Desde
que a nascente do córrego do Parque Santa Cecília foi definida como Nascente
Modelo pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, algumas
ações educativas, visando a conservação da nascente e do córrego, vem sendo
realizadas pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/Sedema.
A primeira ação, realizada em outubro de 2017,
envolveu professores participantes do curso para formação de agentes
multiplicadores “Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de
Vida e Saúde”, aconteceu em parceria entre as Secretarias: Sedema, Semae e
Educação,
Na
ocasião, os professores puderam conhecer, por meio de uma visita monitorada ao
micro bacias urbanas as nascentes do córrego e puderam verificar os impactos
causados por ações antrópicas na área como: queimadas, erosão e descarte irregular de
resíduos. Como resultado dessa visita, os educadores sugeriram algumas ações, entre
elas, de muita relevância, é o envolvimento da comunidade do entorno na
proteção das nascentes e conservação do micro bacia local.
Diante
disso, a equipe de educação ambiental criou um plano de ação com objetivo
de envolver
a comunidade do entorno. Este trabalho teve início dia 22 de setembro, por meio
de uma visita monitorada à nascente e uma atividade lúdica para entendimento do
conceito de bacias hidrográficas. Após o reconhecimento da área da nascente e a
identificação de diversas ações necessárias para a conservação, o grupo participou
de uma atividade baseada na dinâmica “A Bacia em Mim” (idealizada pela
Instituto Terra Mater / Iandé - Publicação “De olho na Bacia”).
Esta
atividade, os monitores utilizaram tecidos não tecidos (TNT) para explicar a
formação de uma bacia hidrográfica, com seus divisores de água, nascentes e
afluentes, o grupo percebeu o quanto as diversas ações antrópicas interferem no
território do micro bacias e como isso tem impacto nas relações com a bacia
principal.
A
partir das ações identificadas na visita à nascente, mediado pela bióloga
Elizabeth S. Nunes Salles da SEDEMA, aconteceu uma troca de sugestões para
definição de um plano efetivo de ação de conservação, como plantios de árvores
nativas na área da APP, intensificação no combate às queimadas na área do
entorno e realização de atividades continuadas de educação ambiental com os
moradores e alunos de escolas municipais do
entorno.
entorno.
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