sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Sedema comemora Dia da Árvore no Viveiro Municipal com o Consórcio PCJ, a Oji Papéis



Especiais e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Durante o evento Viveiro de Portas Abertas, diversas atividades marcaram a data, como o plantio simbólico de mudas de Ipê Branco (árvore símbolo do Consórcio PCJ), distribuição de mudas nativas à população.
O Consórcio PCJ e a Oji Papéis Especiais parceiros importantes para o Viveiro Municipal que durante o evento fizerem a entrega de melhorias realizadas por eles no Viveiro: compra de uma nova bomba de captação de água, telas de proteção do sol para os ambientes de reprodução de mudas nativas, compra de sementes e instalação de placas sinalizadoras para o local.

O Secretário do Meio Ambiente – José Otávio Menten, falou sobre o evento patrocinado pelo Consórcio e pela Oji Papéis especiais: “ é muito importante para Piracicaba já que esta demonstração clara de parceira, com a aquisição de equipamentos e produtos importantes que estão sendo doados e da sinalização que auxilia a localização,  para facilitar para que a população tenha mais acesso ao Viveiro Municipal, um local cada vez mais importante para Piracicaba.
O Viveiro está completando 23 anos naquele local e Menten lembrou que ele “faz parte de
uma das nossas três áreas que integram o projeto Jardim Botânico que está sendo implantado pela Prefeitura”.
Outro ponto importante lembrado pelo secretário é a escolha da data, 21 de setembro, onde se comemora o Dia da Árvore: “ a árvore é um símbolo importante da sustentabilidade, uma das principais metas do Governo Barjas, sempre buscando metas para melhor qualidade de vida para a nossa população. “
O Prefeito Barjas Negri agradeceu a parceria com o Consorcio e com a empresa que possibilitou a realização de algumas intervenções no Viveiro. “ Esta parceria faz com que possamos avançar o trabalho de uma coisa que é importante para a cidade e também da região.  
Sobre o Projeto de implantação do Jardim Botânico, Barjas lembrou que era apenas um projeto teórico idealizado por alguns técnicos há muitos anos atrás e que hoje finalmente colocamos em prática e é uma realidade.
Segundo o Prefeito, o projeto Jardim Botânico em Piracicaba é diferenciado, baseado em três pés, ou seja, será instalado em três locais: Parque Natural, a área do Engenho Central conhecida como Esterqueira e o próprio Viveiro Municipal   
Representando o Presidente do Consórcio, o Coordenador Geral da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz,
Francisco comentou que a Oji Papeis Especiais está “ressignificando valores que a Prefeitura, seus Secretários e o Prefeito sempre valorizaram”.

Lahóz elogiou o Prefeito e a equipe da Sedema por colocarem em pratica o Projeto Botânico. Chicão lembrou que conhecia de 1987 e agora ao saber que estes locais serão transformados em Jardim Botânico é presente que está sendo ressignificado.
O presidente da Oji Papéis Especiais, Agostinho Monsserrocco comentou sobre as ações no Viveiro: “apoiarmos uma iniciativa dessas é motivo de muito orgulho. E muito importante uma iniciativa dessas. Primeiro, porque dá a chance de preservarmos o nosso rio com as mudas sendo plantadas em toda a Bacia. E em segundo lugar, porque existe um estigma de que indústria de papel só sabe derrubar árvores e nós provamos que isso não é verdade. É uma agricultura sustentável que preserva florestas nativas. ”
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Consórcio PCJ e a Oji Papéis Especiais, que ainda prevê ações de sensibilização e reflorestamento ciliar por meio do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade, com investimentos previstos de R$ 15 mil. "O investimento no Viveiro de Piracicaba, além de beneficiar o município, faz parte de um grande projeto de revitalização de mananciais, já que grande parte das mudas produzidas são utilizadas nos reflorescimentos do Consórcio PCJ, que atinge toda a área das Bacias PCJ, disse o coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.
O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ possui 27 anos de atuação e já
plantou mais de 4,5 milhões de mudas nativas em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol. Essas ações são possíveis graças às parcerias que a entidade possui com 15 viveiros municipais espalhados pelas Bacias PCJ. O Viveiro de Piracicaba é o maior produtor da região e contribui com 50 mil mudas nativas em reflorestamentos nas Bacias PCJ.
Atuação em prol dos ODS
O evento Viveiro de Portas Abertas também foi registrado como uma das iniciativas que farão parte da celebração do aniversário de promulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Pelo link http://www.act4sdgs.org/partner/consorcio_pcj pessoas do mundo todo acompanharão a atividade proposta pelo Consórcio PCJ para marcar essa importante data. O evento atende às premissas dos ODS 6 (água) e 15 (vida terrestre). Os ODS foram anunciados, em 25 de setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e discutidos na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições. O desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.
Para marcar a data de aniversário das ODS, a ONU criou a campanha We #Act4sdgs e o site www.act4sdgs.org pelo qual milhares de pessoas, organizações e instituições de todo o globo poderão cadastrar ações que debaterão os ODS, sensibilizando a comunidade sobre a importância dessas metas.
Sobre a Oji Papéis Especiais
Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder nacional do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos). Faz parte do Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em
1873, no Japão. Atualmente conta com 35 mil profissionais e está em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em 2011, o grupo assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba e iniciou suas operações no setor no Brasil. A sustentabilidade é um dos principais valores da Oji Papéis Especiais, que busca gerar riqueza, valorização ambiental e social através de seus projetos socioambientais e modelo de negócio. Em 2017, a OJI foi reconhecida na segunda colocação de melhores empresas para trabalhar de Piracicaba e região, pelo instituto Great Place to Work. Já em 2018, se classificou como a 19ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, na categoria médias multinacionais, em lista feita pela revista Época Negócios e pelo GPTW.




Nenhum comentário:

Postar um comentário