segunda-feira, 16 de junho de 2014


Matéria publicada no Jornal de Piracicaba  sobre o projeto Piano na Praça com  o pianista Guilherme Vergueiro. 
http://m.jornaldepiracicaba.com.br/mobile/noticia.php?id=9928


Um simples passeio pela praça José Bonifácio na hora do almoço poderá ser inusitado nesta quinta-feira (12/06). É que o local será palco, entre 12h e 14h, do projeto itinerante Piano na Praça, com o pianista Guilherme Vergueiro. A proposta é apresentar música brasileira instrumental, gratuitamente, à população. 



 Reconhecido internacionalmente, Vergueiro é produtor, compositor e arranjador. De simpatia ímpar, ele disse em entrevista ao Jornal de Piracicaba que o repertório da apresentação inclui canções de consagrados compositores do cenário musical brasileiro, como Pixinguinha, Cartola, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Ari Barroso e Waldyr de Azevedo, além de músicas autorais.


Por se tratar de um evento no Dia dos Namorados, Vergueiro garante que a data será lembrada. “Não faltarão músicas românticas para celebrar”, comentou ele, que tem formação pianística e de teoria musical com o mestre Guilherme Fontainha.

O músico já esteve em Piracicaba em outras ocasiões, mas garante que, desta vez, será “muito mais especial”, principalmente por conta da interação com as pessoas.

“Gosto muito deste corpo a corpo com o público, com o povo, as crianças, os mais velhos, que têm tanta admiração pelo piano e ultimamente não têm tido muitas oportunidades para ouvi-lo”, falou, acrescentando a paixão que tem pelo instrumento.

“Comecei a brincar com ele desde pequenininho e continuo brincando até hoje. Foi um caso de amor à primeira vista, eu acho”.

Segundo o pianista, o projeto é importante para resgatar a utilização deste instrumento musical e, também, para demonstrar que ele pode ser acessível a diferentes públicos.

“O piano é um instrumento popular e não somente para os que têm meios para frequentar grandes salas de espetáculos ou grandes teatros. A grande maioria do povo gosta muito de piano, mas ele anda meio sumido. Queremos devolvê- lo ao povo e às casas de família, onde, há algum tempo, sempre tinha um piano. Fazia parte do cotidiano das pessoas”, contou.

A ideia de criação do projeto itinerante Piano na Praça, de acordo com Vergueiro, surgiu a partir de uma conversa do pianista com um funcionário da secretaria de cultura de Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul.

“Fizemos apresentações lá no ano passado e foi muito gratificante. A partir daí, saí em busca de patrocínio para expandir o projeto e consegui o apoio dos Correios, e pretendo continuar em várias outras cidades em diferentes regiões do Brasil”, explicou.

A produção executiva é da Stand by Media e NepTune Produções, com colaboração das prefeituras dos municípios por onde passa. O projeto segue neste sábado (14/06) para Águas de São Pedro.

O evento teve apoio da Sedema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário