segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Piracicaba participa da Jornada do Patrimônio Paulista 2018

Neste final de semana, Piracicaba participou da Jornada do Patrimônio Paulista 2018. O objetivo deste evento é valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e enaltecer o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados, roteiros de passeios e atividades pela cidade.
Os roteiros em Piracicaba incluíram o Parque do Engenho Central, o centro da cidade, a Colônia Tirolesa, o Cemitério da Saudade e o Bairro Monte Alegre, lugares que oferecem reconhecimento material e imaterial das diversas camadas históricas, possíveis de encontrar a diversidade cultural da população que a construiu.


Cemiterio da Saudade
A visita contou com apoio de voluntários, estudantes do curso de Turismo do Senac, que acompanharam os visitantes, destacando os aspectos particulares de cada bem cultural.
Neste ano, 42 municípios aderiram ao programa da Jornada do Patrimônio Paulista 2018. Sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), o evento teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. A edição de 2018 tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o dito imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.
Em Piracicaba o evento aconteceu através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), em parceria com o Sesc, Senac e Pró-Cultura através do Festival Curau.
Roteiros monitorados:
- Cemitério da Saudade iniciando pela árvore Sapucaia (centenária/ tombada através de Decreto Municipal) localizada na praça Ivo Ducatti (rua Moraes Barros, esquina com avenida Independência) Campo do XV.   Na parte externa do Cemitério os participantes conheceram os murais artísticos depois na parte interna puderam conhecer os mausoléus de figuras ilustres: Dr. Paulo de Moraes Barros; Dr. Alfredo Cardoso; Comendador Luciano Guidotti; Mons. Jerônimo Gallo; Senador Manoel Moraes Barros; Prudente José de Moraes Barros (tombado); Barão de Rezende; João de Almeida Prado; Serafino Corso; José Pinto de Almeida (tombado); Padre Galvão; Francisca Carolina de Barros Morato; Barão de Serra
Negra; Olívia Bianco; Francisca Elisa da Silva; Nelson Machado Santana (menino da chupeta); Almeida Júnior (tombado); Erotides de Campos; Branca de Azevedo; Fortunato Losso Netto; Maria Benedita Penezzi (Ditinha Penezzi); Thales Castanho de Andrade; Capela Mortuaria dos Frades Capuchinhos de Piracicaba; Mário Dedini; João Chiarini; Leandro Guerrini e Jaçanã Guerrini, Além disso, puderam conhecer os  Túmulos Protestantes; Mausoléu - Heróis de 1932; Marina Tricânico, e o portal da Praça da Saudade.
No Cemitério da Saudade, o grupo foi recepcionado e acompanhado pela tecnóloga em Gestão Pública, Elaine M B Seguezz, da Sedema e do historiador e associado da ABEC - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Paulo Renato Totti. O secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten,  marcou presença no Cemitário da Saudade durante a visita do grupo de participantes da Jornada. 

- Engenho Central incluiu o Museu da Água, Mirante da Ponte; Parque do Mirante; Aquário Municipal; edifícios da antiga usina; Teatro Erotídes de Campos.

- Colônia Tirolesa de Piracicaba (situada no bairro Santa Olímpia) incluiu a praça Padre Jacob Stenico, com apresentação da história da imigração por meio dos monumentos existentes como o Via Sacra; Igreja Matriz Maria Estrela da Evangelização; Museu de Santa Olímpia, percurso histórico da colônia tirolesa até os dias de hoje;  produtos e artesanato local produzidos pelos moradores (vinhos, geléias, doces, compotas, artesanato em madeira, dentre outros), e  Café Tirol.

- Bairro do Monte Alegre – Na Usina de Empreendimentos puderam assistir vídeo institucional apresentando a usina, sua missão, ideias e valores; projetos e apresentação do histórico de todas as obras de intervenção e restauro na área executadas pela Urbem Arquitetura.   e Visita à Capela de São Pedro.

- Centro de Piracicaba: Museu Prudente de Moraes, Passo do Senhor do Horto; Monumento ao Soldado Constitucionalista; Rádio Difusora; Clube Coronel Barbosa; Teatro São José; Monumento Luiz de Queiroz; Catedral de Santo Antonio; Ponto de Bondes; Antiga Empresa Elétrica; Centro Cultural Martha Watts; Sociedade Sírio-Libanesa; Societá Italiana; Mercado Municipal; Catedral Metodista; E. E. Barão do Rio Branco; Teatro Municipal Dr. Losso Netto; Conjunto arquitetônico da Rua Gov. Pedro de Toledo; Igreja do Sagrado Coração de Jesus; Igreja de N. S. Boa Morte e Assunção; Palacete Giuliani; Pinacoteca Miguel Dutra e finalização da visita na Estação da Cia Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário