quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Piracicaba sedia reunião para Proteção da Fauna

 Piracicaba sediou nesta quarta-feira, 30/10, a terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Fauna do RECONECTA. A reunião aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental-NEA da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema.   
O Programa RECONECTA RMC, surgiu há dois anos, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, através da sua Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, como parte do Plano Municipal do Verde de Campinas.
Segundo Rodrigo Pires, Gestor Ambiental da Prefeitura de Campinas, o Reconecta tem por objetivo fazer a ligação de alguns fragmentos, algumas áreas de importância ecológica de várias regiões. 
“A partir das primeiras reuniões realizadas pelo grupo, surgiu a necessidade de trabalharmos estes temas importantes de forma regional”. E assim, segundo o gestor ambiental, “após uma série de  tratativas, os Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas, assinaram um acordo de ligação e cooperação destas áreas”.
E, após a identificação das áreas de importância ecológica de cada município
e, também baseado nas diretivas do Planto Diretor, segundo o Gestor Ambiental, o Reconecta passou a agir pensando na conectividade dessas áreas na região metropolitana de Campinas, levando em conta os corredores ecológicos e outras questões.
"E, para facilitar a realização de oficinas de trabalho, o grupo foi dividido em duas equipes: uma trabalha com as questões da flora e a outra trabalha as questões da fauna, que é este grupo que vai acontecer hoje aqui em Piracicaba” completou Pires.  
Piracicaba aderiu ao grupo este ano, a partir de um Projeto apresentado ao Ministério Público, que levou a equipe de Piracicaba se aproximar do
Reconecta.  Apesar de que cada cidade tem sua particularidade, agendas diferentes o grupo tem muitas questões para serem discutidas em conjunto, mas seguindo de forma independente.
Giovani Batista Campos, Analista Ambiental da Prefeitura de Piracicaba, através da Sedema, explicou que as reuniões deste Grupo de Trabalho, tem como objetivo a elaboração de um Programa para a Proteção à Fauna Silvestre do Estado. “O grupo de Piracicaba se uniu ao grupo Reconecta da Região Metropolitana de Campinas. Já participamos de duas das quatro reuniões”
O Analista explicou que “atendendo o pedido do Ministério Público, o grupo da região Metropolitano de Campinas incluiu está convidando para fazer parte destas reuniões os municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Destas, Piracicaba, Santa Barbara D’Oeste e Rio Claro estão assumindo a organização para posteriormente levarmos estas discussões ao Plano de Desenvolvimento Integrado- PDUI.
Do total 43 municípios foram convidados para esta reunião do Grupo de Trabalho em Piracicaba, sendo 20 da Região Metropolitana de Campinas e outros 23 do Aglomerado Urbano de Piracicaba.  A programação teve início às 9 horas e prosseguiu durante o dia todo:

Confira a programação:
Capacitação teórica
- 9:00 – 10:00 Entidades mórbidas importantes para a conservação dos mamíferos silvestres brasileiros
- 10:30 – 12:00 Principais Ordens Zoológicas da mastofauna brasileira e seus representantes.
- 12:00 – 13:00 – almoço
Oficina de trabalho
-Estratégias regionais de conservação in situ, impactos lineares, passadores de fauna, recomendações futuras para implantação de rodovias.
13:00 - 15:00 – Grupos de discussão
- Estratégias para solucionar os hot spots de atropelamento de fauna
- Política de passadores de fauna
15:00 – 17:00 – Plenária com apresentação dos grupos e conclusões

Nenhum comentário:

Postar um comentário