segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sedema se prepara para receber oito reeducandas

O secretário Rogerio Vidal se reuniu com uma equipe de funcionários responsáveis por vários setores da Sedema para planejar e organizar para receber oito reeducandas que deverão ser encaminhadas pelo Centro de Ressocialização Feminina “Carlos Sidnes de Souza Cantareli” de Piracicaba, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central, ligado à Secretaria da Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo.  

As reeducandas serão recebidas por estes responsáveis pelos setores para treinamento para em seguida iniciar o trabalho. Elas terão o trabalho supervisionado pelo engenheiro Márcio Antônio Maruko junto às áreas de lazer da Sedema, por Sinval Sarto, responsável pela manutenção das áreas verdes. No Viveiro Municipal, o trabalho será supervisionado pela Clementina Rossini, no Zoológico elas serão treinadas pela veterinária Marianna Curi e no Paraíso da Criança pela Ângela Faccio. O funcionário José Carlos Camoles, da Sedema, será encarregado da logística como transporte e alimentação das reeducandas.

O objetivo deste projeto, além da reintegração das pessoas à sociedade, é criar oportunidades de trabalho para que as reeducandas possam aprender algum ofíc
io e desenvolver uma atividade profissional. A data de início ainda não foi divulgada pela unidade.

O CR Feminino "Carlos Sidnes de Souza Cantarelli" de Piracicaba, Coordenadoria da Região Central, está localizado na Rua São José nº 260 - Centro de Piracicaba

O telefone é (19) 3434-2339  Fax: (19) 3402-3068 ramal 25 tem capacidade para  129 e conta com uma população de 97 pessoas. 

Novas papeleiras são instaladas pela Sedema


Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente-Sedema instalou novas papeleiras. Desta vez, a região escolhida é avenida Limeira e o entorno do novo Shopping Piracicaba.

Este trabalho é realizado pela empresa Piracicaba Ambiental em toda a cidade e as papeleiras são destinadas ao descarte de pequenos volumes de resíduos com o objetivo de evitar que sejam descartados nas calçadas e sarjetas.

A definição dos locais prioritários de instalação é feita baseada nas informações e necessidades apontadas pelas próprias varredeiras da empresa e este mapeamento é monitorado pelos técnicos da Sedema.
Mais informações e fotos no blog e no site da Sedema
http://sedema.piracicaba.sp.gov.br/

Plante Vida – Sete anos do programa com 35 mil novas árvores plantadas

Plante Vida – Sete anos do programa com 35 mil novas árvores plantadas.

Luis Henrique no plantio da árvore da irmã Celina
O evento contou com a presença do secretário Rogério Vidal, pais e parentes dos recém nascidos do último trimestre.  Muitos participantes aproveitaram o espirito da copa e compareceram vestidos de verde amarelo.
Neste sábado, (28/06) a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema promoveu mais um plantio coletivo em comemoração ao 7º ano de criação do programa Plante Vida.  O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, pais e parentes dos recém nascidos do ultimo trimestre. 
O programa “PLANTE VIDA – CRESCEMOS JUNTOS PARA VIVER! criado pela Sedema
Felipe, a irmã Maria Luiza e familia
em junho de 2007, em parceria com as maternidades locais, Unimed, Santa Casa e Fornecedores, prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. No total o programa atingiu 35 mil árvores plantadas.

Para este evento comemorativo, o local escolhido pelos técnicos da Sedema foi uma área próxima à Prefeitura, Avenida Abel Pereira (próximo ao número 450).

Entre os participantes estava Felipe Augusto Gonzalez, de quase sete anos que participou do primeiro plantio que aconteceu no bairro Castelinho quando ele era recém nascido. Junto com a mãe, Felipe estava achando “legal” estar ali. “Participei do primeiro e agora minha irmã (Maria Luiza, de três meses) esta participando deste ano.” A avó materna Olivia Regina Cardoso Venâncio participou do plantio dos dois netos que nasceram na Santa Casa.

Soraia, José Albert trouxeram a pequena Sofia de cinco meses para participar. A mãe, Soraia, elogiou o programa da Sedema que tem hoje quase 100 % de adesão dos pais de recém nascidos.” Achei ótima a iniciativa, ficamos felizes pelo convite. Vamos passar mais vezes por esta área verde onde esta plantada a árvore da Sofia. Que nossas crianças possam levar esta cultura de preservar o verde para outras gerações. Quem sabe assim, teremos um futuro mais verde”.  Sofia nasceu na Unimed.

Funcionário da Sema (Secretaria do Abastecimento de Piracicaba) Deosdete Lopes da Silva, com a mulher Eliana
Monteiro de Mello da Silva, trouxeram Celina Maria Mello Lopes de três meses, que nasceu na Santa Casa, para participar do plantio. Eles estavam acompanhados também do Luis Henrique de quase 3 anos, irmão da recem nascida, que fez questão de participar, “ajudando” o pai a plantar. Deosdete comentou “a árvore é fonte de oxigênio. Acho muito bom que elas cresçam juntas”. A mãe completou: "que as duas cresçam bem e com saúde.”

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mudanças para aumentar a limpeza do complexo da Rua do Porto

O complexo da Rua do Porto recebe cerca de 29 mil visitantes todos os finais de semana, segundo pesquisa realizada para a Secretaria de Turismo.
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema tem realizado esforços para acompanhar esta demanda, com serviços e equipes extras trabalhando diariamente no local.
A coleta do lixo doméstico do complexo da Rua do Porto é realizada diuturnamente pela empresa Piracicaba Ambiental. A equipe de coletores recolhe os resíduos e troca também os sacos de lixos das papeleiras todos os dias.
A empresa informou que mantém 6 varredeiras trabalhando em três duplas diariamente, inclusive nos domingos e feriados, para a varrição de todo o complexo da Rua do Porto.  Além disso, mantém uma funcionária encarregada exclusivamente da limpeza da área gramada da área.
A manutenção da área verde, ou o corte da grama, é realizada mensalmente pela empresa Ecoterra, empresa terceirizada, conforme programação fixa anual publicada site da Sedema.:
http://sedema.wix.com/sedema#!manuteno-reas-verdes/c1qf7
Mesmo assim, após tomar conhecimento da matéria publicada no Jornal de Piracicaba deste domingo (22/06) o secretário Rogério Vidal solicitou que a empresa refizesse o serviço de corte de mato. E, para melhorar este serviço, atendendo ao pedido do secretário, a empresa prestadora deste serviço, a partir de agora, deverá manter um funcionário fixo no local.
Com estas medidas, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema espera estar contribuindo para melhoria da limpeza de um dos locais mais procurados por visitantes de toda a região.
A Sedema espera também poder contar com o auxílio e a parceria de todos que frequentam a Rua do Porto: moradores, comerciantes, visitantes.
Para mais informações e sugestões:
Setor de Resíduos da Sedema – (19-3403-1245)

Piracicaba Ambiental: Fone: 0800 777 31 33 / (19) 3414-3133






4 novos ecopontos inaugurados e a Sedema e o atendimento quase dobra

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente - Sedema entregou na manhã desta sexta-feira (27/06), quatro novos Ecopontos na cidade: dois no bairro Mario Dedini, um no Boa Esperança e outro em Ártemis.
Com a entrega dos novos espaços, o número de ecopontos quase que dobra. A partir de agora a cidade contará com 9 Ecopontos localizados em pontos estratégicos para que a população possa realizar o descarte de vários tipos de entulhos.   O local está apto para receber até 1 m³, de resíduos de construção civil (RCC) de utensílios, móveis e recicláveis em geral, bem como material de jardim, além de lâmpadas, pilhas e baterias.
O evento contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do secretário do Meio Ambiente – Rogério Vidal, dos vereadores: Madalena, Pastor Luizinho, André Bandeira, Chico Almeida. O evento contou ainda com a presença da Diretora Cristiane Salato do Marco, da coordenadora de ensino Janine Athanásio, além de pais
e alunos os alunos da Escola Municipal Olivia Caprânico.
A fanfarra Municipal com 28 componentes presentou o evento com sua apresentação musical.  Ao final da inauguração, alunos da creche, com pequenas carriolas de brinquedos realizaram o descarte simbólico de materiais no ecoponto separados por tipos: madeira, pilhas, lata.  Os ecopontos foram inaugurados ao mesmo tempo e o endereço do ecoponto do Mário Dedini localizado na Rua Antônio Franco de Lima, foi escolhido para a cerimônia de entrega oficial.
A escola “Olivia Caprânico”, recebeu diversos prêmios pelos seus projetos ambientais ligados ao Projeto Além do Horizonte, possui um mini ecoponto e já trabalha com seus alunos sobre a importância do descarte correto de resíduos. A diretora, Cristiane de Marco, elogiou a iniciativa da Prefeitura “antes nós convivíamos com o descarte de entulho ao lado da escola.
Este ecoponto próximo à escola, vem complementar nosso trabalho de educação ambiental que já realizamos com as crianças. E eles são agentes multiplicadores.
O secretário Rogerio Vidal explicou que a cidade gera cerca de 300 toneladas de lixo orgânico (lixo doméstico) e quase o triplo de entulho mensalmente.
Neste espaço, localizado o primeiro ecoponto do Mário Dedini, conta com área de aproximadamente 1.800 m²; o segundo na rua dos Topázios X rua das Ametistas, com uma área de 1.270 m². Na rua Francisco de Assis Pansiera, no Boa Esperança, está instalado o terceiro com área total de 625 m². Em Ártemis, na rua Fioravante Cenedese, a Sedema inaugurou o quarto ecoponto, com área total de 625 m². Todos os ecopontos possuem iluminação, fechamento com alambrado e baia coberta.

De acordo com o secretário da Sedema, Rogério Vidal, “com os ecopontos, tendo apenas um mínimo de disciplina, é possível uma melhora imensa da qualidade ambiental e da qualidade de vida na cidade, com menos descarte irregular, gerador de degradação e impactos ambientais de longo alcance”.
O engenheiro responsável pelo setor de gerenciamento de resíduos da Sedema Ludmar Romanini, explicou que o Mário Dedini é uma região em expansão, e as residências passam por melhorias constantes, o que gera um nível de resíduos de forma geral. Ao lado do Ecoponto, vê-se uma placa colocada anteriormente pela Sedema para evitar o descarte irregular de entulho.  


Os ecopontos são espaços de uso gratuito para o descarte
doméstico de entulhos e inservíveis sem que o cidadão precise contratar o serviço de caçambeiros, já que se tratam de baixos volumes, o que gera economia para a população. A implantação de ecopontos tem como objetivo ajudar a preservar as áreas verdes, Áreas de Preservação Permanente (APPs), margens de rios e ribeirão do descarte clandestino. É importante ressaltar que volumes acima de 1 m³ é necessário contratar uma caçamba.

A dinâmica dos ecopontos pode ser percebida em números: em 2013 eles receberam 73 mil quilos de sofás e cerca de 15 mil toneladas de rejeitos e entulhos. Para facilitar o trabalho de descarte, praticamente todos eles ficam com o portão aberto, inclusive nos finais de semana. Menos o do Monte Rey, por solicitação da comunidade local. Veja quais são os Ecopontos existentes na cidade:



1.     Monte Rey
Rua Giovanni Ferrazzo
2.     Bosques do Lenheiro I
Rua Sapucaia
3.     Bosques do Lenheiro II
Rua dos Pinheiros
4.     Cecap/Eldorado
Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.     Jardim Oriente
Av. Luís Pereira Leite (próximo à Escola Municipal)
6.     Mario Dedini I
Rua Antônio Franco de Lima
7.     Mario Dedini II
Rua dos Topázios com rua das Ametistas
8.     Boa Esperança
Rua Francisco de Assis Pansiera


Sedema comemora 7 anos de Plante Vida com o plantio de 35 mil árvores

Convite
 A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, convida a todos para o plantio coletivo em comemoração ao 7º ano de criação do programa Plante Vida. O evento acontece sábado (28/06) e contará com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal além dois pais e parentes dos recém nascidos.    

Criado pela Sedema em parceria com as maternidades locais, o programa prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore.
No total o programa alcançou mais de 35 mil árvores plantadas.
Para este evento comemorativo, o local escolhido para este plantio pelos técnicos da Sedema é a uma área próxima à Prefeitura, avenida Abel Pereira (próximo ao número 450).

Contamos com sua presença

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CONVITE - Sedema inuagura 4 novos ecopontos

CONVITE


Nesta sexta-feira, 28 de junho a cidade ganha 4 novos ecopontos ( dois no Bairro Mário Dedini 
e outros no Jardim Boa Esperança e Ártemis).
A entrega oficial será no Mário Dedini na avenida Luis Pereira Leite, próximo a escola municipal (convite anexado) 
partir das 9 horas.

Contamos com sua presença. 

Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Engenheiros da Perillo visitam Cemitério da Vila

O secretário Rogério  Vidal e o engenheiro da Sedema, Márcio Antônio Maruko acompanharam a visita que os engenheiros responsáveis da empresa Perillo Engenheiros Associados Ltda. fizeram de reconhecimento no Cemitério da Vila Rezende.   
O Cemitério da Vila, com 7.800 sepulturas existentes atualmente, conforme tem sido divulgado pela Sedema está chegando ao limite de vida útil, com apenas mais mil novas, situação que preocupa o poder público.
O secretário Rogério Vidal, juntamente com o engenheiro Maruko, apresentaram as edificações existentes no local aos engenheiros da Perillo que após o reconhecimento do local deverão dar início à elaboração do projeto conceitual de arquitetura e viabilização da ampliação.
O cemitério da Vila Rezende tem recebido investimentos da atual gestão para melhorias na sua infraestrutura. O IML foi transferido para outra área. Em seu lugar a Prefeitura construiu sanitários capazes de atender inclusive visitantes ostomizados. Todas as ruas foram asfaltadas. Mas sua capacidade de ocupação manteve-se a mesma.








Quase um milhão de árvores. Carta da Sedema publicada no JP de hoje

Em relação à carta “Árvores” publicada hoje (18/06), nós da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema gostaríamos de tranquilizar a leitora Valéria Leite Kochmanski - a cidade não corre o risco de ficar careca, ao contrário, estamos criando maciços arbóreos em todas as regiões da cidade.   
Ao contrário do que diz a leitora, nunca na história da cidade se plantou tantas árvores em tão pouco tempo. Nos últimos 10 anos, atingimos uma meta de 950 mil árvores plantadas, o que equivale cerca de 95 mil novas árvores por ano, através dos diversos programas de arborização ligados ao “Programa Piracicaba Mais Verde”.
Para nós da Sedema, quanto mais árvores pudermos plantar melhor.  Um desses programas “ Plante vida, nascemos juntos para viver” – garante uma árvore para cada criança que nasce no município, criador em junho de 2007 e este mês completa criado mais de 35 mil árvores plantadas. Além disso, temos um trabalho permanente de educação ambiental que nos permitiu plantar mais de 220 mil árvores na zona urbana e mais de 700 mil mudas plantadas na zona rural desde 2 005.
O número de árvores na área urbana aumentou mais de 200 % desde 2004, pois, segundo levantamento da Esalq, havia cerca de 92 mil em 2004 e foram plantadas mais de 200 mil até agora.
Para a secretaria todos os plantios são importantes e todas as espécies são notórias, sem distinção. Evidente que algumas delas, por estarem localizadas em lugares de grande fluxo de pessoas acabam se destacando como o caso das árvores substituídas na avenida Independência e no largo dos pescadores.  
O que leitora talvez se esqueça é que o ciclo da vida de uma árvore é igual a de todo ser vivo. Nasce, cresce, fica adulta e morre.  E o que a Sedema tem feito em alguns locais não é retirar ou simplesmente cortar, mas sim substituir as espécies que apresentam problemas de senilidade ou fitossanitários para poder garantir a renovação das espécies como acontece na natureza.
E para mostrar o zelo que temos com todas as árvores da cidade, para cuidar delas com diagnóstico mais preciso, a Sedema contratou inclusive uma empresa que realiza ultrassonografia das árvores. Desta forma evitamos muitos cortes desnecessários.
Quanto à transparência, convidamos a leitora a acompanhar nossas notícias  no site da Sedema: http://sedema.piracicaba.sp.gov.br/  onde divulgamos estes fatos e outras informações diariamente.
Gostaríamos de aproveitar para convidar a Sra. Valéria para o próximo evento do “Plante Vida”, que acontece dia 28 de junho na avenida Abel Pereira onde mais de duzentas novas árvores serão plantadas. Os pais, acompanhados dos Eles, assim como nós da Sedema, acreditamos na renovação da vida.


Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema 

Saude conta com a Sedema no combate à Dengue

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema vem realizando o apoio em conjunto com a Secretaria de Saúde para o Mutirão da Dengue que está acontecendo deste o dia 26 e 27 de Maio. A Sedema em todas estas ações participa com fornecimento de caminhões e funcionários para recolhimento dos materiais inservíveis que a população descarta.

Até agora foram realizados mutirões nos bairros: Bosques do Lenheiro, Jd. Gilda e Algodoal. A última etapa será realizada no bairro Vila Fátima, nos dias 30/06 e 01/

Confira os bairros atendidos pela Coleta Seletiva neste sábado

SÁBADO

Santa Rosa / Tanquinho
Guamium
Algodoal
Mário Dedini /
Santa Olímpia / Santana / Vila Belém
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

Materiais recicláveis são diferentes dos resíduos gerados no dia à dia das
Pessoas ( restos de comida, etc).

O que separar para a Coleta Seletiva?
papel, papelão, vidro e plástico. 
Nestes locais citados, o material reciclado deverá ser colocado em frente à residência nos dias programados para que sejam recolhidos pelo reciclador.
Separe o lixo seco. Coloque o material reciclável limpo e seco no mesmo recipiente. Eles serão separados nos locais de triagem.


terça-feira, 17 de junho de 2014

Sedema busca em Araraquara parceria para resolver o problema dos pombos.

Em razão do problema diário enfrentado pelos frequentadores e comerciantes da Praça José Bonifácio com a presença numerosa de pombos, o secretário do Meio Ambiente – Rogério Vidal, tem buscado soluções efetivas e ecológica para resolver o problema.

A partir disso, o secretário tomou conhecimento de uma experiência positiva na cidade de Araraquara com a instalação de refletores. Depois do contato inicial pelo telefone, o secretário está agendando uma visita oficial para conhecer pessoalmente, juntamente com técnicos da Sedema a instalação de refletores para reduzir a população de pombos no Parque Infantil, um dos principais pontos de lazer da cidade.

Segundo informações fornecidas pelo biólogo João Henrique Barbosa, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente daquela cidade, quatro refletores foram instalados próximos à entrada do Centro de Educação Infantil (CER), que fica dentro do parque, foi testado de diversas maneiras, até obterem o resultado esperado. Os equipamentos possuem luzes amarelas que imitam a radiação solar. Através destas experiências, puderam observar que os pombos migraram para outro lugar sem danos.

De acordo com o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, João Henrique Barbosa, o “ objetivo é afugentar os pássaros sem causar danos à espécie. A iniciativa tem o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)”. Da mesma forma que Piracicaba, a busca lá surgiu após constantes reclamações sobre a sujeira causada pelas aves. Após os testes iniciais, o resultado já começou a aparecer. Em três semanas, houve redução de 90% no número de pombos observados na área.
As luzes são acesas por volta das 16h30, quando há uma revoada após a busca por alimentos em terrenos baldios. “Instalamos alguns refletores ‘teste’, para avaliar itens como o melhor horário de funcionamento, a intensidade das lâmpadas e a altura dos postes. Nossos resultados preliminares indicam que o teste obteve sucesso. A partir dos resultados, nosso planejamento é instalar entre 20 e 25 refletores”, informou Barbosa.
A expansão da iniciativa é avaliada conjuntamente pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação. A intenção é fazer com que os pombos sejam desestimulados a pousar em algumas árvores do parque. Trata-se daqueles cujos galhos ficam acima da área de passeio das pessoas, nas passagens asfaltadas.
O afugentamento provocado pelos holofotes contribui com a limpeza do espaço, já que, normalmente, são necessários três caminhões-pipa para a higienização completa do lugar. Barbosa frisa que os pombos não são os “vilões” da história. “O excesso deles é um problema ambiental dos tempos modernos. Estamos tentando consertar um problema ambiental”, disse.
Apesar da redução inicial dos bandos, o projeto prevê metas em médio prazo.  A avaliação completa só deve ser concluída no segundo semestre deste ano. Após a instalação de todos os refletores, um balanço indicará a real necessidade de novas intervenções no parque. Algumas podem ser paisagísticas, como o plantio de árvores frutíferas, sugeriu o biólogo. A medida atrairia outras espécies de aves, como a Saíra-amarela, e assim forçaria uma disputa natural de território com os pombos.
A orientação pode e deve contribuir para a redução do número de pombos. O primeiro passo é não oferecer alimentos. Assim, os animais irão buscá-los nas áreas nativas. Não se aproximando do meio urbano, eles também não se reproduzem de forma desordenada. “Vale lembrar que um casal pode gerar até quatro ninhadas por ano”, explicou o biólogo.

A segunda dica é não deixar que as aves construam ninhos em forros, muros, telhados e sacadas. Esses espaços são convidativos à espécie.




Perillo assina contrato para início do projeto da ampliação do Cemitério da Vila Rezende.



Na manhã desta terça-feira (16/06), os responsáveis pela empresa Perillo Engenheiros Associados Ltda. estiveram na Secretaria do Meio Ambiente – Sedema para a assinatura da Ordem de Serviço para o início da elaboração do projeto conceitual de arquitetura e viabilização da ampliação da ocupação do Cemitério da Vila Rezende.


A empresa esteve representada pelos engenheiros Wagner Antônio do Marco Bassinelo, Wagner Perillo Bassinello e a arquiteta Thais Gibelli e, pela Prefeitura o secretário do Meio Ambiente, Rogerio Vidal e o engenheiro de obras da Sedema, Márcio Antônio Maruko, que deverá acompanhar a obra do cemitério da Vila, cujo espaço existente está chegando ao limite de vida útil.

Conforme comentou em outras ocasiões, o secretário Rogério Vidal, “tudo indica que a melhor alternativa seja a construção no local de um cemitério vertical, devido à falta de espaço para o crescimento horizontal. Essa é uma tendência mundial. Aqui, no estado de São Paulo, temos o cemitério da cidade Santos que já visitei e que é ótimo exemplo a ser seguido”. A empresa terá 60 dias para a conclusão.  

De acordo com Vidal, se a opção for pela verticalização, a estrutura será modular, o que permite a ampliação gradual e de forma sustentável. “Os cemitérios de Piracicaba têm receita própria e movimentam anualmente cerca de R$ 1 milhão. É com estes recursos que pretendemos fazer os novos investimentos”, concluiu.
                                                                                  
  Outros cemitérios
O cemitério de Ibitiruna é pequeno e não deve ser alterado. Em relação ao cemitério da Saudade, que conta com 13 mil sepulturas regularizadas, Vidal explicou que foram identificadas outras 850 sepulturas abandonadas pelos seus proprietários que estão sendo reativadas pelo poder público por meio de leilões. “Já leiloamos 150 e estamos preparando novos lotes para os próximos meses”.
Segundo o secretário, o cemitério da Saudade está praticamente todo ocupado. Ganhará apenas cerca de 30 novas sepulturas ainda neste ano, com a reforma do muro da rua Coriolano Ferraz, o que é muito pouco em relação à demanda, mesmo assim continuará sendo usado pelas famílias proprietárias das sepulturas existentes. “Além de estar em seu limite de ocupação, trata-se de um patrimônio fixado em uma área que não pode ser modificada com interferências arquitetônicas que viabilizem sua ampliação”, observou o secretário.

O cemitério da Vila Rezende tem recebido investimentos da atual gestão para melhorias na sua infraestrutura. O IML foi transferido para outra área. Em seu lugar a Prefeitura construiu sanitários capazes de atender inclusive visitantes ostomizados. Todas as ruas foram asfaltadas. Mas sua capacidade de ocupação manteve-se a mesma. 
Com 7.800 sepulturas, há apenas mais mil novas, situação que preocupa o poder público.

segunda-feira, 16 de junho de 2014


Matéria publicada no Jornal de Piracicaba  sobre o projeto Piano na Praça com  o pianista Guilherme Vergueiro. 
http://m.jornaldepiracicaba.com.br/mobile/noticia.php?id=9928


Um simples passeio pela praça José Bonifácio na hora do almoço poderá ser inusitado nesta quinta-feira (12/06). É que o local será palco, entre 12h e 14h, do projeto itinerante Piano na Praça, com o pianista Guilherme Vergueiro. A proposta é apresentar música brasileira instrumental, gratuitamente, à população. 



 Reconhecido internacionalmente, Vergueiro é produtor, compositor e arranjador. De simpatia ímpar, ele disse em entrevista ao Jornal de Piracicaba que o repertório da apresentação inclui canções de consagrados compositores do cenário musical brasileiro, como Pixinguinha, Cartola, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Ari Barroso e Waldyr de Azevedo, além de músicas autorais.


Por se tratar de um evento no Dia dos Namorados, Vergueiro garante que a data será lembrada. “Não faltarão músicas românticas para celebrar”, comentou ele, que tem formação pianística e de teoria musical com o mestre Guilherme Fontainha.

O músico já esteve em Piracicaba em outras ocasiões, mas garante que, desta vez, será “muito mais especial”, principalmente por conta da interação com as pessoas.

“Gosto muito deste corpo a corpo com o público, com o povo, as crianças, os mais velhos, que têm tanta admiração pelo piano e ultimamente não têm tido muitas oportunidades para ouvi-lo”, falou, acrescentando a paixão que tem pelo instrumento.

“Comecei a brincar com ele desde pequenininho e continuo brincando até hoje. Foi um caso de amor à primeira vista, eu acho”.

Segundo o pianista, o projeto é importante para resgatar a utilização deste instrumento musical e, também, para demonstrar que ele pode ser acessível a diferentes públicos.

“O piano é um instrumento popular e não somente para os que têm meios para frequentar grandes salas de espetáculos ou grandes teatros. A grande maioria do povo gosta muito de piano, mas ele anda meio sumido. Queremos devolvê- lo ao povo e às casas de família, onde, há algum tempo, sempre tinha um piano. Fazia parte do cotidiano das pessoas”, contou.

A ideia de criação do projeto itinerante Piano na Praça, de acordo com Vergueiro, surgiu a partir de uma conversa do pianista com um funcionário da secretaria de cultura de Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul.

“Fizemos apresentações lá no ano passado e foi muito gratificante. A partir daí, saí em busca de patrocínio para expandir o projeto e consegui o apoio dos Correios, e pretendo continuar em várias outras cidades em diferentes regiões do Brasil”, explicou.

A produção executiva é da Stand by Media e NepTune Produções, com colaboração das prefeituras dos municípios por onde passa. O projeto segue neste sábado (14/06) para Águas de São Pedro.

O evento teve apoio da Sedema