quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Piracicaba sedia reunião para Proteção da Fauna

 Piracicaba sediou nesta quarta-feira, 30/10, a terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Fauna do RECONECTA. A reunião aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental-NEA da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema.   
O Programa RECONECTA RMC, surgiu há dois anos, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, através da sua Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, como parte do Plano Municipal do Verde de Campinas.
Segundo Rodrigo Pires, Gestor Ambiental da Prefeitura de Campinas, o Reconecta tem por objetivo fazer a ligação de alguns fragmentos, algumas áreas de importância ecológica de várias regiões. 
“A partir das primeiras reuniões realizadas pelo grupo, surgiu a necessidade de trabalharmos estes temas importantes de forma regional”. E assim, segundo o gestor ambiental, “após uma série de  tratativas, os Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas, assinaram um acordo de ligação e cooperação destas áreas”.
E, após a identificação das áreas de importância ecológica de cada município
e, também baseado nas diretivas do Planto Diretor, segundo o Gestor Ambiental, o Reconecta passou a agir pensando na conectividade dessas áreas na região metropolitana de Campinas, levando em conta os corredores ecológicos e outras questões.
"E, para facilitar a realização de oficinas de trabalho, o grupo foi dividido em duas equipes: uma trabalha com as questões da flora e a outra trabalha as questões da fauna, que é este grupo que vai acontecer hoje aqui em Piracicaba” completou Pires.  
Piracicaba aderiu ao grupo este ano, a partir de um Projeto apresentado ao Ministério Público, que levou a equipe de Piracicaba se aproximar do
Reconecta.  Apesar de que cada cidade tem sua particularidade, agendas diferentes o grupo tem muitas questões para serem discutidas em conjunto, mas seguindo de forma independente.
Giovani Batista Campos, Analista Ambiental da Prefeitura de Piracicaba, através da Sedema, explicou que as reuniões deste Grupo de Trabalho, tem como objetivo a elaboração de um Programa para a Proteção à Fauna Silvestre do Estado. “O grupo de Piracicaba se uniu ao grupo Reconecta da Região Metropolitana de Campinas. Já participamos de duas das quatro reuniões”
O Analista explicou que “atendendo o pedido do Ministério Público, o grupo da região Metropolitano de Campinas incluiu está convidando para fazer parte destas reuniões os municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Destas, Piracicaba, Santa Barbara D’Oeste e Rio Claro estão assumindo a organização para posteriormente levarmos estas discussões ao Plano de Desenvolvimento Integrado- PDUI.
Do total 43 municípios foram convidados para esta reunião do Grupo de Trabalho em Piracicaba, sendo 20 da Região Metropolitana de Campinas e outros 23 do Aglomerado Urbano de Piracicaba.  A programação teve início às 9 horas e prosseguiu durante o dia todo:

Confira a programação:
Capacitação teórica
- 9:00 – 10:00 Entidades mórbidas importantes para a conservação dos mamíferos silvestres brasileiros
- 10:30 – 12:00 Principais Ordens Zoológicas da mastofauna brasileira e seus representantes.
- 12:00 – 13:00 – almoço
Oficina de trabalho
-Estratégias regionais de conservação in situ, impactos lineares, passadores de fauna, recomendações futuras para implantação de rodovias.
13:00 - 15:00 – Grupos de discussão
- Estratégias para solucionar os hot spots de atropelamento de fauna
- Política de passadores de fauna
15:00 – 17:00 – Plenária com apresentação dos grupos e conclusões

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Academia de ginástica do Sol Nascente é denominada Amaury Martins da Silva


A academia de ginástica ao a
r livre do Jardim Sol Nascente/Pompéia, já tem nome: Amaury Martins da Silva. A solenidade aconteceu na manhã de sábado (27) e contou com as presenças do prefeito Barjas Negri, secretários de Esportes e da Saúde, Pedro Mello e de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, vereador Aldiza Vieira Marques (Paraná), autor da lei de denominação do local e membros da família do homenageado.
Para o prefeito, denominar espaços públicos é uma maneira da Prefeitura homenagear pessoas que desenvolveram importante trabalho junto à comunidade, como foi o caso de Amaury.
Descerramento da placa com o nome de Amaury Martins da Silva

Durante a denominação, Menten afirmou que a academia une, além da parte ambiental, saúde e esporte, sendo um ganho importante para a melhoria da qualidade de vida. Por outro lado, Pedro Mello lembrou que, ao instalar um academia de ginástica, a Prefeitura pensa na infraestrutura, na saúde, nas oportunidades para a população. “Não poderíamos esquecer do lazer, dos momentos de descontração com familiares e amigos”, declarou.
O vereador Paraná destacou que o Amaury era muito respeitado por amigos, vizinhos e familiares e “nunca mediu esforços para ajudar a comunidade”. Emocionada, a viúva Alzira Florinda Silva, representando a família do homenageado, agradeceu a administração pela iniciativa. “É um orgulho para a nossa família ver o nome dele eternizado em um espaço público importante para a comunidade”, disse.
Barjas entregou a cópia da lei de denominação do espaço aos familiares de Amaury e, em, seguida, houve o descerramento da placa do espaço e o plantio de árvore.


INFORMAÇÃO


Informação

A Prefeitura de Piracicaba, informa que retirou, na manhã desta terça-feira, 30/10, os equipamentos que restaram da Academia de Ginastica ao Ar Livre instalada no Centro de Lazer do Bairro São Jorge, localizada na Rua Itatinga.

A ação foi realizada, após o funcionário da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema receber denuncia de moradores do local.
Após a inspeção da Guarda Municipal que esteve no Centro de Lazer e constatou o fato, o furto dos equipamentos da Academia, foi registrado no Boletim de Ocorrência de nº 877/2018 pelo funcionário da Secretaria, nesta segunda-feira, 29/10.  





segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Sedema recebe delegação chinesa



A Prefeitura de Piracicaba recebeu nesta sexta-feira uma delegação chinesa da Guangxi.
No total, as 11 pessoas ligadas à Associação de Intercambio Econômico e Cultural Brasil- China, foram recebidas pelo Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
O objetivo da visita institucional era conhecer a Secretaria, seus projetos relevantes em desenvolvimento que beneficia a cidade, ligados ao controle e a fiscalização ambiental.
O Engenheiro Agrônomo, Carlos Ambrosano, funcionário da Sedema,  fez a demonstração da estrutura da Secretaria, expos alguns dos projetos e ações efetivas na área de Gerenciamento de Resíduos, Arborização, Educação Ambiental, Controle e Fiscalização Ambiental, auxiliado pelo tradutor do grupo de visitantes.    

Plantio no Cecap da início às comemorações do centenário da Sapucaia


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Esporte Clube XV de novembro e Associação Amigos da Sapucaia, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, plantada no cruzamento da avenida Independência com rua Moraes Barros, que completa um século no mês de novembro.
No sábado, 27/10, teve início as comemorações do evento, chamado de Centenário da Sapucaia, com o plantio da primeira, das cinco novas sapucaias que enfeitarão a cidade, no Centro Esportivo do Bairro Cecap, avenida Eurico Gaspar Dutra, às 10h.
Na sequência, outras quatro árvores serão plantadas na praça Coronel Antônio Bruno, Nova Piracicaba; outra no Parque Santa Teresinha, em Santa Teresinha; outra no bairro Campestre, no Parque Monte Líbano e a quarta na Chácara Nazareth.
Programação
No sábado, 10/11, às 10h, o IHGP realiza em sua sede, na rua Professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá, uma palestra do historiador Armando Alexandre dos Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sobre a participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial.

Na quinta, 15/11, sob a sombra da famosa sapucaia, às 11h, será comemorado o centenário de seu plantio, além dos 105 anos de fundação do Esporte Clube XV de Novembro, os 22 anos dos desfiles da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da Associação dos Amigos da Sapucaia.
Nesse evento, serão prestadas homenagens ao funcionário público e conselheiro do XV, José Antônio do Amaral Caprânico, neto do semeador da sapucaia, Antônio Caprânico, e aos fundadores da banda da Sapucaia, Paulo Sérgio Tomazielo e Ricardo Santana.
O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Octávio Menten, receberão diplomas do IHGP.

Sapucaia – Árvore da Paz e Patrimônio

Segundo a professora Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, a sapucaia centenária foi plantada pelo seu avô Antônio Caprânico em comemoração ao fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918.  Seu ela, o avô trouxe de sua fazenda várias mudas de sapucaia e veio plantando pelo caminho, até chegar a Piracicaba. De todas, só a da avenida Independência com a rua Moraes Barros, local onde havia um bosque, acima da casa da família, resistiu. O bosque, depois, deu lugar ao Estádio Barão de Serra Negra.

A árvore-símbolo da cidade, mede aproximadamente 12 metros de altura e 4,80 metros de circunferência e ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2009, já na Administração do prefeito Barjas Negri, pelo decreto 13.354, tornou-se imune ao corte.
Além do seu valor histórico, e, também por conta de seu valor paisagístico e ecológico, a sapucaia é constantemente acompanhada pelos técnicos da Sedema, que realizam vistorias periódicas, podas e exames, como ultrassonografia, para manter sua saúde e beleza.

Prefeito envia PL que visa obtenção do selo Município VerdeAzul


O prefeito Barjas Negri envia nesta segunda-feira, 29/10, para apreciação da Camara de Vereadores, Projeto de Lei que altera a Lei Complementar nº 251/2010, que dispõe sobre a consolidação da legislação que disciplina a proteção ao meio ambiente, os programas e as iniciativas na área de interesse ambiental do município, referentes ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), para atualizar a lei municipal à legislação estadual e federal.
Vista do cinturão verde no Parque do Engenho Central: preocupação com o futuro 
A adequação à legislação possibilita que Piracicaba continue a desenvolver atividades de licenciamento ambiental e participe do programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tenha prioridade para captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Em sua justificativa, o prefeito destaca, entre outros pontos, proposta de alteração na composição do Condema, para atender aos critérios da legislação estadual e federal, necessária para obter certificações e licenciamentos ambientais e, dessa forma, proteger o meio ambiente e combater a poluição em quaisquer de suas formas. Essa alteração visa um conselho composto paritariamente por órgãos do setor público e entidades da sociedade civil.
Outro aspecto benéfico do referido PL consiste em coadunar a estrutura municipal para que o Município possa realizar a fiscalização e licenciamento, nos termos da Lei Complementar Federal nº 140/2011 de maneira a otimizar os procedimentos de interesse local.
Portanto, para que sejam alcançados tais objetivos será efetivada a atualização a legislação municipal para tornar o Condema paritário entre os representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, completa um século em novembro

A sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, plantada no cruzamento da avenida Independência com rua Moares Barros, completa um século no mês de novembro. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Esporte Clube XV de Novembro e Associação Amigos da Sapucaia, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da árvore, que tem sua história ligada à celebração da paz.
As comemorações do evento, chamado de Centenário da Sapucaia, começam no próximo sábado, 27/10, com o plantio da primeira das cinco novas sapucaias que enfeitarão a cidade, no Centro Esportivo do Bairro Cecap, avenida Eurico Gaspar Dutra, às 10h. As outras quatro árvores serão plantadas na praça Coronel Antônio Bruno, Nova Piracicaba; outra no Parque Santa Teresinha, em Santa Teresinha; outra no bairro Campestre, no Parque Monte Líbano e a quarta na Chácara Nazareth.
A programação segue no dia 10/11, às 10h, quando o IHGP realizará em sua sede, na rua Professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá, uma palestra do historiador Armando Alexandre dos Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sobre a participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial.
Já no dia 15/11, sob a sombra da famosa sapucaia, às 11h, será comemorado o centenário de seu plantio, além dos 105 anos de fundação do Esporte Clube XV de Novembro, os 22 anos dos desfiles da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da Associação dos Amigos da Sapucaia.
Nesse evento, serão prestadas homenagens ao funcionário público e conselheiro do XV, José Antonio do Amaral Caprânico, neto do semeador da sapucaia, Antonio Caprânico, e aos fundadores da banda da Sapucaia, Paulo Sérgio Tomazielo e Ricardo Santana. O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Octávio Menten, receberão diplomas do IHGP.

ÁRVORE DA PAZ E PATRIMÔNIO – Segundo informações da professora Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, a sapucaia centenária foi plantada pelo seu avô Antonio Caprânico em comemoração ao fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918. Caprânico trouxe de sua fazenda várias mudas de sapucaia e veio plantando pelo caminho, até chegar a Piracicaba. De todas, só a da avenida Independência com a rua Moraes Barros, local onde havia um bosque, acima da casa da família, resistiu. O bosque, depois, deu lugar ao Estádio Barão de Serra Negra.
A árvore-símbolo da cidade, que mede aproximadamente 12 metros de altura e 4,80 metros de circunferência, ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2009, já na Administração do prefeito Barjas Negri, pelo decreto 13.354, tornou-se imune ao corte.
Além do seu valor histórico, e, também por conta de seu valor paisagístico e ecológico, a sapucaia é constantemente acompanhada pelos técnicos da Sedema, que realizam vistorias periódicas, podas e exames, como ultrassonografia, para manter sua saúde e beleza.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

3º Encontro Presencial sobre Ecoturismo


A Prefeitura de Piracicaba participou do 3º Encontro Presencial sobre Ecoturismo do Projeto
Gota d’Água do Consórcio PCJ nesta quarta-feira, 24/10. Essa foi a última capacitação do projeto em 2018. Em novembro acontece o Seminário de avaliação com a premiação dos melhores projetos do ano.
O município de Piracicaba e suas secretarias realizaram algumas apresentações sobre os temas: pontos turísticos do município e principais desafios e conquistas do setor. Além disso, apresentaram também um panorama sobre as ações de meio ambiente e saneamento básico que estão sendo realizadas pela cidade.
No encontro, a Prefeitura, através da equipe do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, ligado à Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, demonstrou as atividades de educação ambiental que vem sendo realizadas na Estação Experimental de Tupi (Instituto Florestal), através do acordo de parceria com o Instituto Florestal, apoio de parceiros e da comunidade do entorno. A equipe realizou também outra apresentação com o tema “como aliar o turismo com a preservação ambiental”.
Este ano o projeto Gota d’Água realizou capacitações presenciais e em ambiente virtual, por meio da plataforma de cursos online do site do Consórcio PCJ.
Sobre o Projeto Gota d’Água
O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014.
A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Uma média de 200 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano, na região.
Este ano as capacitações tiveram como tema o “Ecoturismo como forma de sensibilização e preservação”, com o objetivo de alavancar projetos na área, preservando o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerando recursos financeiros com a promoção do turismo sustentável.
Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Municipal da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Sedema apoia plantio de árvores em Escolas Estaduais


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema apoiou a iniciativa do vereador José Aparecido Longatto na ação de plantio de árvores nas escolas: Prof.ª Maria de Lourdes Silveira Cosentino e Prof.ª Catharina Casale Padovani, que aconteceu na última quarta-feira (17).
Os estudantes das duas escolas estaduais ajudaram com o plantio das árvores em comemoração dos 195 anos do distrito de Santa Teresinha. O plantio também faz parte dos trabalhos realizados pelo Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Corumbataí. 
O vereador Longatto ressaltou a importância do plantio de árvores para garantir o clima mais fresco e melhorar a qualidade do ar. “Reparem que, em lugares com muitas árvores, a terra é úmida e tem água. Já em lugares que não tem árvore a terra é seca e árida. Continuando o parlamentar disse “o planeta está pedindo socorro, assim, precisamos reflorestar o planeta e se não fizermos esse trabalho educativo não iremos atingir nossos objetivos. ”
Os alunos foram separados em grupos para realizar o plantio, acompanhados pelos professores, passaram a tarde com a mão na terra e embaixo de um sol escaldante. Segundo o professor da escola Maria de Lurdes, Luiz Felipe Santos, “a importância do plantio é contribuir para a área local, trazendo um ar mais limpo e mais beleza”.
Patrícia Angelocci, professora da escola Catharina, disse que esse é momento que os alunos são tirados da sala de aula para aprender mais sobre o meio ambiente “quem planta colhe e hoje, a importância de plantar árvores aqui é saber que daqui a dois anos, haverá muitas sombras. ”


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Concurso escolhe o nome do filhote de tamanduá bandeira.




Como parte das atividades educativas promovidas pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, o Zoológico Municipal de Piracicaba promoveu, no início do mês, um Concurso para a escolha do nome do filhote fêmea de tamanduá bandeira.
A filhote de tamanduá bandeira, chegou recentemente ao Zoológico, estava sozinha e foi resgatada à beira de uma estrada, por que corria risco de ser atropelada.


A votação para a escolha do nome, aberta aos visitantes do Zoo e do Paraiso da Criança no final de semana, de 12 a 14/10. Os três nomes sugeridos pelos funcionários do Zôo foram: Zara (que significa “flor que floresce”), Potira (que significa “flor”) e Banguela (sugerido pelo fato do tamanduá não possuir dentes).
Com 227 votos, o nome mais votado foi Zara, com 77 votos. Banguela em 2º lugar, com 46 votos e Potira, em 3º lugar, com 42 votos.
Os eleitores do nome Zara, participaram ainda de um sorteio para apadrinhar a filhote.  A criança sorteada foi Guilherme da Silva Rossi, que quarta-feira, 17/10, foi recebido no Zoológico pela bióloga do Nea, Elisabeth Nunes Salles e pela veterinária do Zoo, Camila Xavier, onde recebeu o título e certificado de padrinho de Zara. Além disso, o garoto recebeu também dois livros de presente.

Guilherme de 9 anos, aluno da escola Mario Chorili, do Bairro Primeiro de Maio, é frequentador assíduo do Zoo junto com a família que adora animais.
Para surpresa de Guilherme, acompanhado pela família, a mãe Simone Carlos da Silva e a irmã, foi ver de pertinho a afilhada, Zara. Quando, soube da história da sua afilhada, Guilherme comentou “ as pessoas maltratam muito os animais e a gente tem que proteger eles”.
Estas atividades que aconteceram na semana da criança, fizeram parte da programação para as comemorações do Dia do Lobo e do Ano do Tamanduá aconteceram no Museu do Zoológico de Piracicaba.  

ATIVIDADES DA SEMANA DO LOBO GUARÁ E ANO DO TAMANDUÁ


            Na semana da criança, como parte das comemorações do Dia do Lobo e do Ano do Tamanduá, a SEDEMA, por meio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental realizou ações educativas no Museu do Zoológico de Piracicaba, nos dias 09, 10 e 11 de outubro, das 09h ás 16h. As atividades foram desenvolvidas tendo como foco essas duas espécies representativas do Cerrado, atualmente consideradas ameaçadas de extinção. O objetivo foi orientar sobre a importância das espécies e do bioma Cerrado para o equilíbrio ecológico.
            O Dia do Lobo Guará, instituído pelo Grupo de Trabalho de Canídeos, é comemorado em todos os zoológicos brasileiros, geralmente no dia ou na semana da criança, dia em que os zoológicos recebem uma grande quantidade de visitantes. As atividades educativas têm como objetivo tornar a espécie mais conhecida, desmistifica-la e mostrar a importância da mesma para a vida do bioma Cerrado. Já o Ano do Tamanduá, foi instituído pela Sociedade de Zoológicos do Brasil – SZB. Todo ano, um animal da fauna brasileira é escolhido pela SZB como alvo de campanhas de conservação e educação ambiental. Esse ano, o Tamaduá foi a espécie escolhida e todos os zoológicos do Brasil vem desenvolvendo atividades educativas sobre ele. A equipe do Núcleo de Educação Ambiental resolveu então unir essas atividades sobre as duas espécies numa única semana.
            Entre as atividades realizadas destacaram-se: exposição de animais taxidermizados, distribuição de mascaras do Tamanduá, distribuição de boletim informativo sobre o Lobo Guará e distribuição da História do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo bom, para pais e professores. Foi realizado também um concurso para escolha de um nome para uma filhote fêmea de Tamanduá bandeira que chegou recentemente ao Zoológico. A filhote foi resgatada da beira de uma estrada, pois corria risco de ser atropelada. A votação foi ainda aberta ao público visitante do Zoológico e do Parque no final de semana – do dia 12 ao dia 14/Outubro. Para o concurso foi realizada uma pesquisa junto aos funcionários do Zôo, sendo sugeridos 3 nomes para a filhote, sendo que esses foram propostos para que o público votasse. Os nomes sugeridos foram: Zara (que significa “flor que floresce”), Potira (que significa “flor”) e Banguela (sugerido pelo fato da tamanduá não possuir dentes). Na apuração tivemos 227 votos e a apuração realizada nesta 2ª feira, definiu o nome mais votado: Zara, com 77 votos. Banguela apareceu em 2º lugar, com 46 votos e Potira, em 3º lugar, com 42 votos.
            Dentre as crianças que votaram no nome Zara, um sorteio foi realizado para conhecer o padrinho ou a madrinha da filhote. E a criança sorteada foi Guilherme da Silva Rossi, de 9 anos, que recebeu o título e certificado de Padrinho de Zara. Guilherme pode conhecer Zara de uma forma especial

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Integração das equipes da Estação Experimental e Sedema acontece esta semana no Horto.


 Desde que a Prefeitura recebeu em junho a permissão oficial de uso pelo Governo do Estado, da Estação Experimental de Tupi, conhecida pelos piracicabanos como Horto de Tupi, os dois órgãos têm intensificado as ações compartilhadas naquele local, organizadas conjuntamente pelo Estado, Prefeitura e Esalq/USP.   
O Horto de Tupi, um patrimônio natural, hoje, mais do que nunca, está à disposição da população de Piracicaba e região, através de uma extensa programação de lazer e atividades sócio ambientais que acontecem ali, com muita frequência.
E, a partir desta aproximação, em comum acordo, a equipe da Estação Experimental e Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental - NEA, sentiram a necessidade de realizar um encontro de integração entre os funcionários dessas duas instituições para a troca de experiências.
Esse encontro acontece nesta quarta e quinta-feiras, 17 e 18 de outubro, no período da manhã, onde, logo após a recepção, os funcionários participarão de uma dinâmica de apresentação para se conhecerem. Em seguida, poderão conhecer um pouco sobre os processos desta parceria.
Depois disso, os convidados participarão de uma trilha com algumas paradas estratégicas, onde os funcionários da Estação Experimental deverão apresentar alguns pontos e curiosidades da história do Horto, a vida na Fazenda Morro Grande (colônia) e também sobre a experiências das suas vidas.
No término das atividades, os organizadores promoverão um debate e uma confraternização entre as equipes.  
O Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, comentou que “desde que a Prefeitura obteve a permissão legal para o uso do Horto, estão sendo realizados investimentos para estimular a participação da população piracicabana neste local que é um dos mais bonitos da cidade”.
Segundo a bióloga do Nea, Elisabeth Nunes Salles, “a proposta de integração entre colaboradores da Sedema e colaboradores da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) surgiu da demanda de tornar os projetos, e, o próprio espaço de visitação pública do Horto, agora sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, mais conhecidos entre os colaboradores, estimular a visitação e, principalmente, integrar os colaboradores para que futuros trabalhos no local sejam desenvolvidos de forma integrada e otimizada."
HISTÓRICO - A Estação Experimental de Tupi foi criada em 1949 e está localizada na Rodovia Luiz de Queiroz, km 149, no distrito de Tupi. Tem área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica. Em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso.

Cemitérios: cuidados sobre transmissão de doenças é tema de palestra


A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses- CCZ e, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Setor de Cemitérios, promoveu uma palestra para todos os funcionários e prestadores de serviços que atuam nos Cemitérios (limpadores, funcionários, servidores, floristas) sobre as formas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika e febre amarela. A palestra aconteceu na Capela do Cemitério da Saudade, no sábado (06/10).
Para o Coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes - PMCA – Zoonoses, Sebastião A. de Campos, o objetivo desta palestra é esclarecer aos colabores do Cemitério sobre as formas de controle e combate a estes mosquitos. Para isso, o coordenador enfatizou a importância e as formas de se manter limpos estes locais para evitar o acúmulo de água, principais vetores para a infestação destes insetos.
E como acontece todos os anos, como parte da preparação para o Feriado de Finados, a Zoonose promove durante o mês de outubro um mutirão da saúde e zoonoses que se estende durante e após o feriado nos Cemitérios Municipais. Inclusive durante o feriado, a CCZ conta com a colaboração de equipes do Tiro de Guerra que estarão à postos nas entradas e saídas dos Cemitérios para auxiliar na orientação da população quanto as formas de controle e combate e os perigos eminente com o acúmulo de água em vasos nos cemitérios.
Em razão do feriado de Finados (01 e 02/11), os Cemitérios Municipais funcionarão das 07:00 horas às 18:00 horas.

Endereços:
Cemitério da Saudade (entrada principal) Avenida Piracicamirim, nº 2201 – Vila Monteiro
Cemitério da Vila Rezende: Avenida Marechal Costa e Silva, Nº 44 – Jardim Primavera.
Cemitério de Ibitiruna: Rua Piracicaba, s/nº – Ibitiruna




quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Prefeitura inicia obra de requalificação da Praça Imaculada Conceição



A Prefeitura de Piracicaba iniciou nesta quinta-feira,11/10, algumas intervenções na Praça Imaculada Conceição, localizada na Vila Rezende. Entre as ações previstas para a melhoria daquele espaço estão: o reparo no passeio e no piso de mosaico português, a pintura das guias interna e a demolição dos sanitários, autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac). Esta ação vem de encontro a inúmeras solicitações de moradores do entorno por uma questão de segurança.
Giovani Smagnoto, proprietária de um comércio no entorno da praça comentou:  “ Para nós vai melhorar porque hoje temos que manter a porta da loja fechada o tempo todo. A gente nunca sabe quem vai entrar por que eles (os moradores de rua que ocupavam os banheiros), praticamente moravam ali. Eu já vi até eles entregando droga para alguém que chegou de moto. Então eu achei uma boa ação, até por questão de segurança do Bairro mesmo”.
Márcia Albino acompanhada do filho pequeno, explicou que passa por ali todos os dias para levar o filho, aluno de pré-Escola Equilíbrio. Ela comentou que estava feliz com esta ação porque costuma estacionar o carro ali todos os dias. “Geralmente a gente não encontra vaga em frente à escola, e toda vez que para o carro é abordada por moradores de rua que ficam aqui na praça para pedir dinheiro. Eles vem em dois ou três e a gente corre o risco, tem medo. Acho importante esta obra até para valorizar a praça. A gente até queria andar com nossos filhos, mas não tem como, se sente insegura”.
O local deverá receber o plantio de grama, colocação de luminárias e instalação de novos bancos. O quiosque, local muito utilizado pela população - será mantido. E o coreto, outro local polêmico, deverá receber a instalação de grades de proteção e pintura e, por causa da ocupação irregular, após a reforma, a Administração pretende regulamentar o uso do coreto.
Com estas novas intervenções, a Administração Municipal espera estimulem a utilização da Praça Imaculada Conceição pela população em atividades de lazer. Nos últimos 12 anos, a Praça Imaculada Conceição recebeu atenção por parte da Prefeitura, com obras de reforma e manutenção executadas pela Prefeitura.
Confira a cronologia das obras realizadas naquele espaço a partir de 2006:
Em 2006 – Iluminação:  a Praça Imaculada Conceição teve a totalidade de lâmpadas convencionais trocadas por lâmpadas a vapor metálica;
Em 2007 – os sanitários passaram por reforma geral com a troca de revestimentos e pisos; instalação de pias de granito e novos vasos sanitários; novas portas de aço, substituição das instalações elétrica, hidráulica e pintura geral;
Em 2008 -  A Praça recebeu a implantação de um espaço multiuso atendendo a um pedido da comunidade, instalado no local ocupado pelo espelho d’água desativado. O espaço teve a colocação de piso em mosaico português, nas cores amarelo e preto; a construção de uma mureta de contenção em pedra marroada; instalação de uma escada de concreto com quatro degraus. Neste mesmo ano, o local teve também a complementação da Iluminação existente, com a instalação de dois novos postes de 4 pétalas com 400 W cada lâmpada e ainda a colocação de dez bancos de madeira. Outros trechos também tiveram reparos do piso em mosaico português.
Em 2009 -  A Administração Pública promoveu a remodelação total da iluminação com a
substituição de todos os postes alto e instalação de 35 novas luminárias tipo bola;
Em 2012 – Novamente a Praça passou por obras de manutenção e reparos, com o rebaixamento de guias para acessibilidade, reconstrução de 65 m2 de piso em mosaico português; pinturas das guias dos canteiros e reforma dos bancos.
Além das obras de readequação e reforma, a Imaculada Conceição passa também por manutenção mensalmente, com corte de mato e limpeza da vegetação. O Setor de Arborização da Sedema também executa outros serviços de manutenção periódicos, como as podas de árvores que aconteceram em fevereiro e abril do ano de 2017. A varrição do piso e das edificações ocorrem diariamente por funcionários de empresas terceirizadas, contratadas pela pasta.


Intervenções na Praça Takaki para o Centenário da Imigração Japonesa


A Praça Takaki, localizada no Bairro Paulista em Piracicaba, recebeu algumas
ações de revitalização pelos funcionários da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, para a cerimônia de comemoração do Centenário da Imigração Japonesa, (1918/2018) que acontece neste domingo, 14/10 a partir das 9 horas.  
A área verde recebeu a pintura das muretas, manutenção dos bancos, além da manutenção das árvores, capinação das guias e sarjetas. Nesta quinta-feira,11/10, a equipe de manutenção deverá encerrar o serviço com a lavagem do piso.
O monumento Comemorativo da Imigração Japonesa instalado na Praça Takaki será inaugurado logo após a missa, que será celebrada no Seminário Seráfico de São Fidelis, localizado na avenida Independência, 734.  

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

NEA promove atividades durante a Semana da Criança




A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema programou algumas atividades educativas em comemoração ao DIA DO LOBO GUARÁ E AO ANO DO TAMANDUÁ.

Estas atividades estão acontecendo entre os dias 09 a 11 de outubro, no Museu do Zoo, durante a Semana da Criança e incluem:  Exposição de Animais Taxidermizados (empalhados), orientação sobre a importância sobre as espécies do cerrado e sua importância para o equilíbrio ecológico. Além das atividades presenciais, os participantes recebem também algumas sugestões de jogos sobre o tema para baixar da Internet.

Além disso, os participantes recebem máscaras do Lobo Guará e do Tamanduá, boletins informativos sobre este animal e, os pais e professores recebem a História do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, uma versão do clássico para criança que ajuda a desmitificar a ideia do Lobo Mau. 

Estas atividades acontecem até amanhã, 11/10, das 9 às 16 horas no Museu do Zoo, localizado no espaço do Paraiso da Criança, anexo ao Zoológico Municipal, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera, Piracicaba.

NEA recebe alunos do Instituto Formar





O Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, recebeu última sexta-feira (05/10) alunos do Instituto Formar para a realização da atividade "Nosso solo, nossa terra, nossa gente"!
Na oportunidade os alunos do Formar puderam conhecer um pouco mais sobre a importância do solo, das bacias hidrográficas e sobre a história do desenvolvimento de nossa cidade.












Prefeitura inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende


Estrutura, que terá 430 compartimentos, vai abrigar restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados e otimizar espaço

A Prefeitura deu início hoje, 09/10, à construção de um ossário no Cemitério Municipal Vila Rezende. A estrutura, que terá 430 compartimentos, servirá para abrigar os restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados. A medida tem como objetivos facilitar a manutenção do campo santo e ganhar espaço no cemitério, onde hoje estão sepultadas mais de 29 mil pessoas. A obra está orçada em R$ 55 mil.


De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, o ossário será construído em blocos de concreto e lajes maciças em concreto armado, com 430 unidades de compartimentos nas dimensões de 39cm de largura x 39cm de altura x 79cm de profundidade, distribuídos em cinco pavimentos. Cada compartimento tem capacidade para abrigar os restos mortais de três a cinco pessoas, dependendo da idade (criança ou adulto).
Hoje, os restos mortais retirados das sepulturas abandonadas são enviados ao Ossário Municipal, que fica no Cemitério da Saudade. Com o novo ossário, esse translado não será mais necessário.
falta de espaços nos cemitérios é um problema que vem sendo enfrentado pela Administração de diversas formas. A primeira delas foi a assinatura dos decretos 16805/16 e 17035/17, que estabelecem prazo para que os concessionários das sepulturas que estão abandonadas manifestem interesse na manutenção da concessão. Após a criação desses decretos, foram retomadas cerca de 600 sepulturas. Outra foi a execução de um cemitério vertical, que hoje conta com dois blocos com 120 gavetas cada e, agora, a construção do ossário, os dois no Cemitério da Vila Rezende.