quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sedema lança o programa “Jogue Limpo” na cidade

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, em parceria com os fabricantes de óleos lubrificantes lançou oficialmente, nesta quarta-feira (04/06), no Museu da Água, em Piracicaba, o programa “Jogue Limpo” na cidade.
Na apresentação do Programa estiveram presentes, o Prefeito Gabriel Ferrato, o secretário Rogerio Vidal, Marco Antônio Pereira, Ézio Antunes, Presidente do Instituto “Jogue Limpo, ” David Alexander Oliveira, gerente operacional, Antônio Flávio André Alvarez, Diretor Financeiro da empresa MB Engenharia e Meio Ambiente, Marco Antônio Pereira Coordenador Regional do Programa “Jogue Limpo”.  
A data escolhida é simbólica, como parte das comemorações do Dia Nacional do Meio Ambiente, comentou o secretário Rogerio Vidal, o que reforça a preocupação do setor industrial de equacionar um dos grandes problemas ambientais que é a destinação correta dos seus resíduos, através da responsabilidade compartilhada, a “logística reversa”. 
Com esta parceria a Prefeitura, através da Sedema, espera contribuir para ampliar a divulgação e fiscalizar as ações locais para o descarte responsável de embalagens de óleos lubrificantes, em atenção ao sistema de “Logística Reversa” como prevê a Lei Federal no. 12.305/10 que define o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com o presidente do Instituto, o acordo setorial para a implantação do programa foi assinado em 19 de dezembro de 2012 entre o Governo do Estado de São Paulo, Sindicato dos Fabricantes de Óleo (Sindicom), sindicatos de revenda (Resan, Regran, Recap e Sencopetro) com anuência da Cestesb.
O Programa Jogue Limpo foi criado visando o recolhimento e a reciclagem das embalagens de óleos lubrificantes após sua utilização em todos os pontos de comercialização do produto, nos pontos geradores, em especial em postos de combustíveis, concessionárias de veículos e supermercados.
As embalagens de óleos lubrificantes, são recolhidas nos pontos geradores regulares, encaminhados às centrais de coleta, onde são separados, limpos, ordenados, pesados e encaminhados para recicladoras para gerarem novos produtos.
Estes novos produtos, ou seja, estas novas embalagens não serão reaproveitadas para alimentos ou produtos de higiene pessoal. 
O programa está presente hoje em 13 estados e em parceria com as 9 maiores empresas do setor, responsável por 85 % do mercado, e arrecada cerca de 3 mil toneladas de embalagens no Brasil. Em Piracicaba o “Jogue Limpo” tem até o momento 105 pontos geradores cadastrados.
Para mais informações os interessados poderão ligar para o setor de resíduos da Sedema 3402-3122 ou pelo site do programa:

 www.programajoguelimpo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário