sexta-feira, 27 de junho de 2014

4 novos ecopontos inaugurados e a Sedema e o atendimento quase dobra

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente - Sedema entregou na manhã desta sexta-feira (27/06), quatro novos Ecopontos na cidade: dois no bairro Mario Dedini, um no Boa Esperança e outro em Ártemis.
Com a entrega dos novos espaços, o número de ecopontos quase que dobra. A partir de agora a cidade contará com 9 Ecopontos localizados em pontos estratégicos para que a população possa realizar o descarte de vários tipos de entulhos.   O local está apto para receber até 1 m³, de resíduos de construção civil (RCC) de utensílios, móveis e recicláveis em geral, bem como material de jardim, além de lâmpadas, pilhas e baterias.
O evento contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do secretário do Meio Ambiente – Rogério Vidal, dos vereadores: Madalena, Pastor Luizinho, André Bandeira, Chico Almeida. O evento contou ainda com a presença da Diretora Cristiane Salato do Marco, da coordenadora de ensino Janine Athanásio, além de pais
e alunos os alunos da Escola Municipal Olivia Caprânico.
A fanfarra Municipal com 28 componentes presentou o evento com sua apresentação musical.  Ao final da inauguração, alunos da creche, com pequenas carriolas de brinquedos realizaram o descarte simbólico de materiais no ecoponto separados por tipos: madeira, pilhas, lata.  Os ecopontos foram inaugurados ao mesmo tempo e o endereço do ecoponto do Mário Dedini localizado na Rua Antônio Franco de Lima, foi escolhido para a cerimônia de entrega oficial.
A escola “Olivia Caprânico”, recebeu diversos prêmios pelos seus projetos ambientais ligados ao Projeto Além do Horizonte, possui um mini ecoponto e já trabalha com seus alunos sobre a importância do descarte correto de resíduos. A diretora, Cristiane de Marco, elogiou a iniciativa da Prefeitura “antes nós convivíamos com o descarte de entulho ao lado da escola.
Este ecoponto próximo à escola, vem complementar nosso trabalho de educação ambiental que já realizamos com as crianças. E eles são agentes multiplicadores.
O secretário Rogerio Vidal explicou que a cidade gera cerca de 300 toneladas de lixo orgânico (lixo doméstico) e quase o triplo de entulho mensalmente.
Neste espaço, localizado o primeiro ecoponto do Mário Dedini, conta com área de aproximadamente 1.800 m²; o segundo na rua dos Topázios X rua das Ametistas, com uma área de 1.270 m². Na rua Francisco de Assis Pansiera, no Boa Esperança, está instalado o terceiro com área total de 625 m². Em Ártemis, na rua Fioravante Cenedese, a Sedema inaugurou o quarto ecoponto, com área total de 625 m². Todos os ecopontos possuem iluminação, fechamento com alambrado e baia coberta.

De acordo com o secretário da Sedema, Rogério Vidal, “com os ecopontos, tendo apenas um mínimo de disciplina, é possível uma melhora imensa da qualidade ambiental e da qualidade de vida na cidade, com menos descarte irregular, gerador de degradação e impactos ambientais de longo alcance”.
O engenheiro responsável pelo setor de gerenciamento de resíduos da Sedema Ludmar Romanini, explicou que o Mário Dedini é uma região em expansão, e as residências passam por melhorias constantes, o que gera um nível de resíduos de forma geral. Ao lado do Ecoponto, vê-se uma placa colocada anteriormente pela Sedema para evitar o descarte irregular de entulho.  


Os ecopontos são espaços de uso gratuito para o descarte
doméstico de entulhos e inservíveis sem que o cidadão precise contratar o serviço de caçambeiros, já que se tratam de baixos volumes, o que gera economia para a população. A implantação de ecopontos tem como objetivo ajudar a preservar as áreas verdes, Áreas de Preservação Permanente (APPs), margens de rios e ribeirão do descarte clandestino. É importante ressaltar que volumes acima de 1 m³ é necessário contratar uma caçamba.

A dinâmica dos ecopontos pode ser percebida em números: em 2013 eles receberam 73 mil quilos de sofás e cerca de 15 mil toneladas de rejeitos e entulhos. Para facilitar o trabalho de descarte, praticamente todos eles ficam com o portão aberto, inclusive nos finais de semana. Menos o do Monte Rey, por solicitação da comunidade local. Veja quais são os Ecopontos existentes na cidade:



1.     Monte Rey
Rua Giovanni Ferrazzo
2.     Bosques do Lenheiro I
Rua Sapucaia
3.     Bosques do Lenheiro II
Rua dos Pinheiros
4.     Cecap/Eldorado
Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.     Jardim Oriente
Av. Luís Pereira Leite (próximo à Escola Municipal)
6.     Mario Dedini I
Rua Antônio Franco de Lima
7.     Mario Dedini II
Rua dos Topázios com rua das Ametistas
8.     Boa Esperança
Rua Francisco de Assis Pansiera


Nenhum comentário:

Postar um comentário