quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Setembro Verde: Sábado tem plantio de árvores no Parque Natural


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) dá continuidade
às ações do Setembro Verde neste sábado (14), com o plantio das 5 espécies de árvores que disputaram a indicação popular para se tornar a árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba. O plantio acontecerá no Parque Natural, a partir das 11 horas. O Jequitibá-rosa foi a espécie eleita a árvore símbolo, numa escolha que ocorreu pela internet e também envolveu alunos do 5º ano de escolas municipais. No concurso, o público tinha cinco opções de árvores nativas das florestas de Piracicaba que foram sugeridas por especialistas. Foram elas: o Jequitibá-rosa (eleita com 53,8% dos votos), seguida da peroba rosa (19% dos votos e 2ª colocada); tamboril com 14,1% (3ª); pau-marfim com 7,5% (4ª); e caviúna com 5,3% (5ª).

O objetivo principal da votação foi envolver o maior número de pessoas para eleger a espécie que simbolizará o Jardim Botânico de Piracicaba. O complexo natural foi criado em 2018 pelo prefeito Barjas Negri, por meio do Decreto nº 17.377. Dividido em três áreas distintas - uma anexa ao Parque do Engenho Central; uma no Santa Rita, no entorno da lagoa do bairro, e uma no Parque Natural da Cidade – o Jardim Botânico terá área de mais de 860 mil metros quadrados. O concurso da árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba foi criado pela equipe técnica da Sedema: Engenheira Agrônoma Clementina Rossin, Arquiteta e paisagista Claudia Nogueira, Analista ambiental Juliana Gragnani, com o apoio do Herbário ESA, por meio dos professores Vinícius Castro Souza, Marcelo Machado Leão e Flávio Leão; Associação dos Amigos do Jardim Botânico, por meio do sócio fundador Urbano Campos Ribeiral Junior; Rede Brasileira de Jardins Botânicos, representado pelo presidente, João Neves Toledo.

Conheça o Jequitibá-rosa (Cariniana legalis)

O Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) é também árvore símbolo do Estado de São Paulo. Tida como uma das maiores árvores do Brasil, a espécie pode atingir até 50 metros de altura e possui flores brancas com detalhes em vermelho. Algumas árvores desta espécie chegam a 3.000 anos e há majestosos exemplares delas na Estação Ecológica de Ibicatu, unidade de conservação situada no município de Piracicaba.

Serviço

Plantio de árvores
Parque Natural Santa Terezinha
Rodovia SP 304 - Piracicaba/São Pedro, km 169 + 300 m - rotatória do Posto Bigaton -
Data: sábado, dia 14 de setembro de 2019 – 11 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário