sexta-feira, 20 de junho de 2014

Quase um milhão de árvores. Carta da Sedema publicada no JP de hoje

Em relação à carta “Árvores” publicada hoje (18/06), nós da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema gostaríamos de tranquilizar a leitora Valéria Leite Kochmanski - a cidade não corre o risco de ficar careca, ao contrário, estamos criando maciços arbóreos em todas as regiões da cidade.   
Ao contrário do que diz a leitora, nunca na história da cidade se plantou tantas árvores em tão pouco tempo. Nos últimos 10 anos, atingimos uma meta de 950 mil árvores plantadas, o que equivale cerca de 95 mil novas árvores por ano, através dos diversos programas de arborização ligados ao “Programa Piracicaba Mais Verde”.
Para nós da Sedema, quanto mais árvores pudermos plantar melhor.  Um desses programas “ Plante vida, nascemos juntos para viver” – garante uma árvore para cada criança que nasce no município, criador em junho de 2007 e este mês completa criado mais de 35 mil árvores plantadas. Além disso, temos um trabalho permanente de educação ambiental que nos permitiu plantar mais de 220 mil árvores na zona urbana e mais de 700 mil mudas plantadas na zona rural desde 2 005.
O número de árvores na área urbana aumentou mais de 200 % desde 2004, pois, segundo levantamento da Esalq, havia cerca de 92 mil em 2004 e foram plantadas mais de 200 mil até agora.
Para a secretaria todos os plantios são importantes e todas as espécies são notórias, sem distinção. Evidente que algumas delas, por estarem localizadas em lugares de grande fluxo de pessoas acabam se destacando como o caso das árvores substituídas na avenida Independência e no largo dos pescadores.  
O que leitora talvez se esqueça é que o ciclo da vida de uma árvore é igual a de todo ser vivo. Nasce, cresce, fica adulta e morre.  E o que a Sedema tem feito em alguns locais não é retirar ou simplesmente cortar, mas sim substituir as espécies que apresentam problemas de senilidade ou fitossanitários para poder garantir a renovação das espécies como acontece na natureza.
E para mostrar o zelo que temos com todas as árvores da cidade, para cuidar delas com diagnóstico mais preciso, a Sedema contratou inclusive uma empresa que realiza ultrassonografia das árvores. Desta forma evitamos muitos cortes desnecessários.
Quanto à transparência, convidamos a leitora a acompanhar nossas notícias  no site da Sedema: http://sedema.piracicaba.sp.gov.br/  onde divulgamos estes fatos e outras informações diariamente.
Gostaríamos de aproveitar para convidar a Sra. Valéria para o próximo evento do “Plante Vida”, que acontece dia 28 de junho na avenida Abel Pereira onde mais de duzentas novas árvores serão plantadas. Os pais, acompanhados dos Eles, assim como nós da Sedema, acreditamos na renovação da vida.


Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário