quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Praça e canteiros em frente ao Hotel Beira Rio adotados e requalificados foram entregues à população na segunda-feira, dia 23/09.

Juliana  Gragnani, Claudia Nogueira,
Cristiane Inamoto e o
 Prefeito Barjas Negri

O espaço foi adotado pela empresa Porks – Porco & Chope.
Mais uma parceria possibilitou à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) requalificar uma área através do “Programa Adote uma Área”. Desta vez a empresa parceira foi a Porks – Porco & Chope. A área adotada foi entregue à população nesta segunda-feira, 23/09.
Composta por uma Praça e três canteiros, totalizando 1.450 m², localizados em frente ao Hotel Beira-Rio, entre as Avenidas Beira Rio e Luiz de Queiroz, a área passou por obras de requalificação de acordo com cronograma apresentado pela empresa adotante. Foram executados os serviços de poda de herbáceas e arbustos, corte de grama, remoção e resíduos, preparação do solo e a  implantação do projeto paisagístico.
Cristiane Inamoto responsavel pela area adotada
apresenta e o Prefeito Barjas Negri 
No primeiro espaço, na Praça do “Protesto Ecológico”, foi realizada a manutenção; no segundo, foram plantadas flores (Vedélia - Sphagneticola trilobata) e grama; no terceiro, foram plantadas mini-lantana amarela (Lantana camara), grama e uma árvore da espécie Jasmim-manga (Plumeria rubra); no quarto espaço, onde já existiam duas Figueiras, próximo ao SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), foi efetuado o plantio de Palmeira-rafis (Rhapis excelsa) e mais Vedélia.
            O Porks – Porco & Chope, consolidado em Curitiba e Belo Horizonte, “veio para deixar a noite dos piracicabanos mais completa. A empresa também cuida do meio ambiente e o intuito da adoção da área é conservar os espaços públicos. Assim como temos todo o cuidado com o seu amigo PET”, disse Cristiane Inamoto, responsável pela unidade da franquia em Piracicaba.
            Há muitas áreas que podem ser adotadas e cuidadas através deste tipo de parceria. Os interessados devem procurar os técnicos para orientação e viabilização da adoção. Segundo as regras do programa, os adotantes comprometem-se, através de um Termo de Cooperação, a realizar a manutenção de espaços públicos podendo, em contrapartida, instalar anúncios indicativos da parceria.

Programa Adote uma Área
O Programa “Adote uma Área”, criado pela SEDEMA através do Decreto nº 17.742/19, possibilita a requalificação de áreas públicas através de parceria entre poder público e a iniciativa privada. Entre as principais mudanças no Adote uma Área está a criação da Comissão de Análise de Adoção de Áreas Públicas, formada por uma arquiteta urbanista, uma engenheira agrônoma, um engenheiro ambiental e uma gestora ambiental, que analisa a proposta apresentada pela pessoa física ou jurídica.
A comissão, então, aprova ou sugere alterações até que a proposta atenda todas as especificações para ser colocado em prática. Por exemplo: as plantas devem ter altura compatível com a área onde serão plantadas, para que não atrapalhe nem motoristas nem pedestres. Nesse sentido também determina pontos de ruas e avenidas onde pode ocorrer o plantio, entre outras recomendações.
Outra mudança é que o Adote passa a contar com duas modalidades. A primeira inclui projeto técnico específico de paisagismo ou reflorestamento elaborado por profissional habilitado e implantado em áreas como parques, praças, rotatórias e canteiros centrais. E a segunda refere-se à adoção de áreas públicas de maneira simplificada, que compreende a execução de serviços de manutenção como o corte de mato e a remoção de resíduos. Vale ressaltar que todas as solicitações de adoção serão avaliadas pela Comissão de Análise.
A adoção de área tem como contrapartida da Prefeitura a possibilidade de propaganda da empresa responsável, sem ferir as regras da lei Cidade Limpa, que disciplina os anúncios sonoros, publicitários, imobiliários, indicativos e especiais por toda cidade. “O Adote uma Área permite que o cidadão dê sua contribuição no cuidado com a cidade, para que ela fique mais bonita. Também gera economia para o município, já que os recursos que seriam usados no corte de mato e na manutenção dessas áreas podem ser utilizados em outras regiões”, explica o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten.
ESCOLHA A SUA - Para obtenção da autorização para adoção de área, o interessado deverá formalizar a solicitação em requerimento padrão, acompanhado de croqui de localização e fotografias da área a ser adotada e cópia simples de alguns documentos. No caso da pessoa física, é preciso o documento de identidade do adotante; documento de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e comprovante de residência.
Se a pessoa é jurídica, será necessário o contrato social da empresa, estatuto social ou documento similar de sua constituição; documento de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas); Certificado de Licenciamento Integrado, e RG e CPF do representante legal.
Para adoção de áreas públicas com projeto técnico específico, além dos demais documentos exigidos, deverão ser apresentados um memorial descritivo e cronograma de execução das ações propostas; planejamento de manutenção da área; projeto de intervenção paisagística, de reflorestamento, de instalação de mobiliário urbano, entre outros documentos, a critério da Comissão de Análise, e anotação de responsabilidade técnica, devidamente quitada.
SERVIÇO – Para mais informações sobre as regras do Adote uma Área podem ser conseguidas com Cláudia Nogueira (3403-1205) e Juliana Gragnani (3403-1245), na Sedema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário