sexta-feira, 19 de outubro de 2018

ATIVIDADES DA SEMANA DO LOBO GUARÁ E ANO DO TAMANDUÁ


            Na semana da criança, como parte das comemorações do Dia do Lobo e do Ano do Tamanduá, a SEDEMA, por meio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental realizou ações educativas no Museu do Zoológico de Piracicaba, nos dias 09, 10 e 11 de outubro, das 09h ás 16h. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco essas duas espécies representativas do Cerrado, atualmente consideradas ameaçadas de extinção. O objetivo foi orientar sobre a importância das espécies e do bioma Cerrado para o equilíbrio ecológico.
            O Dia do Lobo Guará, instituído pelo Grupo de Trabalho de Canídeos, é comemorado em todos os zoológicos brasileiros, geralmente no dia ou na semana da criança, dia em que os zoológicos recebem uma grande quantidade de visitantes. As atividades educativas têm como objetivo tornar a espécie mais conhecida, desmistifica-la e mostrar a importância da mesma para a vida do bioma Cerrado. Já o Ano do Tamanduá, foi instituído pela Sociedade de Zoológicos do Brasil – SZB. Todo ano, um animal da fauna brasileira é escolhido pela SZB como alvo de campanhas de conservação e educação ambiental. Esse ano, o Tamaduá foi a espécie escolhida e todos os zoológicos do Brasil vem desenvolvendo atividades educativas sobre ele. A equipe do Núcleo de Educação Ambiental resolveu então unir essas atividades sobre as duas espécies numa única semana.
            Entre as atividades realizadas destacaram-se: exposição de animais taxidermizados, distribuição de mascaras do Tamanduá, distribuição de boletim informativo sobre o Lobo Guará e distribuição da História do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo bom, para pais e professores. Foi realizado também um concurso para escolha de um nome para uma filhote fêmea de Tamanduá bandeira que chegou recentemente ao Zoológico. A filhote foi resgatada da beira de uma estrada, pois corria risco de ser atropelada. A votação foi ainda aberta ao público visitante do Zoológico e do Parque no final de semana – do dia 12 ao dia 14/Outubro. Para o concurso foi realizada uma pesquisa junto aos funcionários do Zôo, sendo sugeridos 3 nomes para a filhote, sendo que esses foram propostos para que o público votasse. Os nomes sugeridos foram: Zara (que significa “flor que floresce”), Potira (que significa “flor”) e Banguela (sugerido pelo fato da tamanduá não possuir dentes). Na apuração tivemos 227 votos e a apuração realizada nesta 2ª feira, definiu o nome mais votado: Zara, com 77 votos. Banguela apareceu em 2º lugar, com 46 votos e Potira, em 3º lugar, com 42 votos.
            Dentre as crianças que votaram no nome Zara, um sorteio foi realizado para conhecer o padrinho ou a madrinha da filhote. E a criança sorteada foi Guilherme da Silva Rossi, de 9 anos, que recebeu o título e certificado de Padrinho de Zara. Guilherme pode conhecer Zara de uma forma especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário