, acima da casa da família, resistiu. O bosque, depois, deu lugar ao Estádio Barão de Serra Negra.

A árvore-símbolo da cidade, mede aproximadamente 12 metros de altura e 4,80 metros de circunferência e ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2009, já na Administração do prefeito Barjas Negri, pelo decreto 13.354, tornou-se imune ao corte.
Além do seu valor histórico, e, também por conta de seu valor paisagístico e ecológico, a sapucaia é constantemente acompanhada pelos técnicos da Sedema, que realizam vistorias periódicas, podas e exames, como ultrassonografia, para manter sua saúde e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário