quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Área do Santa Rita, escolhida para atividades do Jardim Botânico, passa por manutenção


A área  engloba o Viveiro Municipal,  uma das três áreas escolhidas para as atividades do Jardim Botânico de Piracicaba (JBP).

 A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, iniciou essa semana a limpeza da área localizada no bairro Santa Rita, que engloba o Viveiro Municipal de Mudas, e que faz parte das três áreas escolhidas para receber as atividades do Jardim Botânico de Piracicaba (JBP).
Nas ações de limpeza programadas para acontecer ali estão incluídas: a remoção de toco, a supressão de algumas árvores exóticas de pequeno, médio e grande porte da espécie Leucena (Leucaena leucocephala) e também duas Paineiras, previamente vistoriadas pelos técnicos da Sedema que apresentam necrose severa e grande quantidade de cupim, uma Mangueira morta e um Eucalipto com necrose. A equipe deve fazer também a retirada de resíduos sólidos.
Após essa ação de limpeza, os técnicos deverão iniciar o levantamento florístico coordenado pelo o Prof. Vinicius Castro Souza, responsável pelo Herbário ESA da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) “Trata-se de um estudo técnico que tem como objetivo identificar as espécies da flora ocorrentes em uma determinada área e caracterizá-las”.


Jardim Botânico de Piracicaba (JBP)

A área do Santa Rita, localizada no entorno da Lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal, é uma das três áreas escolhidas para receber as atividades do Jardim Botânico de Piracicaba, criado pelo Prefeito Barjas Negri o ano passado através do Decreto nº 17.377.
O JBP deverá exercer suas atividades prioritariamente em três áreas:  Essa, do Santa Rita, que possui considerável beleza cênica e grande potencial para se transformar em um Parque Urbano, escolhida para a construção da Sede Administrativa. As duas outras são: área verde anexa ao Parque do Engenho Central e o Parque Natural Municipal de Santa Terezinha, Parque da Cidade, localizado no km 169 da Rodovia SP-304.  Somadas as áreas todas, o Jardim Botânico compreende mais de 860 mil metros quadrados.
Segundo a comissão técnica, o objetivo principal da criação do Jardim Botânico é “conservar, valorizar e difundir a importância do bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semidecidual, típica da região de Piracicaba, por meio das coleções botânicas, da pesquisa e da educação ambiental”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário