quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Piracicaba marca presença na maior ação de limpeza do planeta, com mais de 1000 cidades confirmadas no Brasil


A cidade participa do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza no sábado, 21/09 através da ação do Pira no Plogging com apoio da Prefeitura, por meio da Sedema.

No sábado, 21/09, o Pira no Plogging promove uma edição especial para fazer uma grande limpeza na nossa cidade. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, para participar do  World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza  começa às 08 horas até às 10:30 horas e a concentração acontece na Praça do Cemitério da Saudade. 
Segundo uma das coordenadoras do evento, Maura Simões, o “World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. O  o objetivo dessa ação, segundo ela  “é celebrarmos essa ação juntamente com tantas outras cidades do Brasil e do mundo!”

A inscrição é gratuita feita através do preenchimento deste formulário:  


“Vamos disponibilizar sacos de lixo e luvas para todos os participantes do evento”, continuou Maura, “contamos com a presença de todos os piracicabanos. Cheguem cedinho para garantir a sua camiseta!”
Em Piracicaba, o Dia Mundial da Limpeza, além da Sedema, tem apoio da ACIPI, da Fênix Soluções Ambientais, Alutec, Casa da Floresta, Rancho Orgânico, Ice by Nice, Bramak, Café Morro Grande, Clínica Bariátrica, MBM Escritório de Ideias, Proativa e LD Confecções Limeira.

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza tem mais de 700 cidades confirmadas no Brasil. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.
No Brasil, o movimento acontece desde 2012 sendo que no ano de 2018 foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil pessoas retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Em 21 de setembro de 2019, todos os países, voluntários e parceiros se reunirão novamente para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para os impactos em nossas vidas e no meio ambiente. Uma poderosa "onda verde" de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.

A mobilização nacional ocorre pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, sendo que os realizadores são todas as instituições e líderes em cada cidade que fazem adesão. Nesse ano, a ação pode ser considerada a maior já realizada no Brasil com mais de 1000 cidades confirmadas.

Acesse o site, clique no mapa e digite o nome da sua cidade. Faça contato com o líder para participar ou você também pode mobilizar seu grupo e cadastrar sua ação www.diamundialdalimpeza.com.br

Dicas importantes:

Faça um café da manhã caprichado, use roupas leves e confortáveis!
É importante usar calçados fechados e confortáveis para caminhada.
Levar sua garrafa com água para se manter hidratado!
Use protetor solar.
Tenha cuidado com o trânsito.
Crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Evite pegar materiais de perfuro ou cortantes.
Se atente ao local observando a presença de galhos ou insetos.
Sua segurança é prioridade!

Mais informações através das publicações do Pira no Plogging através das mídias sociais:

https://www.instagram.com/piranoplogging/
https://www.facebook.com/Pira-no-Plogging


Nenhum comentário:

Postar um comentário