quinta-feira, 25 de outubro de 2018

3º Encontro Presencial sobre Ecoturismo


A Prefeitura de Piracicaba participou do 3º Encontro Presencial sobre Ecoturismo do Projeto
Gota d’Água do Consórcio PCJ nesta quarta-feira, 24/10. Essa foi a última capacitação do projeto em 2018. Em novembro acontece o Seminário de avaliação com a premiação dos melhores projetos do ano.
O município de Piracicaba e suas secretarias realizaram algumas apresentações sobre os temas: pontos turísticos do município e principais desafios e conquistas do setor. Além disso, apresentaram também um panorama sobre as ações de meio ambiente e saneamento básico que estão sendo realizadas pela cidade.
No encontro, a Prefeitura, através da equipe do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, ligado à Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, demonstrou as atividades de educação ambiental que vem sendo realizadas na Estação Experimental de Tupi (Instituto Florestal), através do acordo de parceria com o Instituto Florestal, apoio de parceiros e da comunidade do entorno. A equipe realizou também outra apresentação com o tema “como aliar o turismo com a preservação ambiental”.
Este ano o projeto Gota d’Água realizou capacitações presenciais e em ambiente virtual, por meio da plataforma de cursos online do site do Consórcio PCJ.
Sobre o Projeto Gota d’Água
O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014.
A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Uma média de 200 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano, na região.
Este ano as capacitações tiveram como tema o “Ecoturismo como forma de sensibilização e preservação”, com o objetivo de alavancar projetos na área, preservando o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerando recursos financeiros com a promoção do turismo sustentável.
Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Municipal da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Nenhum comentário:

Postar um comentário