quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Prefeitura inicia obra de requalificação da Praça Imaculada Conceição



A Prefeitura de Piracicaba iniciou nesta quinta-feira,11/10, algumas intervenções na Praça Imaculada Conceição, localizada na Vila Rezende. Entre as ações previstas para a melhoria daquele espaço estão: o reparo no passeio e no piso de mosaico português, a pintura das guias interna e a demolição dos sanitários, autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac). Esta ação vem de encontro a inúmeras solicitações de moradores do entorno por uma questão de segurança.
Giovani Smagnoto, proprietária de um comércio no entorno da praça comentou:  “ Para nós vai melhorar porque hoje temos que manter a porta da loja fechada o tempo todo. A gente nunca sabe quem vai entrar por que eles (os moradores de rua que ocupavam os banheiros), praticamente moravam ali. Eu já vi até eles entregando droga para alguém que chegou de moto. Então eu achei uma boa ação, até por questão de segurança do Bairro mesmo”.
Márcia Albino acompanhada do filho pequeno, explicou que passa por ali todos os dias para levar o filho, aluno de pré-Escola Equilíbrio. Ela comentou que estava feliz com esta ação porque costuma estacionar o carro ali todos os dias. “Geralmente a gente não encontra vaga em frente à escola, e toda vez que para o carro é abordada por moradores de rua que ficam aqui na praça para pedir dinheiro. Eles vem em dois ou três e a gente corre o risco, tem medo. Acho importante esta obra até para valorizar a praça. A gente até queria andar com nossos filhos, mas não tem como, se sente insegura”.
O local deverá receber o plantio de grama, colocação de luminárias e instalação de novos bancos. O quiosque, local muito utilizado pela população - será mantido. E o coreto, outro local polêmico, deverá receber a instalação de grades de proteção e pintura e, por causa da ocupação irregular, após a reforma, a Administração pretende regulamentar o uso do coreto.
Com estas novas intervenções, a Administração Municipal espera estimulem a utilização da Praça Imaculada Conceição pela população em atividades de lazer. Nos últimos 12 anos, a Praça Imaculada Conceição recebeu atenção por parte da Prefeitura, com obras de reforma e manutenção executadas pela Prefeitura.
Confira a cronologia das obras realizadas naquele espaço a partir de 2006:
Em 2006 – Iluminação:  a Praça Imaculada Conceição teve a totalidade de lâmpadas convencionais trocadas por lâmpadas a vapor metálica;
Em 2007 – os sanitários passaram por reforma geral com a troca de revestimentos e pisos; instalação de pias de granito e novos vasos sanitários; novas portas de aço, substituição das instalações elétrica, hidráulica e pintura geral;
Em 2008 -  A Praça recebeu a implantação de um espaço multiuso atendendo a um pedido da comunidade, instalado no local ocupado pelo espelho d’água desativado. O espaço teve a colocação de piso em mosaico português, nas cores amarelo e preto; a construção de uma mureta de contenção em pedra marroada; instalação de uma escada de concreto com quatro degraus. Neste mesmo ano, o local teve também a complementação da Iluminação existente, com a instalação de dois novos postes de 4 pétalas com 400 W cada lâmpada e ainda a colocação de dez bancos de madeira. Outros trechos também tiveram reparos do piso em mosaico português.
Em 2009 -  A Administração Pública promoveu a remodelação total da iluminação com a
substituição de todos os postes alto e instalação de 35 novas luminárias tipo bola;
Em 2012 – Novamente a Praça passou por obras de manutenção e reparos, com o rebaixamento de guias para acessibilidade, reconstrução de 65 m2 de piso em mosaico português; pinturas das guias dos canteiros e reforma dos bancos.
Além das obras de readequação e reforma, a Imaculada Conceição passa também por manutenção mensalmente, com corte de mato e limpeza da vegetação. O Setor de Arborização da Sedema também executa outros serviços de manutenção periódicos, como as podas de árvores que aconteceram em fevereiro e abril do ano de 2017. A varrição do piso e das edificações ocorrem diariamente por funcionários de empresas terceirizadas, contratadas pela pasta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário