quinta-feira, 5 de junho de 2014

Adote Uma Nascente - festa para a Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Como parte do calendário das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 05 de junho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, lançou na manhã desta quinta-feira (05/06) o Projeto Adote Uma Nascente para a região dos Bairros Costa Rica e Belvedere. O evento contou com apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Aguas do Mirante, Empresa Inteligencia Ambiental e Social – EIAS e das Escolas: Estadual “ Prof. Atílio Vidal Lafrata”, e Municipal “João Oriani”.
O Prefeito Gabriel Ferrato, elogiou a iniciativa e agradeceu o envolvimento de todos em especial, mas principalmente, o envolvimento das escolas e da comunidade no projeto. O Prefeito falou sobre os problemas decorrentes da escassez hídrica geral e a importância da preservação dos recursos hídricos locais.
Ao falar sobre a importância da agua para nossa sobrevivência, o secretário Rogério Vidal citou a música do cantor Guilherme Arantes – “Planeta Água”. Vidal comentou que, apesar da abundância de agua, 99 % da água do Planeta não está disponível para o consumo. Segundo ele, um levantamento constatou que existem 5.300 nascentes no município, além de doze bacias, quatro foram definidas pelos técnicos como prioritárias e uma delas poderá ser utilizada no futuro. Mas, para isso, serão necessárias ações para que elas se mantenham preservadas. Vidal finalizou dizendo que “se a comunidade não se envolver, o poder público sozinho não terá êxito nesta tarefa”.   
Além do Prefeito Gabriel Ferrato e do secretário Rogerio Vidal, o “Adote uma Nascente” contou com a presença do Deputado Estadual, Chico Sardelli, dos vereadores João Manoel, Pastor Luizinho e Pedro Cruz. Isaura Bonatto Mazutti integrante da Comissão de Eventos Cívicos, Diretor Regional de Ensino Fábio Negreiros, Aparecida do Aguas do Mirante, Cabo Guaracy, bombeiro educador representantes e lideranças do Bairro Costa Rica e Belvedere.  
Mais de 200 alunos destas duas escolas estiveram presentes além de  professores, coordenadores Durante o mês de maio os alunos destas escolas participaram de oficinas apresentadas pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental –NEA/SEDEMA e da Empresa de Inteligência Ambiental e Social – EIAS.
Gabriel de Góies Castro de 13 anos, aluno e orador do Grêmio Estudantil Attílio Vidal Lafratta, criou junto com a coordenadora Márcia Sanches e a diretora Vera Lúcia Isidoro,  o texto transcrito abaixo:
“Me chamo Gabriel de Goes sou orador do Grêmio estudantil da Escola Estadual Attilio Vidal Lafratta e venho a público em nome dos alunos e pais desta instituição de ensino, render os sinceros agradecimentos a Nossa diretora Vera Lucia Isidoro e sua equipe de trabalho, em parceria com o poder público, por não desistir das lutas das convicções de fazer educação com qualificação. O lançamento do Projeto ”Adote Uma Nascente” vem de encontro com nossas necessidades enquanto seres relacionais, afinal precisamos de natureza e de horizonte. Essa proposta incuti em nós valores perenes como: afeto, cumplicidade, respeito e muita responsabilidade. Sendo assim, no dia de hoje está posto a todos o sentir e contemplar com atenção todos os movimentos da natureza, sua leveza, cor, vida, enfim um desfrutar sabido deste espaço enquanto adotantes. Desta forma, faz se necessário compreender que o horizonte e o infinito sempre nos lembrarão de que existem muitas coisas boas além de nós mesmos, e de nossas vidas, quando nos mobilizamos unindo todas as forças para transformar espaço público como lugar melhor para se viver”.                                          
Sobre a parceria de escolas em ações de conscientização da secretaria, Milena Barbosa de Lima da Rocha, supervisora de ensino vê esta atividade de forma muito motivadora - “além de enriquecer o conteúdo didático, auxilia a desenvolver a consciência e o cuidado com o local onde eles vivem”.  
O “ Adote Uma Nascente” faz parte do calendário das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente que vai até o dia 28 de junho com muitas ações programadas pela Sedema e que deverá acontecer em diferentes pontos da cidade Durante o evento 200 novas árvores serão plantadas.
Acompanhe esta e outras notícias, com fotos, diariamente pelo site da Sedema – através do ícone SEDEMA EM AÇÃO o andamento das obras, ilustradas com fotos:
Site oficial:   http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br

Página Auxiliar:    http://sedema.wix.com/sedema

Nenhum comentário:

Postar um comentário